Pular para o conteúdo principal
Skin
  • Default Style
Layout Boxed
Background
  • Default
  • Background 1
  • Background 2
  • Background 3
  • Background 4
  • Background 5
  • Background 6
  • Background 7
Direction
  • LTR
  • RTL
Início

Main navigation

  • Início
  • Canção na Tela
  • Concertos de Trilhas
  • Música no Cinema
  • Dicas de Filmes
  • Compositores
  • Music Box
  • Quem somos

Navegação

  • Início
  • Canção na Tela
  • Concertos de Trilhas
  • Música no Cinema
  • Dicas de Filmes
  • Compositores
  • Music Box
  • Quem somos

Categorias

  • Dicas de Filmes
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Trilhas Sonoras
  • Concertos

ENTREVISTAS

Enviado por admin em qui, 02/21/2019 - 15:41
ENTREVISTAS
DIGALA

 

Dois ingredientes, mentira e manipulação, contribuem para oferecer uma nuvem de suspeita em tudo que está acontecendo ao longo da história.
Esses componentes fazem do filme PACTO DE REDENÇÃO uma mistura de suspense, drama, ação e ainda umas pitadas de bom humor, notadamente para quebrar a rigidez de um ambiente permeado por crimes.
O apetite de Clint Eastwood por temas que resvalam nas questões como a culpa é proporcionalmente igual ao de continuar dirigindo sempre que tenha um bom enredo.
O filme mostra muito bem o que significa a própria corrente filosófica traçada por Schopenhauer, quando coloca que o destino baralha as cartas e nós jogamos.
A SEMENTE DO FRUTO SAGRADO, o título do filme é metafórico, numa analogia com o regime iraniano, já que o cineasta lembra de uma figueira da sua infância, ela espalha suas sementes para as outras árvores, matando-as e servindo para que ela possa ressurgir. O
Aproveitando que ainda estamos aqui, agora é torcer para que os membros da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood tenham juízo e entreguem um Oscar para a Fernanda, pois ela representa hoje a nossa Eunice Paiva, num tempo onde a omissão dos bons contribui para a audácia dos maus!
Maïwenn, interpretação soberba como a personagem Jeanne Vaubernier.
O ator Ralph Fiennes, interpreta o cardeal Lawrence, designado reitor para comandar o processo de sucessão.
Depois de transportar para as telas do cinema as obras do dramaturgo William Shakespeare, o ator e diretor Kenneth Branagh resolveu apostar em Agatha Christie. Depois de Assassinato no Expresso Oriente e Morte Sobre o Nilo, chegou a vez de A Noite das Bruxas.
Numa pequena localidade do interior da Irlanda, a cidade, nos anos de 1960, foi sacudida por um escândalo sexual.
NOTAS DE REBELDIA,produção de 2020, dirigida pelo cineasta Prentice Penny, mostra o universo do vinho.
UM INTRUSO NO PORÃO, ocineasta francês Philippe Le Gay, em 2022, resolveu rodar este filme que, pelo título, poderia sugerir o gênero de comédia ou terror.
A HORA DO SILÊNCIO,irigido pelo cineasta Brad Anderson.
As cenas misturam sonhos e visões, enquanto que o cineasta Gozlam se utiliza de dois tipos de narrativas, binária e circular, como fios condutores da sua história
O filme DIAS PERFEITOS tem poucos diálogos, mas isso foi deliberado por parte do diretor, já que com isso ele queria que o próprio público construísse a história através da imaginação.
O filme de 2023 O MUNDO DEPOIS DE NÓS, do cineasta Sam Esmail foi baseado no livro de Ruman Allan, transformado num suspense psicológico. Amanda ( Julia Roberts) consegue alugar uma casa no campo para que a família possa descansar e fugir do turbilhão da grande cidade. Amanda, o marido Clay ( Ethan Hawke) e o casal de filhos adolescentes Rose e Archie.
OS PROVOCADORES, filme que mistura de forma hilariante o suspense, drama, aventura e o gênero policial. Matt Damon interpreta o personagem Rory, que está em tratamento psicológico com a terapeuta Donna, interpretada pela atriz tailandesa Hong Chau.
O filme GOYO nos ajuda a entender como as pessoas com autismo acham difícil mostrar ou expressar suas emoções das maneiras que são socialmente esperadas delas, sendo por isso muitas vezes mal interpretadas e tidas como apáticas. Um filme comovente e profundamente envolvente, permeado de muita ternura e afeto.
Com extrema sensibilidade e profunda emoção, o cineasta francês Christian Caron nos encanta com seu filme de 2022, CONDUZINDO MADELEINE.
No elenco de A GRANDE FUGA, duas grandes expressões da interpretação, o ator Michael Caine, vivendo o personagem Bernard Jordan, e a atriz Glenda Jackson como sua esposa Irene.
Esta produção francesa de 2023 é dirigida pelo cineasta vietnamita Anh Hung Tran, o mesmo de O Cheiro da Papaia Verde. Não é necessário apreciar a beleza musical da página Meditação de Thais, do compositor francês Jean Massenet, para entender a mensagem de amor à culinária.
Em UMA BELA MANHÃ, a jovem cineasta francesa Mia Hansen-Løve não deixa de reproduzir alguma experiência vivenciada a partir da personagem Sandra, que é seu alter-ego.
PEQUENAS CARTAS OBSCENAS
O ABISMO
NA TERRA DOS SANTOS E DOS PECADORES 
NA TERRA DOS SANTOS E DOS PECADORES.
Em 1968, o compositor Jerry Goldsmith compôs a trilha sonora do filme O PLANETA DOS MACACOS,
ma das trilhas sonoras mais belas compostas pelo compositor David Raksin foi para o filme LAURA DE 1944, do diretor Otto Preminger.
 filme O ENTREGADOR do cineasta catalão Daniel Calparsoro foi lançado agora em maio no Brasil.
O BOM PATRÃO,produção de 2021, dirigida por Fernando Leon de Aranoa, traz no papel principal do empresário Julio Blanco, o ator Javier Bardem. Ele herdou no pai e procura comandar com muito equilíbrio uma fábrica de balanças.
Neste episódio nº5, vamos falar sobre o que levou o compositor Bernard Herrmann romper com o cineasta Alfred Hitchcock.
Neste episódio nº4, vamos falar sobre qual trilha de Hans Zimmer abriu-lhe as portas de Hollywood.
Neste episódio nº3, vamos falar sobre o trilha sonora que Ennio Morricone começou a compor no escuro.
Neste episódio nº2, vamos falar sobre o motivo que levou Nino Rota a não ganhar o Oscar pela trilha sonora em 1972, por ocasião do filme O Poderoso Chefão.
Neste episódio nº1, vamos falar sobre o tema Rossana, o fundo musical utilizado no programa A Música no Cinema.
m UMA BELA MANHÃ, a cineasta Mia Hansen-Løve não deixa de reproduzir alguma experiência vivenciada a partir da personagem Sandra, que é seu alter-ego
O ENTREGADOR, filme do cineasta catalão Daniel Calparsoro foi lançado agora em maio no Brasil. O personagem Ivan é um jovem oriundo de família humilde, mas profundamente ousado, que deseja mudar de patamar social muito rapidamente.
A cineasta francesa Anna Novion teve um encontro com a matemática francesa Ariane Mezard, com isso nasce a inspiração para o seu filme O DESAFIO DE MARGUERITE.
O cinema húngaro tem uma tradição centenária, apesar da pouca visibilidade internacional. Nos últimos anos, uma nova geração de cineastas tem procurado mostrar talento. Um exemplo recente é Kristóf Deák, que em 2017 ganhou o Oscar de melhor curta-metragem através do filme MINDENKI. Agora em 2021, ele lançou o seu segundo longa com o título A VINGANÇA A QUALQUER PREÇO.
Um livro contando as memórias obscuras de um judeu polonês nascido na França acabou inspirando o cineasta francês Cedric Khan a filmar O CASO GOLDMAN em 2023.O que mais chamou a minha atenção a partir dos instantes iniciais dos filmes, foi a semelhança física do personagem Pierre Goldman com o ator Gian Marie Volonté.
O cineasta argentino Sebastian Borensztein pode ser considerado o Mario Monicelli ( grande expoente da direção cinematográfica italiana) da Argentina. Com uma veia hilária e irônica, desta vez ele mudou drasticamente de estilo e partiu para um thriller dramático em DESCANSE EM PAZ.
No filme BASTARDO, o cineasta Nikolaj Arcel que também assina o roteiro, construiu sua história baseada em alguns fatos que mostravam que, em pleno século XVIII, tínhamos um conflito entre agricultores lutando pela sobrevivência e, do outro lado, aristocratas grilando terras.
Em 2018, Gaston dirige MINHA OBRA PRIMA, com roteiro em que ele assina com o irmão. No elenco temos o versátil Guillermo Francella, interpretando o papel do marchand Arturo Silva. O outro personagem interpretado por Luis Brandoni é o pintor Renzo Nervi de comportamento antissocial e insubmisso.
No filme FOLHAS DE OUTONO do renomado cineasta finlandês Aki Kaurismäki, a história se passa no ano de 2023, mas com uma atmosfera que transita pelos anos 1970.
 Esta produção de 2023, baseada na obra da escritora Martin Amis, foi adaptada para o cinema pelo próprio cineasta inglês Glazer. O foco do filme é o personagem Rudolf Höss, que chefiava o campo de concentração de Auschwitz.
ANATOMIA DE UMA QUEDA, filme de 2023, dirigido pela cineasta francesa Justine Triet, ganhadora da Palma de Ouro em Cannes.
O cineasta Martin Scorsese resolveu contar esse triste episodio da vida americana através do filme ASSASSINOS DA LUA DAS FLORES. Robert De Niro é o personagem Hale, o patriarca  que se autoproclama amigo dos Osange.
Este é o título da mini serie NADA em cinco capítulos de 2023 dirigida pela dupla argentina consagrada, Mariano Cohn e Gaston Dupra, que também assina o roteiro.
MAIGRET E A JOVEM MORTA, filme de 2022 do cineasta Patrice Leconte a partir da obra escrita pelo notável escritor belga Georges Simenon, cuja produção literária foi transportada para a tela em mais de 160 filmes.
O cineasta argentino Hernán Gerschuny, em pleno ano eleitoral na Argentina, assina essa produção de 2023,DISCURSO DUPLO.
Depois de quatro anos longe da direção cinematográfica, Sergio Castelitto volta a dirigir e atuar em UMA LIVRARIA EM PARIS, filme de 2021
PURO BRANCO é o título da produção turca de 2021, que é dirigida e tem o roteiro assinado pelo cineasta Necip Ozdemir em seu primeiro longa para o cinema.
AMOR ESQUECIDO produção polonesa de 2023  dirigida pelo cineasta Michael Gazda.
Greg interpretado pelo ator François Civil, é um policial que pertence à Direção-Geral de Segurança Interna, que tem por objetivo com identidade falsa, investigar esses movimentos chamados de ZID- Zona de Defesa.
A EXTORSÃO é o título da produção argentina de 2023, dirigida por Martino Zaidelis em seu segundo longa-metragem para o cinema. O roteiro muito bem estruturado é de Emanuel Diez, que narra a trajetória do experiente piloto de avião Alejandro Petrosian, interpretado magnificamente por Guillermo Francella, na reta final para sua aposentadoria.
Neste policial de 2023, dirigido pelo cineasta Grant Singer, que tem a oportunidade de rodar seu primeiro longa-metragem. No elenco, duas estrelas que sustentam as emoções, Benicio Del Toro no papel do policial Nick e o ator Justin Timberlake, interpretando o corretor de imóveis Will.
OS IRMÃOS DE LEILA é uma produção iraniana de 2022, que tem a direção do jovem Saeed Roustayi. O talento do cineasta consegue imprimir em 2 horas e 45 minutos o amplo espectro de uma típica família iraniana.
No filme de 2018 CRIME EM BUDAPESTE, a cineasta Eva Gárdos consegue através do romance o escritor húngaro Vilmos Kondor, prestar uma homenagem ao cinema noir americano.
O filme ANATOMIA DE UM JULGAMENTO do cineasta Christian Frosch nasceu exatamente foram liberadas as cenas do julgamento de Murer em 1963.
A música no cinema perdeu neste 03 de agosto, mais um importante nome no campo das trilhas sonoras, morreu Carl Davis. Ele nasceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 28 de outubro de 1936. Carl Davis vivia desde os anos sessenta na Inglaterra, onde pavimentou uma bem-sucedida como um prolífero compositor.
O PACTO, filme de 2023 dirigido por Guy Ritchie, mostra a trajetória do Sargento Master John Kinley interpretado por Jake Gyllenhall, durante a ocupação americana no Afeganistão.
O cineasta francês Thomas Kruithof no filme BELAS PROMESSAS enveredou pelo campo da política, mas procurando focar no âmbito da periferia, onde estão os problemas de uma cidade
Nesta produção de 2023, o cineasta François Ozon mais uma vez promoveu uma transposição de palcos, do teatro para o cinema. Não é fácil promover essa adaptação, já que se o cinema é aberto a qualquer incursão desejada pelo diretor, no teatro esse espaço é restrito ao palco. Para que o texto do fato ao ser levado à tela, perdesse a sua razão, Ozon permitiu que uma história em 1934 servisse para os nossos dias.
Se você assistiu ao original francês “DE CARONA PARA O AMOR”, vale a pena assistir “JOGADA DE AMOR”.
DE CARONA PARA PARA O AMOR,produção de 2018, temos mais uma vez a comprovação da extrema competência que os franceses têm na associação da comédia com pitadas dramáticas “ma non tropo”!
Lúcio (Juan Minujin) é um desses, depois de lecionar literatura na prestigiosa Universidade de Buenos Aires, percebe que não se motiva mais com a carreira acadêmica. Nesse momento, em nome da profunda consideração a seu pai, ele aceita um audacioso desafio.
O filme nas cenas iniciais  mostra uma frase do dramaturgo francês W.Sommerset Maugham, autor da grande obra  Servidão Humana: Ä Riviera francesa é um lugar ensolarado para pessoas sombrias”.
SANGUE E OURO, uma sátira de guerra bem ao estilo do spamghetti-western, com tempero Tarantino.
UMA LINDA VIDA,Elliot (Christophe) é um pescador orfão que leva uma vida solitária no seu barco de pesca, mas que tem um talento que nunca teve a oportunidade de mostrar.
EM UMA ILHA BEM DISTANTE, produção alemã da cineasta Vanessa Jopp de 2023, pode ser interpretada como uma espécie de libertação para uma mulher.
No filme Azucena (Penelope Cruz)  que trabalha num supermercado é uma dessas prestes a ser despejada do imóvel que ocupa, pois, quem alugou não era o proprietário.
Alexandre Jullion se associou ao diretor e ator francês Bernard Campan e ambos estão no filme MENTES EXTRAORDINÁRIAS de 2021. Alexandre vive Igor uma espécie de alter- ego, um entregador de legumes orgânicos apaixonado por filosofia. Bernard é Caretti um agente funerário que se dedica quase que integralmente a sua tarefa de gerenciar uma funerária.
Num Japão nem tanto futurista, temos hipoteticamente o governo implementando  um programa de incentivo a eutanásia.
FOME DE SUCESSO filme tailandês de 2022, mostra a personagem Aoy vai trabalhar com o chef de cozinha Paul, mas descobre que seus valores são diferentes de quem quer agradar apenas os ricos.
O filme AIR é o primeiro longa da nova produtora cinematográfica ARTISTS EQUITY, capitaneada pela dupla Ben Affeck e Matt Damon. AIR; A HISTÓRIA POR TRÁS DA LOGO, a nossa dica cinematográfica disponível na plataforma Amazon.
O BOMBARDEIO filme, cujo roteiro e direção estão a cargo do cineasta dinamarquês Ole Bornedal. Trata-se de um episódio ocorrido no dia 21 de março de 1945 em Copenhague, Dinamarca.
Em FIÉIS a personagem Bodil ( Bracha van Doesburgh) é uma juíza de Direito de Família, que após concluir uma audiência de separação, se vê ameaçada por um homem
ENCURRALADOS é o título da produção turca de 2023, dirigida pelo cineasta Onur Saylak em seu segundo longa-metragem.
Em NOITES DE PARIS. centro da história é Elizabeth Davies, interpretada pela atriz Charlotte Gainsbourg, mãe de dois filhos que acabou de se separar do marido.
O filme NOVEMBRO do cineasta Cedric Jimenez reproduz o que foram os cinco dias subsequentes ao atentado e o trabalho executado pelas forças especiais na caça aos terroristas.
Nas gélidas montanhas que cercavam a cidade, aquele agrupamento de destemidos soldados noruegueses, tentavam enfrentar o maior poderio bélico dos nazistas.
O cineasta francês Florian Zeller quando levou para as telas do cinema seu filme O PAI, queria mostrar a doença que pode acometer os idosos, principalmente na etapa final da vida. Já em seu novo filme UM FILHO, ele mostra um fantasma que muitos pais relutam em enxergar que é uma doença mental atingindo um filho.
AS LINHAS TORTAS DE DEUS,produção espanhola dirigida pelo competente cineasta Oriol Paolo. O filme foi baseado no livro do jornalista espanhol Torcuato Luca de Tena, que se constitui numa obra de cunho psicológico, abordando os dois mundos existentes nos hospitais psiquiátricos
Este é o título do filme do cineasta inglês Nathaniel Martello White, que também assina o roteiro. Ele não tem a pretensão de ser um Spike Lee, mas sem dúvida quer mostrar como é ser negro no Reino Unido.
