Alberto Iglesias é considerado como o mais importante compositor de trilhas sonoras da atualidade na Espanha. Ele nasceu na cidade de San Sebastian, palco de um dos mais importantes festivais de cinema. Ele está completando 63 anos este dia 1º de janeiro. Iglesias estudou música no Conservatório de sua cidade natal, mas passou uma temporada em Paris aprimorando os seus conhecimentos de composição e piano.
Sua entrada para o cinema aconteceu de forma quase que acidental, pois não fazia planos de tornar-se compositor de trilhas. Assim sendo, ele mesmo reconhece que acabou aprendendo a fazer música para o cinema na prática, já que era muito assediado por cineastas como Julio Medem, Pedro Almodóvar e Alfonso Ungria, para quem iniciou compondo para longas metragens em 1984. Com quase 60 trilhas compostas ele já conquistou importantes prêmios além de ter sido indicado para muitos outros. Em termos de Oscar ele já obteve três indicações, sendo a primeira para o filme do cineasta brasileiro Fernando Meirelles, O JARDINEIRO FIEL em 2006. Seguiram –se ainda O Caçador de Pipas de 2008 e O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS de 2011.
Em 1999 através da música composta para o filme OS AMANTES DO CIRCULO POLAR, Alberto Iglesias conquistou o Kikito em Gramado. Em 2002 ele conquistou o prêmio do Festival de Veneza pela música para o filme GUERRILHA SEM FACE.
Na Espanha ele chegou a conquistar nada mais, nada menos do que 10 prêmios Goya, que é considerado o Oscar da Espanha. Alem disso, foi premiado em Cannes em 2006 com a trilha sonora de O JARDINEIRO FIEL. Na Beelgica em duas oportunidades conquistou o premio de compositor do ano pelos seus trabalhos em o jardineiro fiel EM 2006 e O ESPIÃO QUE SABIA DEMAIS em 2011.
A primeira trilha composta por Alberto Iglesias para Pedro Almodóvar foi A FLOR DO MEU SEGREDO de 1995. Mas a mais melódica foi sem dúvida para o filme FALE COM ELA DE 2002. Nesta trilha Iglesias coloca sua alma espanhola, ao mesmo tempo em que contempla o instrumento que tem maior simpatia, o violão.
Neste momento ele está trabalhando na trilha sonora de um documentário a ser lançado neste ano intitulado O SENTIDO DA VIDA, do cineasta português Miguel Goncalves Mendes, sobre um brasileiro portador de uma doença rara e sua peregrinação pelo mundo atrás da cura.
Alberto Iglesias um compositor que é apaixonado por música e suas composições conseguem expressar com eloquência esse amor.