Este filme de 2021 foi baseado no livro da romancista francesa Karine Tuil e trata de uma questão bastante atual, a cultura do estupro.
O ACONTECIMENTO, filme baseado na obra escritora francesa Annie Ernaux foi a ganhadora do Nobel de Literatura neste ano de 2022.
A cineasta argentina Lucia Puenzo leva então para as telas do cinema a história de Mariel,  brilhantemente interpretada pela atriz mexicana Karla Souza.
O TRIÂNGULO DA TRISTEZA é uma premiada produção sueca de 2022 é dirigida pelo competente  Rubem Östlund, que mais uma vez envereda pela sátira social.
DESTINO DE HAFFMAN oferece uma narrativa tensa, de mais um espetáculo que pula do palco do teatro para a tela do cinema, com absoluta transposição perfeita.
Spielberg tinha absoluta convicção que a sua própria trajetória de vida, já renderia um filme. No entanto, faltava a ousadia e coragem de um Indiana Jones, para escancarar uma parte marcante do seu passado e transportá-lo para a tela.
O cineasta espanhol Javier Luiz Caldera encontrou na figura do anarquista Lucio Urtubia ( Juan Jose Ballesta), o personagem ideal para construir a narrativa do filme .UM HOMEM DE AÇÃO.
MAIS QUE AMIGOS:VIZINHOS, o filme para quem não acredita que a comédia é uma tragédia  virada de cabeça para baixo.
UM BRINDE AO SUCESSO, nos remete a pensar sobre alguns componentes  da convivência social, principalmente a felicidade, o preconceito e o ciúme.
Se Raymond debita ao pai, o fracasso do seu casamento, já Ray se fosse estimulado a continuar solando o seu trompete, com certeza poderia se dar bem no “jazz”.
Como o roteiro foi escrito durante a pandemia, o cineasta e autor do roteiro, o inglês Ol Parker acreditou que os nomes certos para o elenco era George Clooney e Julia Roberts.
O filme UM SONHO EM PARIS, foi adaptado pela primeira vez para a televisão em 1958, novamente em 1992, até que o cineasta Anthony Fabian em 2022, tivesse a oportunidade de transportá-lo para a tela grande, oferecendo a dimensão que a história merece.
Em DEPOIS DO AMOR, Mary, interpretada pela atriz inglesa Joana Scanlan, leva uma vida pacata, sem filhos, com o marido Ahmed, protagonizado pelo ator americano Nasser Mermazia.
O cineasta alemão Stephan Rick não satisfeito com o filme de 2011 VIZINHO SINISTRO, resolveu fazer uma espécie de refilmagem. Agora em 2022 ele lança O BOM VIZNHO, que mostra o jornalista David, interpretado por Luke Kleintank que chega a cidade de Riga, capital da Letônia para trabalhar num jornal.
PERSEGUIDAS produção de 2022, dirigida pela norueguesa Anna Gutto, que também assina o roteiro deste que é o seu primeiro longa-metragem para o cinema. Juliette Binoche é Sally, uma motorista de caminhão que nas cenas iniciais do filme, visita seu irmão Dennis, interpretado por Frank Gallo, que está preso, mas prestes a ser libertado depois do cumprimento da pena.
Este é o título do terceiro filme do cineasta Stephané Brizé sobre a ótica do capital e trabalho.
O título PASSEI POR AQUI é o recado que o grafiteiro Toby (George Mackay) e seu amigo Jay (Oercelle Ascott) deixavam nas paredes das finas residências de ricaços que eles penetravam.
 O personagem Alvise, interpretado pelo ator Fabio De Luigi, trabalha como motorista numa transportadora de valores. Quando está dirigindo o furgão e pensa na quantidade de dinheiro que está transportando, rapidamente vem à sua mente o grande sonho de viver na Costa Rica, construindo um novo padrão de vida.
Antes de mais nada é bom esclarecer que por mais bizarra e inacreditável que essa história possa parecer, ela foi baseada em fatos. Robert Freegard, interpretado pelo ator James Norton, ele se fazia passar por um agente do MI5 que é um órgão do Serviço Secreto do Reino Unido.
O médico inglês David, interpretado pelo ator Ralph Fiennes, vive com um copo de uísque na mão, tentando atenuar o tédio do seu casamento com Jo, protagonizada por Jessica Chastein. David é convidado por um amigo gay Richard, interpretado por Matt Smith, que vai promover uma festa de luxo que vai acontecer num magnífico hotel localizado no deserto de Marrocos.
Pelo fato de toda a ação transcorrer ao longo de um dia no interior da alfaiataria, isso coloca o espectador no centro das ações, sem qualquer possibilidade de desviar a sua atenção. Portanto, o título do filme, A ROUPA, diz pouco sobre o muito que essa produção impecável representa assim como um bom terno sob medida.
 Em PONTO DE EBULIÇÃO, o  dia a dia de um restaurante londrino que é gerenciado pela filha do dono, que não é bem aceita pelos funcionários, tudo pode ganhar um clima conturbado.
VIDA EM SILÊNCIO o filme nos remete a refletir sobre as questões sociais da monoparentalidade e do autismo que repercutem quanto a dificuldade de se projetar um mundo mais inclusivo e justo.
Estatísticas americanas mostram que por ano morrem 45 mil pessoas, em decorrência de ferimentos provocados por armas de fogo. Na esteira desse assunto, surge o filme HORA DO DESESPERO, dirigido por Phillip Noyce.
O filme QUANDO HITLER ROUBOU O COELHO COR-DE-ROSAtem uma narrativa encantadora, principalmente pela doçura transmitida pela personagem Ana, independente do amargo período de verdadeiro repúdio aos judeus, patrocinado pelos nazistas.
Nessa viagem Salih, tem pouca bagagem, uma pistola e uma gaiola com uma perdiz roubada. Ele tentará abandonar a sua incapacidade de se perdoar, os seus medos, o egoísmo, buscando uma mudança do cenário da sua solidão.
Clint Eastwood com 67 anos dedicados ao cinema, completando 92 anos  ele ainda tem fôlego para prosseguir sua jornada. Afinal, como diria o filósofo Cícero: “Ninguém é tão velho que não acredite que poderá viver por mais um ano”!
magine os britânicos comandados por Churchill de repente inventarem uma operação que foi batizada com o estranho nome de “carne moída”, se você preferir o título original trata-se de Operation Mincemeat”, produção de 2021.
Vangelis Papathanassiou   nasceu no dia 29 de março de 1943, na cidade grega de Volos. Faleceu no dia 17 de maio de 2022 em Paris.
O filme de 2020 MUITO AMOR PARA DAR  mostra que na realidade o médico ortopedista Fernando Ferro, brilhantemente interpretado pelo ator Adrián Suar, que também assina o roteiro, ele deveria ser cardiologista. Primeiro pelo fato de ser extremamente preocupado com as coisas do coração.
O cinema, no entanto, nos seus golpes resolutórios, muitas vezes indica caminhos que não foram imaginados pelos espectadores.
A produção foi baseada no romance de espionagem do escritor americano Olen Steinhauser, responsável pela adaptação para a tela. A história gira em torno de um fato ocorrido no aeroporto de Viena, quando terroristas fazem mais de cem passageiros reféns.
O título do filme policial de 2020 da cineasta Anne Fontaine mostra a trajetória de três policiais que são escalados para levar para o aeroporto, um imigrante ilegal que será deportado para seu país de origem. O que poderia parecer apenas rotina no meio policial, terá implicações na vida de cada um. São três profissionais de personalidades distintas e cada um carregando seus dilemas pessoais.
Nesta produção de 2022,O BECO DO PESADELO dirigida pelo cineasta Guillermo Del Toro temos no papel central Stanton Carlisle interpretado por Bradley Cooper.
 O cineasta francês Yann Gozlan levou para as telas dos cinemas o seu filme de 2021 que tem o título de CAIXA PRETA. A queda de um avião entre Dubai e Paris, cai nos alpes e a BEA- Gabinete de Investigação e Análise de segurança da Aviação Civil fica responsável para apurar as causas do desastre.
Craig Armstrong nasceu em Glasgow, Escócia, no dia 29 de abril de 1959.  Formado pela Academia Real de Música de Londres, muito antes da sua formação, já evidenciava uma inclinação para o pop. Tão logo completou sua formação musical com violino e piano na Academia, passou a receber convites da Academia Real Shakespeare e também da BBC para produzir trilhas sonoras para series televisivas.
O filme GRANIZO mostra Miguel Flores, protagonizado pelo talentoso ator Guillermo Francella, um meteorologista que é um profundo especialista que apoia suas previsões em estudos dos fenômenos físicos da atmosfera. Fruto dessa competência, ao comandar o Show do Clima, um programa de televisão que propicia imensa popularidade ao ilustre meteorologista, ele se considera infalível nas suas previsões.
CAUSALIDADE é filmado em plano sequência sem interrupção, sem cortes, num mesmo ambiente com a dinâmica a partir do acompanhamento da movimentação dos personagens em cena.
Para que não houvesse nenhum parâmetro comparativo com a versão de 1978 do diretor John Guillermin, nesta produção de MORTE NO NILO Branagh resolveu promover várias inovações. As cenas iniciais do filme mostram Poirot no front da Primeira Guerra, quando então as suas habilidades premonitórias começam a aflorar. Segundo que Branagh coloca entre os passageiros de diferentes origens, duas negras.
RAINHA DE COPAS é o título do longa-metragem dinamarquês dirigido pela cineasta May el-Toukhy que também assina o roteiro. Uma bem-sucedida advogada Anne, brilhantemente interpretada pela atriz Tryni Dyrholm, vive um dilema existencial com o marido médico Peter, protagonizado pelo ator Magnus Krepper.
No filme  SORTE DE QUEM, a resposta ficará para o final do filme, pois, se até a cobra troca de pele, um dia a máscara cai! Para algumas pessoas as dores e mágoas servem para melhorar a sorte.
TRAIÇÃO PARA INICIANTES, título do quarto longa-metragem de 2018 do cineasta dinamarquês Per Fly, baseado no livro de Michael Soussan.
 ÁGUAS PROFUNDAS é o tipo de filme que mostra que as coisas não vão terminar bem, mas que também não dá pistas como tudo vai terminar.
 O cineasta francês Jean Paul Salomé que já tinha demonstrado toda a sua competência quando dirigiu Arsene Lupin: O Ladrão Mais Charmoso do Mundo, não teve dúvidas de que poderia muito bem transformar A DONA DO BARATO, num instigante filme capaz de reunir os gêneros policial, drama e comédia
Em OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA, Deroc vive numa instituição de longa permanência que mais parece um “spa”. Naquele condomínio da terceira idade dotada de todo o conforto, o passatempo preferido dos inquilinos é a brincadeira de adivinhar as datas de acontecimentos importantes.
No filme O QUE VÃO DIZER, a história da adolescente norueguesa Nisha, filha de pais paquistaneses, que vive o conflito de uma vida dupla. Com seus amigos, ela está perfeitamente adaptada aos costumes noruegueses.
Quando o diretor dinamarquês Peter Flinth foi escolher as locações para o filme CONTRA O GELO, ele percebeu o que impulsiona um explorador, mesmo em situações rigorosamente adversas e desafiadoras num mar de gelo.
Este é o decimo oitavo filme do cineasta Pedro Almodóvar que tive a oportunidade de assistir. Considerando então este universo visitado, posso assegurar que com MÃES PARALELAS, Almodóvar consegue produzir uma verdadeira obra- prima.
De cinegrafista a assistente de direção, ele tem a oportunidade de assinar e dirigir o seu primeiro filme UM DIA DIFÍCIL.
Em A Ilha dos Silvos o cineasta Porumboiu se apoia numa narrativa binária, onde por meio de flashbacks procura posicionar o espectador no centro da história.
Neste ano a agradável surpresa está na figura da compositora Germaine Franco, que se constitui na primeira latina a ser indicada para concorrer na categoria de trilha sonora original, pelo seu trabalho para o filme ENCANTO.
 O filme O JOGO DO PODER narra os seis meses em que o ministro das finanças Yannis, atuou no governo de esquerda comandado por Alexis Tsipras, que quando assumiu o país, não tinha noção do tamanho da dívida grega.
UM HERÓI é o nono filme de Farhadi, mas que seria merecedor da nota máxima, se pelo menos aceitasse o fato de que uma trilha sonora contribuiria para reforçar as cenas do seu filme.
Em AS FOTOS VAZADAS, o diretor que também assina o roteiro narra a trajetória da personagem Sur, protagonizada pela atriz Shenina Cinnamon. Justamente quando se preparava para renovar a sua bolsa de estudos para a faculdade, ela acaba sendo vítima de uma trama que expõe suas fotos, que violam as regras morais do seu contrato com a faculdade.
O filme do cineasta Safy Nebbou mostra Claire, interpretada por Juliette Binoche, uma professora de literatura, cinquentona e divorciada.  
Leda, interpretada pela atriz inglesa Olivia Colman é uma professora de literatura que decide passar uns dias de férias numa pequena cidade litorânea da Grécia. Uma cena na praia, vai despertar fantasmas do passado, visitando o presente!
Este é o título da produção holandesa de 2020, dirigida pelo cineasta holandês Matthiis van Heiningen Jr. Este episódio da Segunda Guerra ficou conhecido como Batalha do Rio Escalda, situada no norte da Bélgica e sudoeste da Holanda.  O objetivo das forças aliadas era garantir o domínio no porto de Antuérpia e com isso sufocar o avanço dos nazistas
APRESENTANDO OS RICARDOS, este terceiro longa-metragem do roteirista e cineasta Aaron Sorkin e serve para retratar a trajetória de Lucille Ball que se notabilizou e conquistou enorme prestígio com a série televisiva dos anos cinquenta I Love Lucy.
O cineasta irlandês Kenneth Branagh consolidou sua imagem cinematográfica bastante associada a obra de Shakespeare. Finalmente, ele descobriu que sua trajetória de vida também poderia inspirar uma bela realização cinematográfica.
O cinema oferece a ilusão de estarmos assistindo acontecimentos reais que se desenvolvem diante de nós como na realidade cotidiana. O filme é uma  sátira, espécie de espelho, quem olha descobre o rosto de todo mundo!
Se no filme SEM TEMPO PARA MORRER, ele deixa no ar a sensação de que algo vai acontecer, já o golpe resolutório fica mesmo para a cena  final como uma tragédia shakespeariana. 
O Labirinto do Fauno - de Guillermo del Toro (roteirista e diretor do filme homônimo) e Cornelia Funke (escritora e ilustradora alemã) - curiosamente, foi escrito por Cornelia, a partir do filme de Guillermo, num movimento inverso ao que costuma acontecer.
Quando o próprio cineasta Christian Schwochow admite que tem medo do racismo, fica claro que um dos propósitos, no mínimo do seu filme Je Suis Karl, seja de permitir que as pessoas discutam o assunto.
Um trabalho muito importante de Carl Davis foi para o filme de 1925, dirigido por Fred Niblo BEN-HUR.
O casal vai morar numa mansão nos arredores de Hamburgo, que foi requisitada pelas forças de ocupação britânica.
Nessa aventura digna de um bom faroeste, quem sabe Mike possa se surpreender com o desfecho da história. Mais ainda, ele que já não tinha grandes aspirações na vida, possa encontrar um caminho para um resgate de determinados sentimentos que estavam adormecidos pelo tempo.
O compositor de trilhas sonoras do cinema, John Powell nasceu em Londres no dia 18 de Setembro de 1963.
Hans Zimmer completando neste 12 de setembro,64 anos, ele que nasceu em Frankfurt, Alemanha.
Existem criadores de melodias imortais, que nos inspiram respeito e admiração, assim como existem poucos com os quais simpatizamos desde o primeiro momento. Morricone era desses, bastava um primeiro contato com a sua obra, para brotar a profunda admiração. Morricone será eterno, pois a sua obra é viva!
O judeu Gilles assim que chegou no campo de concentração, percebeu que havia uma única chance de lutar pela sobrevivência. Ele teria que negar sua origem, mas poderia com isso ter uma experiência com reflexo no contexto histórico daquela realidade.
Mikis Theodorakis representou de forma honrosa o melhor da música grega.
Na última quinta-feira, dia 02, o coração daquele rebelde marxista chamado Mihail Theodorakis, mas que era conhecido por Mikis, parou de bater. Ele que vivia embalado por dois sons, da música e da politica, sua morte interrompeu uma trajetória gloriosa de um expoente que soube representar o bravo guerreiro que com palavras e a sua música, soube se impor de forma insubmissa aos militares que tomaram o poder na Grécia nos anos sessenta.
Em plena capital da indústria automobilística, num ambiente permeado de racismo, disputas de territórios e um submundo do crime. Todos esses ingredientes, fazem de NEM UM PASSO EM FALSO, um filme instigante já que a forma de contar a história seria equivalente a você estar num labirinto, sem saber ao certo onde fica a saída.
O filme inspirado na fábula da personagem aquática Ondine, mostra uma história de amor que prevalece apesar de todos os infortúnios. A fábula mostra que Ondina, a jovem ninfa da água, ao se apaixonar por um humano, também se tornará humano como ele.
No filme Oslo, temos uma visão otimista do diretor que conseguiu imprimir uma atmosfera entre israelenses e palestinos e que efetivamente poderia contribuir até mesmo para um desdobramento mais favorável do que efetivamente aconteceu.
 O filme O ÚLTIMO VERMEER  é baseado em fatos reais e se constitui num excelente filme permeado de muito suspense, perfeita ambientação de época com marcante desempenho do ator dinamarquês Claes Bang, no papel de Joseph Piller integrante do Comando das Forças Aliadas, que tinha a tarefa de devolver ao governo holandês, o vasto acervo de tesouro de artes, roubado pelos nazistas.
OPERAÇÃO ANTROPÓIDE um grupo de paraquedistas se prepara para descer nas proximidades da capital checa, Praga. A missão seria assassinar o general nazista Reinhardt Heydrich, identificado como um dos principais arquitetos do holocausto.
O ESPIÃO INGLÊS, produção de 2020 com a direção do cineasta inglês Dominic Cooke, baseado numa história real, foge dos padrões dos filmes de espionagem. 
RADIOATIVIDADE é o título da produção de 2020, dirigida pela cineasta iraniana Marjane Satrapi. A cineasta sabe o quanto as mulheres iranianas depois da Revolução de 1979, tiveram que lutar pelo direito de frequentar a universidade. Imagine então a situação de uma mulher na virada do século XIX para o século XX. Foi justamente nesse período que surge Marie Sklodowski, que foi a primeira mulher a se licenciar em Ciências Físicas pela Universidade de Paris.
Este é o título da produção australiana de 2020 A SECA, não se trata de nenhum evento climático, mas de um fato recente que pode precipitar uma série de suspeitas sobre o que ocorreu 20 anos antes.
NUNCA DEIXE DE LEMBRAR  é o título da produção de 2019, dirigida pelo competente cineasta alemão Florian Henckel Donnersmarck. O filme começa no ano de 1937, pereiodo de um mundo dividido em dois, o ocidente da Alemanha e o oriente do Japão. Na Alemanha nazista onde Hitler era adorado como um deus, a história começa a ser contada através dos olhos do menino Kurt.
Este é título do drama com pitadas de suspense dirigido pelo cineasta inglês Andy Goddard, que também assina o roteiro da produção. O ano é 1939, na véspera da Segunda Guerra e o palco é uma escola de aperfeiçoamento, fruto de um intercâmbio cultural entre Inglaterra e Alemanha, o alunado formado por moças alemãs, com boa parte com grau de parentesco com altos oficiais do comando nazistas.
O MELHOR ESTÁ POR VIR,a história de dois amigos, que convivem desde a infância, cada um com sua característica pessoal. Arthur, interpretado por Fabrice Luchini, um professor universitário, separado da mulher que se mantem apaixonado.
 Baseado em fatos reais, o filme O CRIME DE GEORGETOWN mostra a trajetória de Ulrich Mott, que queria subir na vida, mas não pretendia perder tempo. Assim sendo, ao invés de utilizar a escada, ele preferiu subir pelo elevador.
O filme MINARI, reproduz parte dessa experiência dos coreanos-americanos, mostrando, sobretudo a grande aspiração de poder desempenhar um papel importante, no processo de mudança social que ocorria em plena década de oitenta nos Estados Unidos.
O compositor Elmer Bernstein, uma grande legenda de Hollywood no campo das trilhas sonoras.
MEU PAI,é o título da produção de 2021, inspirada na peça do francês Florian Zeller, que tem a oportunidade de dirigir o seu primeiro filme longa-metragem. A adaptação do palco do teatro para a tela do cinema, foi feita pelo conceituado roteirista Christopher Hampton. MEU PAI, tem Anthony Hopkins vivendo o personagem Anthony, um idoso que não percebe que está perdendo a batalha para a demência.
O filme O MAURITANO do cineasta Kevin McDonald, é baseado no próprio diário que Slahi escreveu durante os catorze anos que permaneceu preso, a maior parte na prisão de Guantánamo.
O filme ABAIXO DE ZERO, mostra dois policiais de personalidades distintas, Martin, interpretado por Javier Gutiérrez, um homem que se mostra determinado a cumprir bem suas obrigações.
Imagine se Agatha Christie fosse escrever um roteiro para um filme do Alfred Hitchcock, como seria ? Diria que poderia ser algo muito próximo daquilo que é mostrado em OS TRADUTORES.
Charlie fará de tudo para provar que realmente é um hóspede indesejado.
 O filme A ESPIÃ é baseado em fatos reais, mostra que a trajetória de Sonja Wigert, renderia uma serie com muitas temporadas.
Por mais que a história de Madoff seja de domínio público pela exaustiva cobertura da imprensa, o filme O MAGO DAS MENTIRAS, prova que uma boa história está sempre pronta para ser contada.
O diretor Fisher Stevens soube trabalhar bem com esses ingredientes, construíndo uma belíssima história que trata de preconceito  e identidade de gênero, mas também de descobertas de determinadas almas generosas, encobertas por mágoas do passado.
O cineasta J. Blakeson em seu terceiro longa metragem EU ME IMPORTO,mergulha no submundo da doença. Blakeson assina o roteiro, mostrando que além de dirigir ele sabe criar e contar uma história, que se traduz numa crítica social de uma realidade cada vez mais recorrente.
O diretor e seu amigo o roteirista Tobias Lindholm decidiram fazer um zoom sobre a relação dos dinamarqueses sobre o álcool, através do filme ANOTHER ROUND - OUTRA RODADA.
O RECEPCIONISTA,Bart, interpretado pelo ator Tye Sheridan, sofre da síndrome de Asperger, uma forma mais branda do autismo. Ele trabalha na recepção de um hotel e aproveita os momentos livres para observar as filmagens, com objetivo de assimilar determinados diálogos dos hóspedes, que possam auxiliar no seu processo de interação social com as outras pessoas.
O filme CONTOS DE GUERRA mostra o personagem Hankó, interpretado pelo ator Tamás Zsabó Kimmel, que esteve em Belgrado no apagar das luzes da Segunda Guerra e que de volta à Hungria, resolve encontrar uma maneira de aplicar seus golpes
O cinema americano se acostumou a mostrar na tela o sonho americano. Em LUGAR ALGUM, talvez possa mostrar o pesadelo de muitos, mas também o objetivo de outros, principalmente depois da crise imobiliária de 2008 e agora com a pandemia. LUGAR ALGUM tem um olhar para uma parcela da comunidade que sempre transitou pela marginalidade, não no sentido criminal, mas do aspecto social.
Por trás desse título NOTÍCIAS DO MUNDO que poderia soar como um documentário jornalístico, temos uma produção de grande densidade que nos oferece uma leitura diferenciada no gênero western. Um filme que mostra um naturalismo poético, tendo como  pano de uma aventura, uma ação e uma conquista. O personagem central da narrativa é o Capitão Kid, interpretado por Tom Hanks.
O cineasta Matteo Garrone encontrou uma fórmula perfeita e diferente para o filme PINOCCHIO ao fundir realismo e sobrenaturalismo.
PEDAÇOS DE UMA MULHER trata de um  tema tabu enfrentado por inúmeras mulheres que acabam sofrendo as consequências da dificuldade de conviver com o sentimento de perda.
O filme FÚRIA INCONTROLÁVEL é recheado de tensão e emoção, com uma perseguição implacável no trânsito, demonstrando que este fato associado a algum episódio que você tenha presenciado no trânsito, mostra a escala de perigo que corre quem está enfrentando essa selva de pedra conhecida por trânsito
Este é o título do filme de 2020 do cineasta italiano Sydnei Sibilia que resolveu transportar para a tela do cinema  a história fantástica e real do engenheiro Giorgio Rosa. No ano de 1968, no mês de maio estudantes franceses foram as rus cobrando uma reforma na educação. Também na Itália os estudantes se manifestaram, mas na terra natal de Fellini, Rimini, quem virou notícia foi Giorgio Rosa.
Como diz o próprio título do filme LUTA POR JUSTIÇA, que se mostra cada vez mais inglória, principalmente onde graça um racismo odioso e mortal. O cineasta Destin Daniel Cretton que também assinou o roteiro, soube calibrar muito bem a dose emocional do filme, não permitindo que o mesmo se tornasse um drama que provocasse apenas lágrimas.
A ODISSÉIA DOS TONTOS não é um filme político, mas de um grupo de pessoa simples que apostaram num sonho e acordaram com o pesadelo de terem perdido o que conseguiram juntar. Mas, provando que de tonto aquele grupo de amigos não tinham nada, por certo saberão que existem três maneiras de fazer as coisas: a maneira erra, a maneira certa e uma maneira melhor ainda !
Este é o título do thriller político chileno dirigido pelo cineasta David Albala em seu primeiro longa metragem para o cinema. No apagar das luzes da sanguinária ditadura de Augusto Pinochet no Chile, eis que um grupo de 49 presos políticos consegue empreender uma fantástica fuga da Prisão Central de Santiago.
Neste 10 de novembro Il Maestro Ennio Morricone completaria 92 anos de uma produtiva e vitoriosa existência. A morte no dia 06 de julho deste ano, interrompeu uma trajetória de um verdadeiro gênio da música.
A história contada em BRONX se passa em Marselha, que já foi palco para muitos filmes policiais como Operação França.
LUTA POR JUSTIÇA- Um filme que mostra como é difícil lutar por justiça quando impera um racismo odioso e mortal. Para que se tenha uma idéia, uma estatística perversa, pois em cada nove pessoas executadas com a pena de morte, uma pessoa teve sua inocência provada e livrada da pena capital.
 Essa espécie de farsa, de repente ,pode abrir uma porta para que pai e filha possam estreitar os laços afetivos, enquanto que para Laura, quem sabe um combustível para turbinar a sua inspiração. Uma narrativa leve com pitadas de bom humor e que faz do filme ON THE ROCKS de Sofia Coppola, mais do que propício em tempos de isolamento domiciliar.
O cineasta francês François Truffaut conseguiu realizar um grande sonho que era conhecer e entrevistar Alfred Hitchcock o que rendeu um precioso livro. Ao ser perguntado por Truffaut, se considerava REBECCA um filme de Hitchcock, o cineasta inglês simplesmente respondeu: não é um filme de Hitchcock é um conto de fadas!
O cineasta inglês Ben Wheatley ficou extremamente motivado em repaginar a obra de seu compatriota Hitchcock,Rebecca A Mulher Inesquecível.
SEM PALAVRAS  é o título da comédia francesa com contornos dramáticos de 2018, dirigida por Hervé Mimran em seu terceiro longa metragem. Alan Wapler, interpretado de forma impecável por Fabrice Luchini um executivo de uma importante indústria automobilística, que transformava a sua pressa em sucesso. Uma capacidade extraordinária de não perder um minuto que fosse, o que o tornava um modelo bem sucedido na empresa.
No filme DISTÚRBIO a personagem  Sawyer Valentini, interpretada  de forma magnífica pela atriz inglesa Claire Foy.
Um desempenho notável do ator Adam Driver vivendo o personagem Daniel Jones no filme O RELATÓRIO.
Um filme que mostra que quando uma lei é injusta, vale acionar o foro da consciência para se reconhecer o que é justo!
ISTAMBUL VERMELHO, um filme falado em turco, mas uma co-produção italiana. A trilha sonora foi composta pela dupla de compositores italianos Giuliano Taviani e Carmelo Travia.
O CONVITE  filme nos remete a pensar ainda que a nossa sociedade, muitas vezes utilizando máscaras invisíveis, em meio a uma área cinzenta, isso esconde uma espécie de loucura coletiva
A Testemunha  é o título do filme de 2018 dirigido pelo cineasta sul coreano Jong- Bin Yun.
O cineasta Hang-jun Jang em RASTROS DE UM SEQUESTRO mergulhou na psicologia para construir esse roteiro baseado numa relato de um amigo, capaz de render um eletrizante thriller psicológico.
PERDOAI AS NOSSAS DÍVIDAS é o título da produção italiana de 2018, dirigida por Antonio Morabito.Guido, interpretado pelo ator Claudio Santamaria, solteiro, solitário e que acabou de perder o emprego numa firma atacadista.
O filme UMA ESPÉCIE DE FAMÍLIA com roteiro e direção de Diego Lerman mostra nessa história que a adoção pode não representar os interesses da criança, mas de esquemas que se escondem por trás de uma fachada de bom coração. 
O programa A Música no Cinema deste domingo dia 13, vamos falar da carreira, dos prêmios, das trilhas e da carreira concertista olímpica que Hans Zimmer tem empreendido.
O compositor Mark Isham está completando neste  07 de setembro, 69 anos. Mark Isham nasceu em Nova Iorque,EUA, filho de uma violinista e com o pai teve as primeiras noções sobre música e também o primeiro contato com a própria história da música. O instrumento escolhido por Isham acabou sendo o trompete e com ele conseguiu posição de destaque em orquestras de Oakland e São Francisco.
Armando Trovaioli, músico e compositor que se destacou como um inspirado mestre das trilhas sonoras. Ele nasceu em Roma no dia 02 de setembro de 1917, vindo a falecer em Roma no dia 28 de fevereiro de 2013.
O título original do filme é DÚVIDA e parafraseando Shakespeare poderíamos dizer que é a dúvida pode ser traidora, permitindo que as perdas aconteçam diante do medo de não arriscar.
No ano passado Annette  recebeu o segundo prêmio Deutscher Fernsehpreis, o primeiro foi em 2005, pelas suas trilhas sonoras compostas para series televisivas.
Depois de seis anos do seu primeiro longa metragem em que assinou também o roteiro, o cineasta argentino Sebástian Schindel volta a produzir uma história mais atual do que nunca.
O filme 18 PRESENTES, mostra o processo de transformação de uma menina, que se torna mulher, a partir da consciência do quanto significou a sua projeção no passado vivenciando o encontro que perdeu entre mãe e filha.
Manoj Nelliattu Shyamalan, conhecido profissionalmente como M. Night Shyamalan que nasceu em Mahé, Pondicherry,Índia, no dia 6 de agosto de 1970.
ndiscutivelmente a grande obra prima de Christopher Gunning para o cinema foi a trilha sonora do filme PIAF, UM HINO AO AMOR.
O compositor de trilhas sonoras para o cinema David Buttolf nasceu em Nova Iorque no dia 03 de agosto de 1902 e faleceu em Powey, Califórnia,EUA, no dia 01 de janeiro de 1983.
Marcio Alvarenga com Maestro Ennio Morricone nas dependências do Teatro Alfa de São Paulo em 2008 logo após a realização da entrevista.
Agora em 2020, o cineasta francês Olivier Assayas resolveu contar no cinema a história escrita por Fernando Moraes. Visando prestigiar o Brasil, convidou Wagner Moura para viver o papel de Juan Pablo Roque que ao lado de Gerardo Hernandez, vivido por Gael Garcia Bernal, tentariam desmontar o esquema anticastrista.
O cineasta francês Guillaume Senez em seu segundo longa metragem para o cinema em 2018, adentra o espectro familiar, afetado pelas relações trabalhistas. Olivier , interpretado pelo ator Roman Duris é um líder sindicalista que comanda o chão de fábrica, mantendo a produção e sem hora para voltar para casa.
Este é o título da produção de 2019 dirigida pelo cineasta Rémi Bezançon que também assina o roteiro baseado no livro de David Foenkinos. Na pequena Crozon, na região da Bretanha eis que na biblioteca municipal é possível contar com uma seção dedicada a manuscritos que foram rejeitados.
No filme OS ESPECIAIS temos a participação de atores alguns portadores de autismo, cabendo ao espectador identificar quantos deles seriam. Como cada um tem a emoção que merece, você pode até mesmo ficar com o lenço na mão, mas de qualquer forma antes da emoção o toque será no seu coração.
O filme é baseado num fato real ocorrido em 2002, na cidade natal do cineasta Arnauld Desplechin, Roubaix, localizada no norte da França
NUNCA RARAMENTE ÀS VEZES SEMPRE não é apenas um filme sobre o aborto, é sobre o direito de a mulher manter o seu poder de decisão.
O Processo é uma produção de 2019 em 8 capítulos que mostra uma promotora Elena Guerra (Vittoria Puccini) que resolve tirar férias sabáticas com objetivo de acompanhar o marido que vai para os Estados Unidos. Mas, eis que surge um caso de um brutal assassinato da  jovem Angélica, que acaba abalando profundamente a promotora, já que a vítima tinha uma relação com o seu passado.
O termo Papicha para os argelinos significa bem humorada, à frente do seu tempo. A cineasta argelina Mounia Meddour se coloca na pele dessa personagem, representando a mulher que resiste diante de uma atmosfera repressora e tempos sombrios.
No seu recente trabalho em 2019 com o filme ATÉ LOGO, MEU FILHO, o fio condutor da história contada por Xiaushuai diz respeito a política do “filho único”.
O roteiro de MRS JONES foi escrito pela historiadora Andrea Chalupa, especialista na história da ex- União Soviética. Como seu avô era ucraniano e foi testemunha do genocídio de Holodomor, isto permitiu que ela resgatasse uma história que foi muito mal contada pelo correspondente do New York Times na União Soviética, o jornalista Walter Duranty, que chegou até a ganhar o prêmio Pulitzer.
O OFICIAL E O ESPIÃO é um filme que se por um lado, serviria para que Polanski retomasse o prestígio de um importante diretor, mas que parte da mídia tentou enxergar o cineasta como se ele estivesse se sentindo como um Alfred Dreyfus, diante das acusações de estupro que sofre desde os anos setenta.
 O compositor John Debney  por ocasião de seu trabalho para Mel Gibson em A PAIXÃO DE CRISTO, utilizou-se de instrumentos antigos como o “oud” que é um violão turco considerado uma espécie de príncipe dos instrumentos armênios. O “duduk” um instrumento de vento armênio um pouco semelhante ao clarinete, uma flauta de bambu, e o “erhu” uma espécie de violino chinês.
O filme O MILAGRE DA CELA 7, além dessa produção turca, também foi adaptada pelos cinemas da Filipinas e da Indonésia. O filme turco está disponível no Netflix.
O preciosismo de  Krzysztof Penderecki sempre esteve no seu grande esforço no sentido de não permitir que o seu senso criativo jamais o fizesse se tornar repetitivo. Com Penderecki, sua genialidade permitia que ele conseguisse produzir o que os outros não conseguiriam nem com muito trabalho. A sua obra continuará viva e pulsante!
A CASA é o título do terceiro longa metragem da dupla de irmãos David e Alex Pastor, dois jovens cineastas catalães que também assinam o roteiro desse instigante suspense psicológico. Javier é um publicitário talentoso, porém extremamente temperamental e que uma vez desempregado, tem dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho.
O título do novo filme do cineasta Ken Loach se refere ao recado que é deixado por uma empresa de encomendas, quando o destinatário não é encontrado. O filme tem um roteiro assinado por Paul Laverty que nasceu em Calcutá na Índia, que é filho de pai escocês e mãe irlandesa, mas tem uma alma intercontinental.
O filme UM CORPO DESAPARECIDO mostra que o óbvio pode não ser tão ululante assim!
O filme O JOVEM AHMED não trata de ataque terrorista, mas sim ao ponto extremo que a religião pode levar quanto a um fanatismo descontrolado, de um jovem que aparentemente não demonstraria qualquer sentimento de humanidade. Um filme que pode servir de combustível para abastecer uma discussão sobre religião.
Depoimentos de algumas vítimas de assédio por parte do executivo da Fox, que assistiram ao filme  O ESCÂNDALO e muito embora cenas profundamente desconfortáveis e assustadoras, afirmaram que nada se compara ao horror da situação vivida. O poeta maior Carlos Drummond de Andrade tem uma frase que diz: “O que se passa na cama é segredo de quem ama.” Eu complemente dizendo que o que se passa no sofá, se for assédio, não pode ser acobertado por segredo!
O compositor e produtor musical Mauricio Domene escalou mais um time de primeira linha, para adentrar o cenário do programa A Música no Cinema deste domingo, oito da noite.
O filme A VERDADE do cineasta japonês Hirokazu Koreeda, consegue em alguns momentos, resgatar um clima dos filmes de François Truffaut, particularmente A Noite Americana e O Último Metro. Uma pena, que diferentemente de Truffaut que sempre permitia que a música de Georges Delerue pudesse reforçar as cenas dos seus filmes, não tenha influenciado Koreeda, que poderia ter aproveitado melhor a trilha sonora de Alexei Aigui.
. O filme DOR E GLÓRIA, mostra que se por um lado, algumas dores são passiveis de cura, já a verdadeira glória é aquela que chega antes tarde, do que nunca!
Para quem se acostumou com os famosos prefixos musicais que John Williams criou para personagens como Indiana Jones, Harry Potter, Drácula, Tubarão, Super-Homem ou ainda Luke e Leia de Guerra nas Estrelas, vale  a lembrança de outros trabalhos menos famosos.
John Williams completa neste dia 08 de fevereiro 88 anos, de uma produtiva e criativa existência. Neste domingo, oito da noite, pela Universitária FM, no programa A Música no Cinema, vamos homenagear esse grande mestre das trilhas. Quem perder o programa ou quiser ouvir novamente, ele estará disponível no site www.radiocinemusica.com.br a partir da segunda-feira.
O filme LUCE é o segundo longa metragem do cineasta nigeriano Julius Onah, que revelou uma capacidade de sustentar o suspense por intermédio de linguagem inteligente, estimulando expectativas até o desfecho da história.
A GRANDE MENTIRA, seguramente é um grande thriller que diferentemente do  filme de Bill Condon, DEUSES E MONSTROS de 1998, que foi subestimado, já o seu novo filme tem tudo para agradar público e crítica.
O cineasta François Girard acabou ganhando notoriedade em 1998 com o sucesso do seu filme Violino Vermelho. Agora em 2019, novamente o violino volta a ganhar protagonismo no seu filme A CANÇÃO DOS NOMES, ele garante, no entanto, que não procura os violinos, mas sim os violinos que correm atrás dele.
Com TRÊS DIAS E UMA VIDA o diretor Nicolas Boukhrief mostra que não faz questão de escrever os roteiros para depois filmar, mas quando encontra um bom texto, coloca sua câmera para contar a história.
MEU ANJO, um excelente thriller que por ser intenso, causa profundo desconforto ao expectador, principalmente pelo trânsito contínuo da mensagem, que a exemplo de uma ligação telefônica, pode muitas vezes provocar interferências enganadoras, não permitindo prever o desfecho da história. ANJO MEU, filme de 2019, foi o segundo longa metragem da cineasta australiana Kim Farrant.
O filme HARRIET da cineasta Kasi Lemmons, se preocupa justamente em tratar sobre o tema da libertação de escravos. Para isso, ela foi pesquisar a trajetória de uma mulher que se notabilizou pela audácia de ter conseguido resgatar centenas de escravos das suas senzalas
Federico Fellini nasceu em Rimini, Itália, no dia 20 de janeiro de 1920. Faleceu em Roma no dia 31 de outubro de 1993 aos 73 anos. Foram 27 filmes escreveu 53 roteiros E ganhou 65 prêmios.
O papel de Judy não poderia ser interpretado por qualquer atriz. Teria que ser alguém já testada e comprovada e com habilidade não só no campo das artes cênicas, mas também no cenário musical, tendo coragem para soltar a voz. Nesse sentido, uma escolha perfeita foi da atriz Renée Zellweger, pois se em CHICAGO, ela não se intimidou e soltou a voz cantando, em COULD MOUNTAIN, ela soube expressar toda uma carga dramática.
A trilha sonora de O INFORMANTE foi composta pelos irmãos Will e Brookie Blair, que depois de um caminho percorrido no mundo do rock, resolveram enveredar pelo cinema, inspirados pela pegada musical do cineasta e compositor John Carpenter. Por isso, a trilha de O INFORMANTE, cumpre rigorosamente um papel marginal, mas que fica sob medida ao temperar as cenas do filme.
Os danos dessa “Fake News” atingiram Richard Jewell, sua mãe Bobi, seus amigos e até a jornalista Kathy,  responsável por difundir a falsa informação. O filme mostra o quanto uma notícia falsa, pode fazer com que órgãos como o FBI, tentem construir uma narrativa que pudesse combinar com uma imagem que não existia.
O filme PARASITA, por tudo que conquistou até aqui, permite ao cinema sul-coreano atingir um patamar histórico por nunca ter experimentado ser premiado nem em Cannes ou no Globo de Ouro, sendo ainda candidatíssimo ao Oscar.
Hildur Guðnadóttir foi a segunda mulher a levar um Globo de Ouro para casa, pois a primeira foi Lisa Gerrad em 2000 com a trilha sonora de GLADIADOR. No entanto, como Lisa ganhou em parceria com Hans Zimmer, então Hildur Guðnadóttir é a primeira a arrebatar de forma exclusiva esse importante prêmio. 
Se a China pretende reduzir em 50% a produção de aço nas seis principais cidades produtoras, isso evidencia o peso que esse segmento tem quanto a emissão de partículas poluentes no ar. Esse assunto estimulou o cineasta islandês Benedikt Erlingsson a escrever o roteiro e filmar UMA MULHER EM GUERRA. É a história de uma professora de canto que tem seu lado de ativista ambiental e que resolve declarar guerra contra a indústria do aço.
Sergio Leone nasceu em Roma no dia 03 de janeiro de 1929 e faleceu na sua cidade natal no dia 30 de abril de 1989 aos 60 anos vítima de um ataque cardíaco. Antes da sua morte, Leone estava se preparando para dirigir um filme sobre o cerco de Leningrado.
Uma nova surpresa neste ano de 2019 através do filme BROOKLIN: SEM PAI NEM MÃE. Edward Norton além de atuar, assina o roteiro, produz e dirige este filme que é um resgate de um período fascinante do “cinema noir”.
Quem sabe o filme possa contribuir para uma curva de aprendizado dos dois lados, para que se chegue a um ponto de equilíbrio, visando diminuir a instabilidade política que abala os alicerces da sociedade. Precisamos de paz, ela não tem fronteiras, mas não deve durar até a próxima batalha!
O filme O IRLANDÊS é longo com 3 horas e 29 minutos, com Scorsese superando a sua própria marca anterior que era de 3 horas para o filme O LOBO DE WALL STREET.
 compositor Heitor Pereira é gaúcho da cidade de Rio Grande e completa neste 29 de novembro, 59 anos.
Se você perder o programa em homenagem ao cineasta Martin Scorsese não se preocupe, ele estará disponível aqui no site para você ouvir. No arquivo de áudio você confere o tema principal de Taxi Driver, música de Bernard Herrmann.
A trilha sonora der Dimitri Tiomkin para Duelo ao Sol é magnífica, em que pese o produtor Selznick ter apresentado divergências.
Durante os 60 anos dedicados ao cinema sua fonte de inspiração jorrou trilhas verdadeiramente fantásticas produzidas com inspiração, mas sobretudo muita transpiração. Bravíssimo Morricone!
Na trilha sonora de A ODISSÉIA DOS TONTOS o compositor argentino Federico Jusid teve a oportunidade de reger a Orquestra Sinfônica da Bulgária que ofereceu o peso que a música exerceu no contexto da narrativa cinematográfica
John Barry teve uma carreira de 43 anos dedicados ao cinema, compondo trilhas para 124 filmes e que renderam vários prêmios e dentre eles cinco Oscars.
A ODISSÉIA DOS TONTOS, a obra prima do cineasta argentino Sebastian Borensztein com a trilha sonora composta por Federico Jusid.
á no ano passado a compositora Hildur Guónadóttir já havia sido indicada para concorrer na categoria de Revelação do Ano, pela sua trilha sonora de SICÁRIO: O DIA DO SOLDADO. Seguramente Hildur deverá retornar à Bélgica no ano que vem para receber o prêmio de melhor trilha sonora do ano pelo seu trabalho para o filme CORINGA.  
Catherine Dorleac que ficou mundialmente conhecida como Catherine Deneuve, ela que nasceu em Paris no dia 22 de outubro de 1943. Ela começou no cinema como Catherine Dorleac, que era seu nome de batismo, aparecendo no elenco de OS AMORES DE COLEGIAIS em 1957.
No dia 21 de outubro de 1984 morria o cineasta François Truffaut que se estivesse vivo estaria com 87 anos. Antes de tornar-se um diretor respeitado, o que auxiliou tremendamente essa trajetória bem sucedida foi o fato de ter sido um espectador precoce, pois na infância já demonstrava um latente interesse pelo cinema.
Na trilha sonora do filme OITO E MEIO, temos “La Passarella” o tema principal e também na música que embala o encerramento do filme, uma música que nos remete a nostálgica imagem do circo. Essa música acabou se tornando uma espécie de Hino Nacional para Fellini, pois em todas as ocasiões em que ele surgia para uma homenagem era essa a música que temperava a cena.
Thomas Newman completando 64 anos neste dia 20 de outubro de 2019, autor de 113 trilhas sonoras que renderam 49 prêmios além de ter sido indicado em 14 oportunidades para o Oscar.
Está aniversariando o compositor canadense Howard Shore, que nasceu em Toronto no dia 18 de outubro de 1946. Em 1975 Howard Shore inicia sua trajetória como compositor de trilhas, trabalhando incialmente para a televisão onde produziu uma série de trabalhos, desde prefixos para programas até trilhas para mini-series.
A trilha sonora de Hildur Guonadóttir para o filme CORINGA assume uma condição de funcionalidade a partir de uma combinação de notas estimulada pela sensibilidade da compositora islandesa. A música de Hildur Guonadóttir penetra nos porões da mente do personagem Coringa, evidenciando uma fronteira musical que tem relação entre a racionalidade e a loucura das ações perpetradas pelo personagem Arthur.
Filme do cineasta Marco Belocchio que levou para a tela a cinebiografia de Tommaso Buscetta, integrante da Cosa Nostra, a máfia siciliana, que foi preso em 1983 e extraditado para a Itália.
Michael Giacchino nasceu na cidade de Riverside, estado de Nova Jersey, Estados Unidos, no dia 10 de outubro de 1967. Formado em cinema pela Escola de Artes Visuais de Nova Iorque, não demorou muito para que conseguisse um emprego ambicionado por muitos que foi trabalhar para os estúdios Disney.
Gabriel Yared já tem um acervo de 122 trilhas compostas tendo arrebatado 1 Oscar e 1 Globo de Ouro pela música de O Paciente Inglês, além de 15 outros prêmios e ter sido indicado para outros 38 prêmios, evidenciando o quanto sua música tem sido valorizada. 
A música de Hildur Gudnadottir exerce um fascínio tão forte que mesmo sem assistir nem ao menos o trailer do filme mas ouvindo a música, você já praticamente se projeta dentro da história e isso o estimula a conhecer a história a ser contada na tela. Um exemplo disso pode ser dado através da música “Call Me Joker”da trilha sonora de CORINGA.
Todos os sábados reunia meus amigos amantes das trilhas sonoras para uma sessão completa do melhor da música no cinema. Era o ano de 1989 e num daqueles sábados apresentei minha nova aquisição aos meus amigos. Era um CD de um compositor até então desconhecido, mas que ao assistir ao filme UM MUNDO À PARTE, além da esplendida atuação de Barbara Hershey, o que acabou me impressionando sobremaneira foi a trilha sonora de autoria de Hans Zimmer.
Tim Burton  nasceu em Burbank,Califórnia, no dia 25 de agostode 1958. Grande fã de filmes de terror e do escritor do gênero Edgar Allan Poe, Tim Burton teve como primeira experiência cinematográfica um estágio nos Estúdios Disney, onde participou da equipe responsável por fazer o tocante desenho “O Cão e a Raposa”, apesar de não ter seu nome creditado.
Robert De Niro está aniversariando neste dia 17 de agosto, ele que nasceu no ano de 1943, na cidade de Nova Iorque,EUA.  Depois de estudar num colégio de padres, De Niro decidiu que gostaria de interpretar, para isso se esforçou e estudou arte dramática no Conservatório de Stella Adler.
Antonio Banderas natural de Málaga, Espanha, nasceu no dia 10 de Agosto de 1960.Antonio Banderas, jogador de futebol? Não fosse um pé quebrado e algumas aulas de artes dramáticas, e o destino do ator espanhol talvez fosse esse mesmo. Mas o fato é que o pé quebrado aos 14 anos afastou Banderas dos campos de futebol e o levou diretamente para os palcos do teatro.
Melanie Griffith nasceu no dia 09 de agosto de 1957 em Nova York e estudou na Hollywood Professional School.  Filha da modelo e atriz Tippi Hedren que atuou em “Marnie, Confissões de Uma Ladra” e  "Os Pássaros" de Alfred Hitchcock.
O ator Dustin Hoffman nasceu em Los Angeles, no dia 08 de agosto de 1937, completando 82 anos. Depois do estudo regular em Santa Mônica, acabou matriculando-se no Conservatório de Música de Los Angeles, mas abandonou ao perceber que nada tinha com sua vocação que era o teatro.
Manoj Nelliattu Shyamalan, conhecido profissionalmente como M. Night Shyamalanque nasceu em Mahé, Pondicherry,Índia, no dia 6 de agostode 1970). Graduado pela Universidade de Nova Iorque, onde ganhou aalcunha"Night". Apesar de ter nascido na Índia, cresceu no subúrbio de Filadélfia, onde rodou todos seus filmes.
O tango é um dos ritmos mais bonitos e sensuais das danças de salão. O curioso é que muito embora seja conhecido como o ritmo característico da Argentina, a origem do tango está na África. Os negros escravos levados de lá para a América Central, levaram consigo seus principais costumes, dentre os quais uma dança denominada Tangano.
No programa A Música no Cinema deste domingo o nosso homenageado é Harrison Ford. Ele nasceu no dia 13 de julho de 1942, na cidade de Chicago, estado de Illinois.
Tom Hanks aniversaria no dia 9 de julho, ele que nasceu no ano de 1956, na localidade de Concord, estado da Califórnia, Estados Unidos. Uma carreira que foi consolidada a partir de interpretações memoráveis como em QUERO SER GRANDE, FILADÉLFIA, FORREST GUMP, O RESGATE DO SOLDADO RYAN, O NÁUFRAGO e muitos outros.
John Ottman conquistou o Oscar deste ano pelo trabalho de edição do filme RAPSÓDIA BOÊMIA.
Ao final do concerto Nicola Piovani foi agraciado com o Prêmio Civita de Cinema 2019. O evento fez parte da terceira edição do Civita Cinema no qual Nicola Piovani brindou o público com o seu espetáculo La Música È Pericolosa no qual promove uma fantástica incursão pela magnifica produção musical produzida para o cinema.
Neste domingo, dia 30 de julho, oito da noite pela Universitária FM, um programa sobre a trajetória cinematográfica de Tom Cruise com destaque para as mais belas trilhas sonoras de seus filmes. No arquivo de audio você tem as diferentes versões musicais dos filmes da série Missão Impossível.
 Com uma produção de mais de 100 trilhas compostas para o cinema e televisão, Grusin construiu uma sólida carreira de músico abraçando o jazz como sua grande paixão.
Mary Louise Streep, ou se você preferir Meryl Streep é a nossa homenageada no programa A Música no Cinema deste domingo pela Rádio Universitária FM (107,5). Meryl Streep nasceu Em Summit, estado de Nova Jersey no dias 22 de Junho de 1949. Meryl Streep já foi apelidada de rainha do melodrama. Aos 70 anos de vida, 38  anos dedicados ao cinema, a atriz demonstra na fartura de gêneros que interpreta muito mais que trejeitos e derrames de lágrimas.
O compositor James Newton Howard, que está aniversariando nesse dia 09 de junho, ele que nasceu em 1951 na cidade de Los Angeles, na California.
Nicola Piovani com aproximadamente 190 trilhas compostas para o cinema, ficaria difícil escolher as mais belas páginas musicais, por isso ficaria mais fácil apontar as preferidas.
Muitas pessoas querem saber por que eu gosto tanto da música no cinema e eu respondo que ela faz parte de um mundo sonoro e da própria vida humana. Com Nicola Piovani essa percepção é ainda mais real pela capacidade da sua música conduzir a nossa emoção. Fui a Roma e Piovani não estava lá, da próxima vez quem sabe. Neste dia 26 de Maio Nicola Piovani completa 73 anos de uma existência povoada de muita música.   AUGURI NICOLA PIOVANI!
O compositor Nicola Piovani como um bom vinho italiano com seus taninos influenciando no sabor e longevidade, quanto mais o tempo passa a sua música se mostra cada vez melhor, adaptada a qualquer tempo e lugar.
Nicola Piovani começou sua trajetória de compositor de trilhas para o cinema, mas alguns anos depois enveredou pelos palcos dos teatros para colocar música em espetáculos cênicos a partir de 1972 na peça do poeta revolucionário e futurista russo Vladimir Majakovskij, O Banho com direção de Carlo Cecchi.
Nicola Piovani e Marco Bellocchio completando 48 anos de uma parceria longeva e criativa.
Nicola Piovani completando 73 anos no dia 26 de Maio. No dia do seu aniversário ele ganha um programa especial em A Música no Cinema pela Rádio Universitária FM da Universidade Federal de Uberlândia,MG.
Ennio Morricone e Nicola Piovani são romanos nascidos em épocas distintas, cada qual tem um talento especial que caracteriza suas obras.
Al Pacino, uma trajetória de 61 filmes que renderam 46 prêmios, dentre eles o Oscar pelo seu brilhante desempenho em 1993 por ocasião do filme PERFUME DE MULHER.
Barbra Streisand é uma colecionadora de prêmios ao longo da sua trajetória até aqui já são 43, além de ter sido indicada para outros 44. Os principais 2 Oscars, 11 Globos de Ouro, 10 Grammy’s e 5 Emmys. Como atriz atuou em 24 produções cinematográficas e destas em oito delas também acumulou a função de diretora e produziu 24 filmes.
 A característica fundamental dos filmes de Otto Preminger nunca esteve na elegância do estilo, mas sobretudo pela densidade do discurso. Ao chegar numa Hollywood em crise, ele soube imprimir o seu padrão.
O compositor Jack Nitzsche nasceu em Chicago no dia 22 de abril de 1937. Um derrame sofrido em 1998 impediu que Jack Nitzsche desse sequência a sua carreira como músico e compositor. Ele faleceu no dia 25 de agosto de 2000, aos 63 anos.
Em 1970 um trabalho genial de Ennio Morricone com a trilha sonora do  western dirigido por Don Siegel tem no elenco Clint Eastwood e Shirley McLaine.
Billy August em UM HOMEM DE SORTE, mostra que continua sendo um dos grandes expoentes da cinematografia mundial. 
No cinema, quando se trata de abordagem bíblica, notadamente envolvendo a figura de Cristo e mais especificamente para reproduzir uma atmosfera musical para a cena da crucificação, nem sempre é levada em consideração a utilização de instrumentos de época, o que vale é o sentimento de quem narra o episódio.
Miklos Rozsa foi um dos maiores compositores da história da música no cinema, mas também um grande expoente da música erudita. Aliás, o húngaro Miklos Rozsa começou a compor peças eruditas, muito antes de se tornar um importante nome da música no cinema.
Michael Kamen morreu fazendo aquilo que mais gostava, compondo. Se estivesse vivo, Michael Kamen estaria completando neste dia 15 de abril, 71 anos. Ele se foi, mas a sua música ficou marcada através das imagens de todos esses filmes referidos e que se constituíram na essência do  trabalho desse ADORÁVEL PROFESSOR.
Vladimir Cosma em 1984 ele ganhou o Cesar, que é o Oscar da França com a trilha sonora do filme de Ettore Scola, O BAILE.
Lisa Gerrard acabou de compor uma nova trilha para o cinema, trabalhando com o cineasta Eric Charles que dirigiu o thriller DOWN BY THE WATER, estrelado por Antônio Banderas e que ainda não tem data de lançamento. Lisa Gerrard tem um acervo de belíssimas composições para o cinema, mas uma das trilhas mais inspiradas, sem dúvida é do filme ENCANTADORA DE BALEIAS da cineasta Niki Caro.
Alexandre Guerra no ano passado trabalhando novamente com Jayme Monjardim assinou a trilha sonora do filme O AVENTAL ROSA. Neste momento Alexandre Guerra está concluindo uma nova trilha, desta feita para o gênero terror, o filme a terapia do cineasta Roberto Moreira ainda sem data de lançamento.
Neste domingo a partir das 8 da noite você acompanha na FM Universitária (www.universitariafm.ufu.br ) o programa A Música no Cinema que vai prestar uma homenagem ao compositor Patrick Doyle. Nesta segunda-feira o programa estará disponível aqui no site para ser ouvido.
Não existe nenhum paralelo do trabalho de Thomas Newman com o de Charles Strousse para a versão de BONNIE AND CLYDE de 1968. Aliás Strousse teve pouco trabalho, primeiro pelo fato de o diretor Arthur Penn não gostar muito de música em seus filmes. Segundo, que o apoio da trilha sonora se deu mais nas canções de época que na parte instrumental. O curioso no trabalho de Thomas Newman para ESTRADA SEM LEI é que ele de forma mágica substituiu as canções, colocando elementos regionais na sua trilha.
Esse é o título da cinebiografia de Ruth Bader Ginsburg, que foi uma das primeiras alunas do curso de Direito de Harvard e a segunda mulher a assumir uma cadeira na Suprema Corte dos Estados Unidos.
Uma trajetória gloriosa  de Vangelis, coroada com o Oscar pela música do filme  CARRUAGENS DE FOGO e ainda a icônica trilha sonora de BLADE RUNNER, O CAÇADOR DE ANDRÓIDES.
Completando 69 anos neste dia 26 de Março o notável compositor Alan Silvestri. Ele tem pavimentando ao longo de quatro décadas uma trajetória de sucesso. Este sucesso não se restringe aos trabalhos produzidos, mas as parcerias consagradas, como aquela com o cineasta Robert Zemeckis.
Angelo Badalamenti nasceu em 22 de março de 1938 no bairro do  Brooklyn, cidade de  Nova Iorque. Filho de um pai italiano e mãe americana, ele cresceu escutando opera e música clássica. Estudou na Eastman School e completou sua formação na Manhattan Music of School. Na década de setenta, ele compôs trilhas para dois filmes que não conseguiram grande êxito e que não contribuíram em nada para impulsionar sua carreira de compositor de trilhas.
Luc Besson é considerado por muitos como o Steven Spielbergfrancês. Filho de dois instrutores de mergulho, viveu toda a sua infância nos "Club Méditerranée" da Grécia e da ex-Iugoslávia. Regressou a Paris para completar os estudos e acabou se apaixonando pelo cinema e pela televisão ele parte para Hollywood, onde estuda cinema  durante três anos.
John Addison nasceu na localidade de Cobham, Surrey, Inglaterra no dia 16 de março de 1920 e faleceu no dia 07 de dezembro de 1998 e sua lembrança eternizada através das suas composições.   
Ry Cooder é um dos grandes ativistas da música popular norte-americana, seus trabalhos para o cinema, evidenciam raízes regionais que muitas vezes, oferecem contornos apurados às paisagens cinematográficas.
Quincy Jones nasceu em Chicago no dia 14 março de 1933. Foi criado em Seattle, teve infância pobre e despertou para música através da sua participação num quarteto vocal da igreja que frequentava. Ele fazia parte de um quarteto vocal, mas foi o trompete que despertou sua atenção a partir dos dez anos, recebendo aulas de Clark Terry. Mais tarde ganhou uma bolsa de estudos para frequentar a Universidade de Berklee em Boston.
Além da beleza das paisagens, o que chama particularmente a atenção no film e CAÇADORES DE NAVIO é sua trilha sonora que foi composta pelo genial Ennio Morricone.
Terence Blanchard nasceu no dia 13 de Março de 1962, em Nova Orleans, estado da Louisiana. Seu pai era cantor de opera e sua mãe pianista, uma atmosfera mais do que musical para que ele enveredasse pelo caminho da música. Blanchard concorreu ao Oscar deste ano pela trilha sonora do filme INFILTRADO NA KLAN.
A holandesa Maria Peters não só produz, dirige como também escreve os roteiros dos seus filmes. Seu mais recente trabalho é o filme DE DIRIGENT ( A MAESTRINA) no qual ela conta a difícil trajetória da única mulher que conquistou a primazia de ser a primeira a reger uma orquestra sinfônica, Antonia Brico
Diante das câmeras do cinema Juliette Binoche já viveu mais de 70 papeis, muitos desafiadores e que contribuíram para solidificar sua imagem de grande atriz do cinema francês. Também tem alternado atuações nos palcos dos teatros onde recentemente apareceu na peça grega ANTÍGONA. Oscar de melhor atriz em 1997 pelo deu desempenho em O PACIENTE INGLÊS, na galeria de prêmio já são quase quatro dezenas.
O compositor Bruce Broughton completando 74 anos neste dia 08 de março, ele que nasceu em Los Angeles. Aluno de David Raksin entrou para o campo das trilhas sonoras a partir 1974 trabalhando inicialmente para series televisivas.
O filme reúne no elenco dois astros de primeira grandeza Toni Servillo no papel do agente Voguel, tão provocador como o inspetor Poirot e ao mesmo tempo manipulador como Sherlock Holmes. O francês Jean Reno desempenha o papel do psiquiatra forense que numa sessão tenta desvendar a teia de mistério que toma conta do misterioso desaparecimento de uma garota adolescente em meio ao nevoeiro, tentando provar que mesmo sem o corpo é possível chegar ao criminoso.
Se estivesse vivo, o compositor Michel Legrand estaria completando neste dia 24 de fevereiro, 87 anos.A formação recebida no Conservatório de Paris, estudando composição com os dois maiores expoentes do século XX, Nadia Boulanger e Henri Chaland serviram para justificar o enorme talento deste pianista, compositor, regente e fenômeno musical chamado Michel Legrand.
Cinco compositores concorrem ao Oscar de melhor trilha sonora neste ano de 2019.
Uma boa surpresa está na trilha sonora do filme A MULA que foi composta pelo cubano Arturo Sandoval, que pela primeira vez compõe para um longa metragem. O estilo de Arturo procurou seguir as pegadas do próprio Clint que a partir de 2003 por ocasião do filme Sobre Meninos e Lobos, resolveu também assumir a parte musical de seus filmes, ele que na verdade havia composto o tema principal de OS IMPERDOÁVEIS em 1992.
Em 2011 o filme de Stephen Frears O DISCURSO DO REI recebeu 12 indicações para concorrer ao Oscar. Acabou arrebatando 4 estatuetas ( melhor filme, ator, roteiro e direção de arte). A bonita trilha sonora composta pelo francês Alexandre Desplat foi indicada, mas perdeu para a música do filme A REDE SOCIAL composta pela dupla Trent Reznor e Atticus Ross, uma autentica zebra.
Com o filme GLADIADOR em 2000 o cineasta Ridley Scott  conquistou 12 indicações ao Oscar, rendendo 5 prêmios ( melhor filme, ator, figurino, som e efeitos especiais). A música composta por Hans Zimmer que alcançou um estrondoso sucesso foi indicada, mas acabou perdendo para o compositor chinês Tan Dun com a música do filme O TIGRE E O DRAGÃO.   
Em 1995 o filme FORREST GUMP das 13 indicações a produção  conquistou 6 estatuetas ( melhor filme, direção, ator, roteiro, edição e efeitos especiais). O compositor Alan Silvestri produziu um belo trabalho mas não passou de uma indicação.
Em 1989 das nove indicações ao Oscar de CONDUZINDO MISS DAISY, o filme de Bruce Beresford acabou arrebatando 4 prêmios (melhor filme, atriz, roteiro e maquiagem). A bonita trilha composta por Hans Zimmer nem ao menos foi indicada e sempre é executada nas festas da Academia.
Jerry Fielding nasceu na cidade americana de Pittsburgh, estado da Pennsylvania no dia 17 de Junho de 1922. Faleceu vítima de um fulminante ataque cardíaco no dia 17 de Fevereiro de 1980 aos 57 anos.
Em 1986 o filme PLATOON de Oliver Stone ganhou 4 Oscars (melhor filme, direção, edição e som), mas a trilha sonora composta por Georges Delerue nem ao menos foi indicada.
John Corigliano nasceu em Nova Iorque no dia 16 de fevereiro de 1936, sendo um dos nomes mais respeitados da escola de música e artes cênicas Julliard School. Teve atuação destacada à frente de renomadas orquestras e construiu uma sólida produção erudita. Foi justamente este perfil erudito que contribuiu para que ele fosse escolhido para compor a trilha sonora do filme VIOLINO VERMELHO que em 2000 rendeu-lhe um Oscar.
Em 1979 o filme O FRANCO ATIRADOR foi indicado em 9 categorias  do Oscar e arrebatou 5 estatuetas ( melhor filme, direção , ator coadjuvante, edição e som. A trilha sonora composta pelo inglês Stanley Myers nem foi indicada, mas se constituía num belíssimo trabalho, contemplando uma música que se tornou mundialmente famosa intitulada “Cavatina”xecutada pelos guitarristas mais renomados do mundo. 
Um desses nomes é do compositor francês Georges Auric que nasceu na cidade francesa de Lodeve no dia 15 de fevereiro de 1899 vindo a falecer no dia 23 de julho de 1983.
No arquivo de áudio você poderá ouvir uma suite contemplando as trilhas de O Poderoso Chefão e Fortunella, assim poderá perceber a semelhança entre as músicas.
Quincy Jones que produziu um excelente trabalho para a trilha sonora de NO CALOR DA NOITE  e ganhou um Grammy , nem foi indicado ao Oscar. Também a canção tema interpretada por Ray Charles também foi esquecida.
O compositor David Holmes nasceu na capital da Irlanda do Norte no dia 14 de fevereiro de 1969, justamente no ano em que começam a aflorar os conflitos marcados pela divisão se a região fazia parte da Irlanda ou do Reino Unido. Durante a sua infância e adolescência, impedido de sair as ruas por causa dos conflitos, foi justamente este fator que determinou que David passasse a assistir cada vez mais filmes de toda a ordem.
Em 1960 o filme SE MEU APARTAMENTO FALASSE do cineasta Billy Wilder recebeu 10 indicações para concorrer ao Oscar, arrebatando 5 prêmios, melhor filme, direção, roteiro, direção de arte e edição. A música do conceituado Adolph Deutsch nem mesmo foi indicada, em que pese toda a sua beleza.
Em que pese ter sido indicado merecidamente por um belíssimo trabalho, Leonard Bernstein com a trilha sonora para SINDICATO DE LADRÕES, ele acabou perdendo para o ucraniano  Dimitri Tiomkin pela música de UM FIO DE ESPERANÇA.
O desempenho da atriz Olivia Colman como a Rainha Ana em A FAVORITA, foi como diríamos na corte, majestoso, na bolsa de apostas é cotada para o Oscar, mas tem concorrência acirrada com Glen Close.
Em 1951 o filme A MALVADA era o grande favorito na festa do Oscar concorrendo com 14 indicações. O filme de Joseph L. Mankiewicz acabou arrebatando 6 estatuetas como melhor filme, direção, roteiro, figurinos, som e fotografia. O compositor Alfred Newman concorria com uma estupenda trilha sonora de A MALVADA, mas acabou derrotado pelo seu colega o respeitado Aaron Copland pela música do filme TARDE DEMAIS.
Em 1948 o filme HAMLET  dirigido por Laurence Olivier recebeu 11 indicações ao Oscar, levando 4 prêmios, mas não ganhou o de melhor trilha sonora.
Guerra Fria tem uma identidade muito profunda com as raízes do cinema polonês, mas impossível não associar também ao estilo Neorrealismo italiano e a Nouvelle Vague da França.
Em 1944 o filme CASABLANCA recebeu 8 indicações ao Oscar, ganhou 3 estatuetas sendo melhor filme, direção e roteiro. Mas a antológica trilha sonora composta por Max Steiner foi indicada, mas acabou perdendo para a música de Alfred Newman para A CANÇÃO DE BERNADETTE.
Trilha original do filme REBECCA composta por Franz Waxman.
  Em 1940 a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas  de Hollywood conferiu ao filme E O VENTO LEVOU nada mais do que 8 estatuetas em distintas categorias, menos de música composta por Max Steiner.
François Truffaut nasceu em Paris no dia 06 de fevereiro de 1932 e morreu no dia 21 de outubro de 1984 aos 52 anos. Como ator esteve em cena 16 vezes, escreveu 36  roteiros e dirigiu  28 filmes. Ganhou 31 prêmios e foi indicado para outros 25. Foi destacada a importância e o tratamento que Truffaut dispensou à trilha sonora em seus filmes.
Clique no arquivo de áudio para ouvir um programa especial de 60 minutos falando da carreira e mostrando as trilhas sonoras principais de Cliff Martinez.
 A atriz Rosamund Pike teve um desempenho simplesmente impecável, vivendo a jornalista Marie Colvin, tornando fiel os fatos que marcaram a trajetória daquela profissional. Ao longo do filme, você muitas vezes pode ter a sensação de estar assistindo uma cobertura da CNN, enquanto que não foram muitos os momentos em que seria possível, respirar simplesmente!
Neste 31 de Janeiro está completando 82 anos, o notável compositor Philip Glass. No próximo dia 07 de fevereiro ele estará oferecendo um concerto no Carnegie Hall e neste mês de fevereiro acontece a estréia do espetáculo da Broadway REI LEAR um clássico de Shakespeare, com direção de Sam Gold e a trilha sonora composta por Philip Glass.
 compositor francês Michell Legrand faleceu no dia último dia 26 de janeiro, ele que completaria 86 anos no próximo dia 24 de fevereiro.
Numa carreira iniciada em 1991 através do filme FEBRE NA SELVA, dirigido pelo amigo Spike Lee, o compositor Terence Blanchard conquista este ano a sua primeira indicação ao Oscar. Pelo papel da trilha sonora desempenhado no contexto do filme INFILTRADO NA KLAN, Terence Blanchard seria merecedor do Oscar 2019.
O cineasta M. Night Shyamalan continua sendo um excelente contador de histórias e a exemplo de Hitchcock, continua fazendo pontas nos seus filmes em VIDRO ele aparece comprando equipamentos de segurança.
David Arnold compositor inglês nasceu em Luton no dia 23 de janeiro de 1962. Durante a infância e juventude, quando do período escolar, participava das atividades musicais tocando nas bandas colegiais. Autodidata aprendeu sozinho tocar instrumentos e compor, inicialmente para trilhas de curtas metragens.
Está completando 86 anos neste dia 18 de janeiro, o cineasta inglês John Boorman. Com uma filmografia respeitável com grandes sucessos como EXCALIBUR, ESPERANÇA E GLÓRIA, o controvertido e polêmico AMARGO PESADELO e muitos outros sucessos que renderam mais de 20 prêmios importantes, alem de 5 indicações ao Oscar.
Neste 17 de janeiro está aniversariando o compositor Ryiuchi Sakamoto, que nasceu no ano de 1952 em Tóquio, onde desenvolveu seus estudos na Universidade Nacional de Musica e Artes. Desde a sua primeira trilha para o cinema, Ryuichi Sakamoto já deixava claro de que não seria apenas mais um compositor. A originalidade do seu trabalho, aliado a um estilo que oferecia pistas quanto a sua origem, mas que não deixava de lado uma certa influência erudita, de música brasileira e ainda de jazz.
Se Alfred Hitchcock é considerado o mestre do suspense, John Carpenter pode ser considerado como o mestre do terror. Carpenter está completando 71 anos neste dia 16 de janeiro, de uma feliz existência, cuja trajetória no cinema foi pavimentada por alguns êxitos icônicos como a produção de 1978, HALLOWEEN, A NOITE DO TERROR.
O jornalista David Sheff resolveu contar num livro a experiência vivenciada com seu filho que acostumado desde crianças as ondas marítimas, de repente mergulhou no mar das drogas. Este foi o quinto longa metragem do belga Felix van Goreninguen que também assina o roteiro.
O filme UM MUNDO À PARTE dirigido pelo inglês Chris Menghes que marca seu primeiro longa metragem do cinema, convidando o compositor Hans Zimmer para compor a trilha sonora. Hans Zimmer estava em plena trajetória inglesa, com sua parceria com Stanley Myers que rendeu bons frutos.
Existem determinados compositores que não levam ao pé da letra o roteiro do filme, a história que está sendo contada. Alguns compositores, dentre os quais se inclui Bruno Coulais apostam na capacidade de adentrar o imaginário do personagem central da história e com isso explorar uma serie de possibilidades. Talvez tenha sido justamente este propósito que faz da música do filme de animação CORALINE E O MUNDO SECRETO de 2009, um trabalho extremamente diferenciado.
Com mais de 190 trilhas compostas, Bruno Coulais acabou de compor a trilha sonora da comédia  de Anne Fontaine BLANCHE - NEIGE, estrelada por Isabelle Huppert.
No filme OS IMPERDOÁVEIS, protagonizado e dirigido por Clint Eastwood,  este também compôs o “Tema de Claudia”. Na realidade a trilha sonora foi composta por Lennie Niehaus que acompanhou desde a década de setenta, a trajetória de Clint Eastwood, assinando boa parte das trilhas de seus filmes.
A trilha sonora do filme A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE ANTÔNIA foi composta pela inglesa Ilona Sekacz que estudou música e artes cênicas na Universidade de Birmingham.
A trajetória do músico e compositor Don Shirley, interpretada por Mahershala Ali, só poderia ser contada num filme, pois mistura momentos dramáticos, engraçados e profundamente inquietantes. Num momento em que emerge a intolerância racial, nada mais oportuno do que meditarmos um pouco sobre a mensagem que o filme GREEN BOOK- O GUIA nos oferece.
E no 24º filme da serie James Bond tivemos em 2015 o filme 007 CONTRA SPECTRE com Daniel Craig continuando como 007 e Sam Mendes sendo mantido na direção. Quanto a trilha sonora foi mantido o compositor Thomas Newman, mas em contrapartida o recheio misto aconteceu a partir de clássicos como Verdi e Donizetti e Vivaldi, passando por populares como o mexicano Alfonso Sparza Otéo e o grupo de musica gospel Gloria De La Cruz.
O filme A ESPOSA, do diretor sueco Björn Runge, mostra mais uma vez que dentro da constelação cinematográfica, a figura da atriz Glenn Close continua brilhando intensamente e nesse caso justificando plenamente sua indicação a vários prêmios importantes. 
DAMAS DE PRETO apenas enquanto cumpriam jornada de trabalho, pois fora do expediente comercial, um festival de cores nos modelos de época.
Na trilha sonora do filme OITO E MEIO, temos o tema principal e também na música que embala o encerramento do filme, uma música que nos remete a nostálgica imagem do circo. Essa música acabou se tornando uma espécie de Hino Nacional para Fellini, pois em todas as ocasiões em que ele surgia para uma homenagem era essa a música que temperava a cena.
O cineasta iraniano Asghar Farhadi e seu trio de estrelas Ricardo Darín, Penélope Cruz e Javier Barden.
FELIZ ANO NOVO
Este é o titulo da produção francesa de 2018, dirigida pela cineasta e atriz Agnès Jaoui, que assina o roteiro juntamente com Jean-Pierre Bacri, com os dois também atuando. Parece até uma festa de réveillon, mas na realidade é uma espécie de revolução francesa de costumes.  
O personagem central da história é um engenheiro que gostaria de ser arquiteto e se propõe a construir a sua casa. Mas afinal de contas, esta casa seria feita de que material?
Aumentando a janela entre uma produção e outra do agente 007 tivemos em 2012 o filme SKYFALL cujo orçamento atingiu 200 milhões de dólares, se constituindo na produção de maior cifra.
Feliz 2019
Bernard Herrmann um compositor dotado de uma capacidade extraordinária para perceber o quanto a música poderia reforçar a imagem visual no ambiente cinematográfico. Produziu algumas das mais expressivas e emblemáticas trilhas sonoras que estão imortalizadas na lembrança dos cinéfilos.
Mais sobre a trajetória desse mito do cinema italiano chamado Marcello Mastroianni você terá ouvindo o programa A Música no Cinema, basta clicar no arquivo de áudio.
. A atriz faz o papel da lobista Elizabeth Sloane que é lobista respeitada e decide mudar de posição  antes defendendo armar a população e agora trabalhar para restringir o porte de arma. O filme estreou nos Estados Unidos três dias depois da vitória de Trump nas eleições americanas e só não conseguiu maior êxito em decorrência do estado de atordoamento em que se encontrava a população.
Harry Gregson Williams se notabilizou no cinema por vários trabalhos famosos como SHREK em 2001 e ainda AS CRÔNICAS DE NARNIAN  em 2005 que chegou a ser indicada ao Globo de Ouro.
 A habilidade de Spike Lee na condução da narrativa de INFILTRADO NA KLAN, em determinados momentos, o filme pode até apresentar um ar de comicidade, mas aos poucos ele assume um caráter de denúncia e justamente nesse ponto a produção atinge o seu ponto máximo.
O compositor Joe Hisaishi tem feito várias apresentações em concertos  na Ásia e parte da Europa.
O compositor Nino Rota  nasceu em Milão no dia 03 de dezembro de 1911 e  faleceu em Roma no dia 10 de abril de 1979. Numa entrevista ao jornalista Giovanni Grazzini, o cineasta Federico Fellini falou sobre Nino Rota: “Entre nós se estabeleceu uma integração total e plena, desde Abismo de Um Sonho, o primeiro filme que fizemos juntos. Nossa integração foi interessante: eu tinha decidido ser diretor, e Nino já era uma premissa para que eu continuasse a sê-lo.
 O QUEBRA-CABEÇAS é a história de uma esposa entediada pela rotina sufocante que leva, sem nenhuma válvula de escape até que surge sua atração por um jogo de quebra cabeças.
Com mais de 160 trilhas compostas para o cinema, Artemiev acabou de compor a trilha sonora do novo filme de Andrei Konchalovsky, O PECADO.  Aliás, foi justamente o cineasta Konchalovsky que abriu as portas de Hollywood para Artemiev, com quem iniciou parceria em 1979 através do filme SIBIRIADA, mas com a chancela de Hollywood surgiria em 1991 O CÍRCULO DO PODER.
Randy Newman nasceu no dia 28 de novembro de 1943, em Los Angeles, Estados Unidos. Estudou na Universidade da Califórnia sendo sobrinho do conceituado compositor Alfred Newman.
 Bernardo Bertolucci dirigiu 25 filmes, faturou 49 prêmios dentre eles 2 Oscars e 2 Globos de Ouro. Ele faleceu em Roma no dia 26 de novembro aos 77 anos, mas seus filmes continuam com vida própria, valorizados por maravilhosas trilhas sonoras.
 Em 1982 Eleni Karaindrou conheceu o cineasta Theo Angelopoulus com quem estabeleceu uma parceria profissional a ponto de render criativos e expressivos trabalhos. Neste ano de 2018 Eleni trabalhou com o cineasta americano de origem indiana, Payman Maadi compondo a trilha sonora do drama de guerra A BOMBA.
Pino Donaggio tem um acervo de mais de 200 trilhas sonoras compostas e já arrebatou vários prêmios.  Seu mais recente trabalho para o cinema retoma a parceria com o cineasta Brian De Palma por ocasião do thriller DOMINÓ, cuja estreia acontece apenas em 2019.
A carreira de compositor de trilhas de Krzysztof Penderecki já rendeu 33 trilhas sonoras, além da sua música estar presente nas trilhas de outros 31 filmes.
Fernando Velásquez  gravou em agosto com a Orquestra Sinfônica do Principado de Astúrias, a trilha sonora do filme  de Fernando Gonzáles Molina  DURANTE A TORMENTA um thriller de suspense, com estréia apenas para 2019. Também ele concluiu a gravação da trilha sonora do filme 70 BIG ONES do cineasta Koldo Serra.
 compositor está completando neste dia 18 de novembro, 63 anos atingindo a marca de 100 trilhas compostas. Foi assim que descobri o talentoso e criativo compositor Carter Burwell.
Martin Scorsese vem de uma família de classe média de origem italiana, Martin Scorsese nasceu no bairro nova-iorquino de Queens no dia 17 de novembro de 1942. Ele cursou cinema na Universidade de Nova York, na época de estudante, seus curtas fizeram grande sucesso no meio cinematográfico, rendendo-lhe um convite do famoso produtor Roger Corman para dirigir Sexy e Marginalem 1972.
Hildur Guònadóttir nasceu na pequena Hafnarfjordur na Islândia no dia 04 de setembro de 1982. Desde muito cedo passou a ter um interesse em estudar violoncelo. Assim como o tamanho do instrumento variou bastante durante os séculos XVI e XVII, a medida que o tempo passava, também crescia de forma surpreendente o seu talento com o violoncelo.
Em 2008 voltando a respeitar a janela de dois anos entre uma produção e outra, tivemos o filme QUANTUM OF SOLACE marcando a segunda participação de Daniel Craig como James Bond. O interessante é que desta vez o repertório da trilha sonora foi o mais variado começando com música Puccini passando por compositores sul americanos como o peruano Luis Abanto Morales até o brasileiro Antonio Pinto.
Trilha sonora do filme UM HOMEM PELA METADE composta por Ennio Morricone, sua trilha preferida.
Para homenagear o grande Mestre Ennio Morricone, o cineasta Giuseppe Tornatore filmou um documentário sobre a trajetória do compositor e amigo intitulado LO SGUARDO DELLA MUSICA.
A relação de Ennio Morricone com o trompete podemos dizer que é atávica. Seu pai, Mario era músico e tocava trompete e isso de certa maneira estimulou Ennio a se interessar pelo instrumento. Em 1938 ele se matriculou no Conservatório de Música de Santa Cecília e foi estudar trompa com o conceituado Umberto Semproni, não por acaso, em suas composições, vez por outra ele encontra um motivo musical capaz de prestigiar o primeiro instrumento que estudou com muito afinco.
Em 1946 Morricone compôs sua primeira peça clássica intitulada “Il Matino Per Piano e Voce”. Tinha início uma escalada cujos trabalhos atravessaram décadas e demonstraram todo o seu vigor no processo de transpiração de trabalhos que iam desde o Prelúdio, passando pela Sonata e desaguando numa Cantata.
Em 2015 o compositor Ennio Morricone brindou o Papa Francisco com uma composição erudita. Trata-se da Missa Para o Papa Francisco, que foi apresentada oficialmente no dia 10 de Junho de 2015 na Igreja de Jesus em Roma. Clicando no link você poderá assistir a apresentação da Missa em homenagem ao Papa Francisco.
Morricone pesquisou a época do filme, quanto as músicas étnicas que poderiam de certa forma, combinar com o ambiente da produção. A experimentação de Morricone começa a aflorar a partir do instrumento âncora do filme que era o oboé. Assim sendo surge o oboé sozinho, depois o coro associado a música étnica, sendo que no final na cena do martírio, Morricone junta os três elementos.
Ólafur Arnalds  tem duas apresentações nos dias 8 e 9 de novembro na capital islandesa. Depois parte para uma turnê que começa dia 14 no Lincoln Theatre em Washington, completando o giro por Boston dia 15 e Nova Iorque no dia 18 de novembro. Depois ainda em novembro vai para 6 apresentações até o dia 04 de dezembro, fechando o ano na capital islandesa no dia 18 de dezembro.
Mas o compositor Ennio Morricone teve a oportunidade de compor vários adágios que foram inseridos nas trilhas sonoras de distintas produções cinematográficas.
O compositor Ennio Morricone dando prosseguimento a sua excursão comemorativa dos 60 anos de carreira, vai se apresentar neste dia 05 de Novembro na cidade de Minsk, capital da Bielorússia.
Mas o que importa nem é a questão do enredo e da produção cinematográfica, mas sim da oportunidade que Morricone teve, por ocasião da febre do twist de contemplar na sua trilha sonora uma música que pudesse se moldar nas cenas do filme.
Contudo, como estamos nos referindo a Ennio Morricone, ele também não se furtou em brindar pelo menos em dois momentos suas trilhas com aquele que é considerado como um dos mais bonitos e sensuais ritmos da dança de salão, o tango.
Claro que o grande Il Maestro Ennio Morricone também não poderia deixar de brindar o seu público com esse ritmo tão refinado. Vamos citar apenas três  momentos em que aproveitando seus trabalhos, Morricone nos brinda com valsas.
O compositor Ennio Morricone incursionou pelos mais distintos gêneros musicais que a sua criatividade permitiu. A sua primeira experiência com o bolero aconteceu em 1973, por ocasião do filme CRESCEI E MULTIPLICAI-VOS, uma comédia dirigida Giuglio Petroni.
Quando tive a oportunidade de entrevistar Ennio Morricone no dia 24 de março de 2008, por ocasião da sua apresentação em São Paulo, no Teatro Alfa, ele falou pela primeira vez de um episódio curioso que aconteceu na sua trajetória de compositor de trilhas.
Em 1952 o compositor Ennio Morricone compôs “Trio para Clarinete, corne inglês e violoncelo”. O violoncelo é um instrumento de grande relevância, basta lembrar que nas orquestras normalmente podemos encontrar de 8 a 12 violoncelos.
A participação do coro na obra de Morricone é algo que merece uma atenção especial, principalmente pelo fato de que não estamos falando apenas de um compositor que se notabilizou pelas mais belas páginas musicais para o cinema.
Ao longo de sua trajetória de compositor de trilhas, Morricone quando vai apresentar sua música pela primeira vez aos cineastas, ele faz uso do piano.
Um dos grandes bateristas com quem Morricone pode contar em nas gravações de suas trilhas, bem como nos concertos realizados foi com o notável napolitano Vincenzo Restuccia.
No arquivo de áudio da composição “Ostinato Ricercare Per Un’Immagine"do concerto no Palácio do Kremlin em Moscou Morricone regendo a Orquestra Sinfônica de Moscou em 2015.
Ennio Morricone criou um motivo musical repetindo a ideia de forma padronizada, onde se estabelece um contraponto interessante e absolutamente genial, que apenas um mestre do seu calibre seria capaz de conceber.
Uma surpresa extraordinária ao perceber que quando do concerto de Ennio Morricone no Rio de Janeiro no dia 05 de Maio de 2007, a trilha sonora de Os Sicilianos foi incluída no repertório. Morricone trouxe alguns músicos para o concerto e dentre eles o guitarrista Nanni Civitenga que sempre acompanha Il Maestro em seus concertos.
Nuno Malo é um compositor português de trilhas sonoras que surgiu no cenário da sétima arte em 2003, por ocasião do filme A MULHER POLÍCIA com direção de Joaquim Sapinho
O  próximo trabalho de Carherine Deneuve  será com o cineasta japonês Hirokazu Koreeda no filme THE TRUTH, que mostra o conflito de uma filha com sua mãe atriz. No caso Catherine Deneuve é a mãe enquanto que a filha interpretada por Juliette Binoche.
No arquivo de áudio você poderá ouvir este belo tema de HAMLET no solo de oboé.
Para a trilha sonora de INIMIGOS DE GUERRA, Morricone pode contar com a participação do grupo musical italiano Trencito De Los Andes, fruto de uma associação cultural italiana que é dedicada a música andina. Nessa trilha sonora a marcante presença do instrumento a partir do tema principal e ainda  na faixa”The Healing”.
Thomas Newman pavimentou uma trajetória no cinema que contempla mais de 110 trilhas sonoras, trabalhando com os mais importantes nomes de direção cinematográfica. Suas trilhas renderam mais de 50 prêmios, além de ter sido indicado para o Oscar em 14 oportunidades.
Está aniversariando o compositor canadense Howard Shore, que nasceu em Toronto no dia 18 de outubro de 1946. Trata-se de um compositor bastante aplicado, com trabalho apurado, cuja trajetória ganhou novos contornos depois da trilogia O SENHOR DOS ANEIS.
O compositor Ennio Morricone gravou a trilha sonora deste filme com a Roma Sinfonietta, sendo que o solo de gaita ficou a cargo do conceituado Gianluca Littera. Aliás em 2010 Morricone compôs uma peça especial para gaita e orquestra intitulada “Immobile 2”.
Quando adquiri a trilha sonora do filme O SEGREDO DO SAHARA, dirigido por Alberto Negrin, com trilha composta por Ennio Morricone, o que mais me impressionou foi justamente o fato do compositor ter prestigiado a tuba.
Todo o arranjo orquestral e regência das músicas de Chico Buarque coube a Il Maestro Ennio Morricone.
No arquivo de áudio o tema principal de TEOREMA música composta por Ennio Morricone
Ennio Morricone marca a estréia do pseudônimo Dan Savio, sendo que mais tarde ele também apareceria como Leo Nichols. O expediente de pseudônimos americanizados que os italianos usavam  era uma forma de protestar contra os distribuidores americanos que exigiam que os filmes italianos fossem dublados em inglês.
Ennio Morricone, começava a pavimentar uma trajetória que sabidamente seria de glória e consagração. Desta maneira através de O FASCISTA, filme de 1961, surge oficialmente a primeira trilha sonora composta por Ennio Morricone.
Depois de quatro anos de espera para o novo filme de James Bond e cercado de muitos boatos e muita especulação finalmente deram publicidade ao nome do novo James Bond em 2006. O escolhido foi o inglês  Daniel Craig  que gozava de muita popularidade na Inglaterra. No currículo de Craig entre outras as produções "Amor para Sempre", "Estrada para Perdição", "Nem Tudo É o que Parece" e "Tomb Raider”.
Ennio Morricone esteve duas vezes no Brasil, sendo a primeira no Rio de Janeiro em 2007 e a segunda no ano seguinte, 2008 na cidade de São Paulo. Continua com incansável disposição participando de concertos levando a sua música para distintas plateias em todo o mundo.
O filme de 1992 dirigido por Martin Brest alcançou um grande sucesso e obteve quatro indicações ao Oscar, sendo que uma delas foi transformada em prêmio de melhor ator para Al Pacino. Bem, ocorre que essa produção americana é uma refilmagem do clássico italiano PERFUME DE MULHER de 1974, que obteve duas indicações ao Oscar e não levou.
Mas seria importante resgatarmos trabalhos pouco conhecidos, mas que mais uma vez John Williams, dotado de uma sensibilidade extraordinária é capaz de vestir os personagens com acordes mágicos. Um exemplo disso está na produção de 1973 dirigida por Mark Rydell, LICENÇA PARA MAR ATÉ MEIA-NOITE.
Estamos falando do compositor Michael Giacchino que nasceu em Riverside, estado de New Jersey no dia 10 de Outubro de 1967. A sua estreia como compositor de trilas se deu em 1995 através de um jogo de videogame chamado GARGOYLES.
Se Jacques Tati tivesse nascido nos Estados Unidos, seguramente os americanos o transformariam no principal concorrente de Carlitos.  Um dos maiores méritos conquistados por Jacques Tati foi de conseguir elevar o gênero comédia ao patamar de arte.
Toru Takemitsu faturou 17 prêmios com as trilhas compostas para o cinema. Vitimado por um câncer o compositor Toru Takemitsu morreu no dia 20 de fevereiro de 1996 aos 65 anos.
O recente trabalho de Marco Beltrami para o cinema é a produção francesa dirigida por Jean-François Richet, O IMPERADOR DE PARIS. No elenco Vicent Cassel vivendo o advogado criminalista e também criminoso François Vidocq que acabou se transformando em fonte inspiradora para obras de Balzac e Victor Hugo. O filme vai estrear em Paris no dia 18 de Dezembro.
O filme conta a trajetória de um banqueiro holandês que financiou toda a resistência holandesa, durante o período da ocupação dos nazistas de 1940 até 1945. A própria história baseada em fatos reais, pode justificar que este fato tenha demorado tanto para se transformar num filme.
O compositor alemão Harold Faltermeyer está completando 66 anos neste dia 05 de Outubro, ele que nasceu em Munique. Alemanha. Comecei a acompanhar a trajetória de Faltermeyer já a partir da sua segunda trilha para o cinema que foi para o filme romântico de 1984 LADRÃO DE CORAÇÕES, trilha que está na minha coleção de vinis.
Susan Sarandon carreira iniciada na década de setenta e pavimentada por papeis desafiadores, como da garçonete em THELMA & LOUISE ou ainda a advogada em O CLIENTE, que valeu o Oscar da Inglaterra de melhor atriz, o BAFTA. Até aqui já são mais de 150 filmes. Fora das telas, desempenha  audaciosamente o seu papel como ativista política, assumindo posições polemicas e enfrentando desafios que denotam a sua corajosa trajetória.
Charles Aznavour nasceu em Paris no dia 22 de Maio de 1924 e faleceu no dia 01 de Outubro de 2018 em Alpilles, França. Compôs 1.200 músicas, gravou 294 álbuns, atuou em 80 filmes, mas suas músicas estão nas trilhas sonoras de mais de 150 filmes. Em 70 anos de carreira Charles Aznavour vendeu mais de 100 milhões de discos. Em 2017 ganhou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
O compositor Elia Cmiral nasceu em Praga capital da República Checa, no dia 01 de Outubro de 1950. Como seu avô era diretor da Academia de Música de Praga, isso o estimulou desde cedo a ter interesse pela música.
Il Maestro Ennio Morricone recebe um abraço do presidente da Itália Sergio Mattarella por ocasião do evento NOVANT'ENNIO.
Um triângulo sem consequência amorosa envolvendo a jovem Fulvia, que tinha pretensões de estudar fora e seus dois amigos, que nutriam uma secreta paixão por ela, Milton e Giorgio.
Em 1958 o compositor Miles Davis foi convidado pelo cineasta Louis Malle para compor a trilha sonora do filme ASCENSOR PARA O CADAFALSO. O filme foi o primeiro longa metragem do cineasta Louis Malle, como também a primeira experiência de Miles Davis compondo trilha sonora para o cinema.
Diretor, roteirista, compositor e ator, Pedro Almodóvar é o diretor espanhol mais famoso desde Luis Buñuel e Carlos Saura. Ele nasceu em Calzada de Calatrava, La Mancha, Espanha, no dia 24 de setembro de  1951.
O filme é  como se fosse uma fábula, mas se por um lado La Fontaine se servia dos animais para dar exemplo aos homens, neste filme o herói que se mostra como um leão, mas pode estar mais para cordeiro.
Ampliando o intervalo de produção para três anos, tivemos em 2002 o filme 007 UM NOVO DIA PARA MORRER. O agente secreto 007 parte em busca de um traidor megalomaníaco capaz de deflagrar uma guerra mundial de proporções inimagináveis.
Em 1965 foi produzido um documentário homenageando a atriz italiana intitulado SOPHIA LOREN EM ROMA, dirigido por Sheldon Reynolds. A trilha sonora do documentário foi composta pelo inglês John Barry e Sophia Loren interpretou a canção principal intitulada Secrets Of Rome.
John Powell já tem uma produção superior a 70 trilhas sonoras para o cinema, o que vem atestar o seu prestígio. Em 2011 obteve sua primeira indicação ao Oscar pela música do filme COMO TREINAR O SEU DRAGÃO. Mas a lista de sucessos pode ser atestada pelas músicas de SHREK, IDENTIDADE BOURNE, SR E SRA SMITH, KUNG FU PANDA e tantos outros trabalhos de relevo.
Maurice Jarre morreu de câncer aos 84 anos, no dia 29 de março de 2009. Sua música continua viva por meio de famosas produções cinematográficas que ficam perpetuadas em nossa lembrança.
A partir de novembro ele inicia um novo giro pela Europa com a sua “Sinfonia de Celebração” com o show intitulado O MUNDO DE HANS ZIMMER, onde ele mostra com seus músicos, alguns de seus melhores trabalhos. O giro começa dia 07 de novembro pela Suíça, passando ainda pela Alemanha e terminando dia 13 na Holanda.
A trilha sonora do filme foi confiada ao compositor inglês Harry Escott que com os seus 42 anos, já foi capaz de compor 42 trilhas sonoras a partir de 2003 o que confere uma escala quase que industrial de composição. Mesmo tendo a maioria das suas trilhas compostas para a televisão, neste longa sua música cumpre um papel preponderante quanto a alimentar o clima de suspense do filme.
Em 1993 Jerry Goldsmith resolveu homenagear o seu amigo Alex North que faleceu no dia 08 de setembro de 1991, gravando com a National Phillarmonic Orchestra a trilha rejeitada por Stanley Kubrick.
 O instrumento escolhido por Isham acabou sendo o trompete e com ele conseguiu posição de destaque em orquestras de Oakland e São Francisco. Mas paralelamente a música clássica, o gênero que sempre empolgou Isham foi o jazz, aos vinte anos já se tornou seu gênero preferido. Um músico que executava jazz no trompete, ao mesmo tempo em que se interessava por música eletrônica.
O cineasta Akira Kurosawa morreu no dia 06 de setembro de 1998 aos 88 anos, mas sua obra está mais viva do que nunca. Kurosawa realizou 30 filmes ao longo de sua carreira de meio século a serviço do cinema. Em cada um deles, podemos notar que nunca a música se estranhou com a cena, numa demonstração que as duas partes do filme, a visual e sonora, sempre conviveram de forma harmoniosa.
O cinema italiano sempre se mostrou muito pródigo na exploração das temáticas relativas aos costumes e principalmente dentro do espectro familiar. Se por um lado, inegavelmente um dos filmes a mostrar os maiores contrastes familiares foi PARENTE SERPENTE de Mario Monicelli, de outra parte o cineasta romano Gabrielle Muccino com o seu filme EM CASA TUDO BEM, se aproxima do Mestre Monicelli.
Richard Gere tem mais de 50 filmes no currículo  e que renderam 21 prêmios, inclusive um Globo de Ouro pelo desempenho em CHICAGO. Na sua filmografia vamos identificar determinadas produções que contaram com esmeradas trilhas sonoras.
Neste momento está sendo lançado um vídeo com várias apresentações de Perlman com o regente e também violinista, o venezuelano radicado nos Estados Unidos, Gustavo Dudamel regendo a Filarmônica de Los Angeles.
Bacalov também dirigindo a orquestra e produzindo arranjos escorava importantes nomes da música popular italiana como Rita Pavone, Nico Fidenco e Sergio Endrigo com quem celebrou uma parceria de quase duas décadas. Ironia do destino, por ocasião da trilha sonora O CARTEIRO E O POETA de 1994 que lhe valeu o Oscar, ele acabou implacavelmente acusado de plágio da música In My Nights de Sergio Endrigo.
Com mais de 80 trilhas compostas entre cinema e televisão, Annette Focks  tem pavimentado uma carreira sólida, formando parcerias com importantes nomes da direção. Quem trabalha com Annette sabe valorizar sobremaneira o seu trabalho, como foi o caso do cineasta dinamarquês Billy August, com quem trabalhou recentemente em 2017 compondo a trilha sonora do filme 55 DEGRAUS. 
VIDAS À DERIVA, cuja história só foi possível ser contada depois de uma experiência sobre-humana de um jovem casal de enfrentar os fenômenos da natureza.
Mantendo o intervalo de produção a cada dois anos, eis que 1999 surge a produção 007 - O Mundo Não É o Bastante. O agente secreto James Bond interpretado por Pierce Brosnan volta à ativa para proteger a herdeira de uma imensa fortuna, que está sendo o alvo de um terrorista imune à dor.
Alexandre Desplat nasceu em Paris no dia 23 de agosto de 1961. Ele começou estudando piano, posteriormente trompete e flauta. No Conservatório de Paris estudou análise musical com Claude Ballif, viajando para os Estados Unidos onde estudou em Los Angeles, orquestração com Jack Hayes. Desplat tem alguns trabalhos em parceria,por exemplo, com o brasileiro Carlinhos Brown.
Stelvio Cipriani já compôs mais de 240 trilhas entre cinema e televisão e continua ativo, tendo no ano passado assinado a trilha sonora de um vídeo documentário do cineasta italiano Federico Caddeo.
O cineasta Mohammad Rasoulof faturou quatro prêmios com o seu filme UM HOMEM ÍNTEGRO, inclusive em Cannes e também no Festival de Cinema em Jerusalém, para tormento maior das autoridades iranianas.
Certa vez John Debney afirmou que sua trilha favorita sempre foi a que ele compôs para o filme de 1995 A Ilha da Garganta Cortada. Não seria difícil imaginar o quanto que essa trilha o faz lembrar do lendário Erich Wolfgang Korngold em Capitão Blood de 1935, também a sua preferida daquele que o inspirou em inúmeras trilhas.
Numa carreira que teve início em 1965, são mais de 100 filmes em que Robert De Niro atuou interpretando os mais desafiadores papeis. O seu talento permitiu que ele arrebatasse 2 Oscars, respectivamente pelos filmes O PODEROSO CHEFÃO (1975) como ator coadjuvante e ainda como ator principal em O TOURO INDOMÁVEL (1981), rendendo ainda mais 55 prêmios.
O grande brilho de Madonna, no entanto continua sendo nas trilhas sonoras do cinema, pois suas canções estão inseridas em mais de 400 produções. Madonna também teve a experiência na direção e foi bem sucedida, pois seu filme W.E. O ROMANCE DO SÉCULO de 2011 permitiu que ela arrebatasse o Globo de Ouro de melhor canção.
Alejandro G. Iñárritu entende um filme como uma peça de três atos. Primeiro vem o roteiro, depois a filmagem e finalmente o processo de edição que mais parece um tabuleiro de xadrez com toda a movimentação das cenas até chegar ao produto final, o filme.
O cineasta Wim Wenders nasceu na cidade alemã de Dusseldorf no dia 14 de agosto de 1945.Wim Wenders já conquistou 86 prêmios com seus filmes e na sua filmografia já são 65 filmes como diretor, sendo que 46 produções com roteiro de sua autoria.
Um dos grandes méritos que James Horner conseguiu imprimir através das suas trilhas, foi de cumprir um papel de extrema funcionalidade. Em que pese, em alguns momentos a música assumir uma preponderância justificada pelas próprias cenas como em CORAÇÃO VALENTE e MAR EM FÚRIA, de outra parte a trilha se submetia passivamente as cenas a quem transferia todos os méritos.
Este é o segundo longa metragem do cineasta francês Edouard Deluc que não quis fazer uma cinebiografia sobre o pintor francês Gauguin. Ele optou por um caminho diferente ao basear o roteiro do filme num pequeno diário de viagem de Gauguin quando em 1891 ele resolveu abandonar Paris e se aventurar nas florestas do Haiti.
Em junho de 2005 quando a Footlight Records localizada no Village em Nova Iorque resolveu fechar a sua loja física, praticamente deixou de fazer sentido as minhas idas para Nova Iorque. 
or outro lado, louve-se a música do filme de autoria de David Mansfield um compositor que nunca teve a oportunidade de ter seu trabalho reconhecido. Mansfield estreou no cinema em 1980 justamente compondo para um filme de Michel Cimino PORTAL DO PARAISO, um belíssimo trabalho.
Dustin Hoffman teve aa felicidade de ver seu desempenho muito bem acompanhado por músicas emblemáticas e muitas delas compostas por grandes mestres das trilhas sonoras.
O cineasta francês Alain Corneau nasceu no dia 07 de agosto de 1943 e faleceu vítima de câncer aos 67 anos no dia 30 de agosto de 2010. A sua formação musical permitiu que as trilhas sonoras de seus filmes tivessem um papel importante para a narrativa cinematográfica.
Ola Fløttum já tem mais de vinte trilhas compostas, transitando entre os cinemas da Noruega e Suécia. Ele compõe partituras também para o teatro e para o mercado publicitário.Trilha sonora de  Ola Fløttum para o filme THELMA de 2018 do cineasta Joachin Trier, teve a música indicada para concorrer no Festival de Cinema Amanda da Noruega.O que marca o seu talento é a característica própria que imprime aos seus trabalhos musicais.
O violoncelista finlandês Eicca Toppinen comanda sua banda de rock Apocalyptica é o rock no violoncelo.
Em 2007 Christopher Gunning retornou em grande estilo para os longas metragens, compondo a trilha sonora do filme PIAF, UM HINO AO AMOR.
Um filme de guerra baseado em fatos reais e que conta a trajetória de um sobrevivente de um grupo de 12 homens, que estavam encarregados de sabotar as manobras dos alemães na tentativa de montarem uma base em território norueguês.
David Raksin deve ser reverenciado por tudo que fez em prol da música. A marca do seu talento está perpetuada por meio dos inesquecíveis acordes de LAURA, uma música que é um verdadeiro alimento do amor.
Completando 92 anos de uma feliz existência o cantor Tony Bennett que nasceu no dia 03 de agosto de 1926 no bairro de Astoria que pertence ao distrito do Queens, na cidade de Nova Iorque. Uma carreira marcada pelo sucesso e reconhecimento do talento nos prêmios que recebeu. Foram 19 Grammys ( o Oscar da música) e dois prêmios Emmy ( O Oscar da televisão) e quem poderia duvidar dele ser considerado como o melhor cantor da sua geração, já que quem reconheceu este fato foi Frank Sinatra.
Em 1997 o filme 007 O AMANHÃ NUNCA MORRE com o agente secreto James Bond enfrentando a ameaça da Terceira Guerra Mundial, que pode ser provocada por um perigoso e bilionário empresário do ramo das comunicações.  Pierce Brosnan parece ter consolidado sua imagem como 007, enquanto que o elenco é reforçado com Jonathan Pryce e Judi Dench.
Foram 21 trilhas compostas da melhor qualidade, sendo que a mais famosa de todas foi para o western de 1958 dirigido por William Wyler DA TERRA NASCEM OS HOMENS estrelado por Gregory Peck e Charlton Heston, valendo a indicação ao Oscar de melhor trilha sonora. O tema principal de DA TERRA NASCEM OS HOMENS acabou sendo difundido em várias emissoras de rádio e televisão, servindo de prefixo musical de programas informativos.
As melhores trilhas sonoras dos filmes em que Schwarzenegger atuou até aqui, poderiam ser destacadas por ordem de importância como CONAN, O BÁRBARO (1982) de Basil Poledouris, O EXTERMINADOR DO FUTURO (1984) de Brad Fiedel, O PREDADOR (1987) de Alan Silvestri, INFERNO VERMELHO (1988) de James Horner.
abe um registro que Eric Serra em 007 CONTRA GOLDENEYE, foi o primeiro compositor a se arvorar em fazer um arranjo diferente para o prefixo de serie James Bond criado por John Barry, mas a experiência não foi bem assimilada pelos produtores, que resolveram não trocar de compositor. 
Mais um filme instigante de Paolo Genovese, que nos instiga a pensar sobre aquilo que realmente desejamos para as nossas vidas. Camões tinha razão quando escreveu: “Coisas impossíveis, é melhor esquecê-las que desejá-las”.
Sandra Bullock está de filme novo na praça OITO MULHERES E UM SEGREDO, atuando ao lado de Cate Blanchard e Anne Hathaway. O filme tem a direção de Gary Rosse que também assina o roteiro. Claramente o filme é uma referência Onze Homens e Um Segredo, mas desta feita a personagem principal é Sandra Bullock que na pele de Debbie Ocean que tem como missão roubar um colar de diamantes de 150 milhões de dólares.
Dentre as canções de Less Reed que alcançaram grande sucesso nas vozes de Tom Jones, Petula Clark, Engelbert Humperdinck, Ray Conniff entre outos, se destacam I’ve Got My Eyes on You, Kiss Me Goodbye, I Pretend, The Last Waltz, Everybody Knows e o maior sucesso de todos os tempos “Delilah”. Para se ter uma ideia do sucesso das canções de Less Reed, hoje mais de 180 trilhas sonoras contemplam suas músicas.
Piero Piccioni morreu no dia 23 de Julho de 2004, mas suas músicas continuam ecoando forte nas trilhas sonoras de vários filmes como em 2013 por ocasião de O LADO BOM DA VIDA e a música “Amore A Forza”.  Na serie televisiva americana SEGURA A ONDA, que teve início em 2001 e até  2017 foram aproveitadas cinco músicas em 24 episódios. Dessas a mais executada foi Spinning Waltz, que Piero Piccioni compôs para a trilha sonora do filme OS CASAIS de 1970.
Uma das grandes mensagens do filme MARIA MADALENA está naquilo que tem faltado para a nossa civilização, o perdão e o amor incondicional.
O cineasta espanhol Fernando León de Aranoa não pretendia contar apenas uma história sobre o narcotraficante colombiano Pablo Escobar. Quando pensou num filme com este personagem há pelo menos quinze anos atrás, ele já tinha um desenho em sua mente de que o filme teria que se constituir num painel mais amplo do que foi a atividade desse personagem.
Em 1989 o filme PERMISSÃO PARA MATAR com Timothy Dalton como  agente secreto James Bond que parte em busca de vingança contra um poderoso chefão das drogas, que destrói a vida de um de seus amigos. Nesta produção novamente John Barry perde seu posto para o seu compatriota Michael Kamen.
Enfim, DESOBEDIÊNCIA acaba se transformando numa história de um amor proibido que nasce justamente num território proibido, justamente por conta da ortodoxia religiosa.
O filme tem uma boa dose de emoção com narrativa densa, que deixa o espectador em permanente estado de suspense, sem noção do desdobramento que a história pode ganhar. Um dos componentes a sustentar o clima de emoção da trama está na trilha sonora muito bem estruturada pela compositora inglesa Anne Nikitin.
Em 1987 é a vez de 007 MARCADO PARA A MORTE e o filme marca uma nova mudança do agente 007, com a saída de Roger Mooree a entrada do inglês Timothy Dalton. Também este filme serviu para marcar a presença pela primeira vez de Barbara, filha de Albert Broccoli e que se preparava para assumir a produção da série.
A trilha sonora de NUMA NOITE...UM JANTAR rendeu ao compositor Ennio Morricone o prêmio de melhor trilha do Sindicato dos Jornalistas da Itália.
John Ottman completa 25 anos de carreira com uma produção de 54 trilhas sonoras compostas, tendo rendido o BAFTA, que é o Oscar da Inglaterra, pela música do filme OS SUSPEITOS. No acervo de composições de John Ottman se destacam as trilhas sonoras dos filmes PÂNICO NO LAGO, O AMIGO OCULTO, QUARTETO FANTÁSTICO, OPERAÇÃO VALKIRIA, SEM ESCALAS e muitas outras.
Um frasista sob medida e um humorista politicamente incorreto, tem certeza de que nos dias de hoje não poderia refilmar BANZÉ  NO OESTE, pois face a imposição do politicamente correto, isso serviu para matar o humorismo. Dentre seus principais filmes se destacam OS PRODUTORES (1967), O JÓVEM FRANKENSTEIN, A ÚLTIMA LOUCURA DE MEL BROOKS, ALTA ANSIEDADE e DRÁCULA- MORTO MAS FELIZ.
Em 1985 voltaria a serie normal com os produtores originais de James Bond em 007 Na Mira dos Assassinos. O enredo mostra um inescrupuloso industrial que pretende destruir as principais indústrias de componentes de computadores do planeta, para obter o controle mundial do mercado de minério.
O grande objetivo de Donald Crowhurst, personagem vivido por Colin Firth era de se tornar o pioneiro na volta ao mundo em um barco sem parar.
Este, no entanto não foi um filme oficial da série, já que havia uma briga judicial com o autor da série Ian Fleming, quando então o produtor Jack Schwartzman aproveitou e lançou o filme.
Os temas de abertura e encerramento da trilha sonora deste filme foram compostos por Ennio Morricone e reforçada pela inserção de canções do folclore marroquino, escolhidas pelo próprio cineasta Ermanno Olmi.
A partir das nove da noite deste sábado as Termas de Caracalla, na atmosfera daquela Roma Antiga, passam a ecoar pelos quatro cantos a música de Ennio Morricone regendo a Roma Sinfonietta Orchestra, embalada pela voz da portuguesa Dulce Pontes.
A grande mensagem do filme está no fato de que quando se pensa que alguém está se despedindo da vida, ela está indo de encontro a uma nova maneira de viver o tempo que resta da vida.
O compositor Randy Edelman teve a felicidade de ver várias de suas composições feitas para o cinema, transformadas em suítes sinfônicas e executadas por renomadas orquestras, dentre tantas a Boston Pops e Sinfônica de Boston.
Em 1983 surge o filme 007 Contra Octopussy comJames Bond partindo em busca do assassino de outro agente britânico, que estava investigando o roubo de uma valiosa jóia. Roger Moore cada vez mais convincente como 007, enquanto que ocorre nova alteração na trilha sonora, sendo reconvocado o compositor John Barry.
BASEADO EM FATOS REAIS mostra o lado real da dialética na literatura, a tal ponto de se perguntar: o que é verdadeiro e o que é falso na história? É mas como um bom filme, isso fica para o final.
A CASA TORTA, que narra a história de um assassinato de um milionário que leva sua amante para morar numa mansão juntamente com seus filhos e agregados. Brenda ( Christina Hendricks) neta do milionário, contrata  o detetive particular Charles Hayward ( Max Irons) para investigar o intrincado caso, onde cada um dos parentes do morto, poderiam ter uma motivação para vê-lo morto. Todos?
O  primeiro sucesso de Marvin Hamlisch para o cinema aconteceria em 1975, por ocasião do filme NOSSO AMOR DE ONTEM, filme estrelado por Robert Redford e sua amiga Barbra Streisand. Com este seu trabalho ele conquista o seu primeiro Oscar, levando ainda Globo de Ouro e Grammy. 
Clint Eastwood uma autêntica legenda de Hollywood completando 88 anos de uma rica existência.
Em  1981 surge o filme 007 Somente Para Seus Olhos.O papel de James Bond continua com  Roger Moore. Mudança na trilha sonora, sai John Barry entra pela primeira vez o compositor Bill Conti que ostentava na época um grande prestígio em Hollywood.
Desde 2013 o compositor Danny Elfman passou a se dedicar a carreira concertista com sua primeira apresentação no clássico Albert Hall de Londres no dia 07 de outubro.   Suas trilhas continuam ecoando forte nas salas de concerto em varias partes do mundo. Neste momento ele está envolvido no novo filme de Tim Burton que só será lançado no ano que vem. Trata-se da refilmagem de DUMBO de Walt Disney, que será lançado em março do ano que vem.
O trabalho de Nicola Piovani envolvendo a palavra e a música teve início nos anos noventa através da parceria de Nicola Piovani compondo a música com Vincenzo Cerami produzindo os textos, através do grupo La Compagnia Della Luna. Em 1995 foi lançado um CD intitulado Canti Di Scena onde o primeiro espetáculo é apresentado ao público. No arquivo de áudio a faixa “Volano Le Canzone”Nicola Piovani ao piano e participações de Vincenzo Cerami, Francesca Breschi, Pino Ingrosso e Donatella Pandimiglio.
Mais uma produção espanhola que transita pelo gênero policial com muita competência, neste que é o terceiro longa do cineasta Inaki Dorronsoro, que também assina o roteiro. A produção foi rodada nas cidades de Madri e Bilbao. Um filme de muita ação que mostra um bandido profissional que se alia a uma quadrilha formada por ex-militares do leste europeu, cuja missão é assaltar um grande banco.
Em 1979 007 Contra O Foguete da Morte.O agente James Bond persegue um milionário excêntrico que desenvolveu um projeto espacial particular: um foguete que pode exterminar toda a vida existente na face da Terra. Roger Moore cada vez mais convincente como James Bond.
O  envolvimento da espiã russa Dominika com o agente americano Nate deixa o espetador em dúvida sobre qual seria o objetivo da ex-bailarina, fugir da Rússia ou voltar por cima. O filme tem uma ambientação perfeita com cenários reais com filmagens na Eslovênia, Budapeste, Londres e Viena. As mais de duas horas deste filme que requenta a guerra fria, deixarão no ar um clima de suspense sem previsão sobre qual será o golpe resolutório final.
Mario Monicelli morreu no dia 29 de novembro de 2010 aos 95 anos suicidando-se depois de enfrentar um tratamento contra um câncer de próstata.  A simplicidade dos temas, aliada a perspicácia, humor e competência, fizeram de Monicelli um verdadeiro gênio da arte de filmar.
O diretor grego Filippo Tsitos lançou em 2011 o seu filme MUNDO INJUSTO, onde ele aborda a figura de um investigador policial que mesmo sabendo que o mundo em que vive é profundamente injusto,  tenta ser o mais justo possível. Bem por isso, perdoa todo aquele pobre coitado que foi vítima de alguma injustiça. 
No vídeo você acompanha uma apresentação de Burt Bacharach em 2014 na Casa Branca.
No arquivo de áudio você vai ouvir a canção Nobody Does It Better na voz de Carly Simon.
Ettore Scola sempre foi um cineasta que respeitou a música, sua importância, já que em determinada época ele lembrou que em 1941 existia uma lei que reconhecia como legítimos autores de um filme, o roteirista, o diretor de arte, o diretor e o compositor, e arrematou: “é um dos poucos casos em que o legislador foi iluminado, pois nem todas as leis são tão próprias e justas como essa.”
Bruce Rowland é um dos mais importantes nomes da música no cinema da Austrália, que pavimentou uma carreira vitoriosa. Ele nasceu em Melbourne, Austrália, no dia 09 de maio de 1942. Dentro de uma família que nutria profunda identidade com a música, com Bruce não seria diferente.
Brian Tyler continua também paralelamente ao seu trabalho de composição para o cinema dedicando-se a atividade concertista. No dia 28 de outubro próximo ele retorna mais uma vez ao Royal Festival Hall de Londres para um concerto em que vai mostrar seus principais trabalhos durante duas horas, regendo a Philharmonia Orchestra.
Em 2016 Anne Dudley trabalhou com o cineasta Paul Verhoeven por ocasião do thriller ELLE, estrelado por Isabelle Huppert e mais uma vez ela esbanja talento. No arquivo de áudio em anexo estamos apresentando a trilha sonora de ELLE, composição de Anne Dudley.
O DOLAR FURADO, filme de 1965 dirigido por Giorgio Ferroni que adotou o pseudônimo de Calvin Jackson Padget. No elenco o ator Giuliano Gemma que adotou o pseudônimo de Montgomery Wood. A trilha sonora confiada ao compositor Gianni Ferrio que havia iniciado sua trajetória no cinema em 1959 pelo gênero comédia.
O personagem Drácula já ensejou mais de 370  produções ao longo da história do cinema, sendo a primeira delas do ano de 1931 trazendo no elenco o marcante Bela Lugosi.
Em seu quarto longa metragem  VOCÊ NUNCA ESTEVE AQUI a cineasta escocesa Lynne Ramsey  resolve contar uma história em torno do personagem Joe ( Joaquin Phoenix) que esteve no Vietña e trouxe na sua bagagem o PTSD ( estresse pós traumático). Este quadro que provoca uma desordem de ansiedade e no caso de Joe sua ira era despejada nas suas vítimas, pois se transformou em assassino profissional.
Em 1974 é a vez de 007 CONTRA O HOMEM DA PISTOLA DE OURO com James Bond continuando a ser interpretado por Roger Moore. Está de volta na trilha sonora  o compositor John Barry. A canção tema é interpretada por Lulu cujo nome real é Marie McDonald McLaughlin Lawrie, uma atriz escocesa que marcou presença no filme AO MESTRE COM CARINHO em 1967.
Elliot Goldenthal paralelamente a sua carreira de compositor de trilhas, também continua se dedicando a atividade concertista. No dia 29 de Maio Elliot Goldenthal vai participar do Festival de Cinema de Cracóvia na Polônia, mostrando as suas mais importantes composições para o cinema.
Em 2005 coube ao neozelandês Peter Jackson refilmar KING KONG, sendo que diferentemente do original de 1933, desta vez o nome de Edgar Wallace aparece nos créditos em parceria com Merian Cooper.
A idéia de aproveitar Paul MacCartney foi do próprio empresário dos Beatle, George Martin que já havia atuado como consultor por ocasião de GOLDFINGER quando emplacou a Shirley Bassey. Paul McCarthney estabeleceu uma única condição  quanto a canção tema, já que esta seria interpretada pela banda que acabava de ser formada por ele que era a Wings.
O filme mostra uma alemã Katja ( Diane Kruger que é casada com o turco Nuri ( Numan Acar), que depois de cumprir pena por tráfico de droga, consegue reestruturar sua vida montando uma agencia de viagens. Ao final de um dia Katja passa na agencia para pegar o marido e o ilho de 8 anos, quando perceber que a rua está interditada. Um atentado a bomba matou o marido e o filho de Katja, não possibilitando nem mesmo o reconhecimento pois as vítimas ficaram em pedaços.
Em 1971 por ocasião do filme  OS DIAMANTES SÃO ETERNOS, tivemos o retorno de Sean Connery.
Alfred Hitchcock morreu em Los Angeles no dia 29 de abril de 1980 por insuficiência renal, ele tinha 80 anos.
Christopher Young também marca presença em concertos, por exemplo no dia 27 de junho ele estará participando de um concerto em Madri, Espanha, mostrando suas composições para o cinema. Já no dia 30 de junho estará na cidade búlgara de Varna para um concerto.
Federico Jusid elegeu Madri, como o local em que ele estabeleceu a sua base, notadamente pela facilidade de deslocamentos dentro da Europa, mas também pela oportunidade que teve no estabelecimento de importantes contatos com a esfera cinematográfica, o que praticamente o colocou dentro da sétima arte. 
Francis Lai já compôs trilhas  para mais de 120 filmes e  mais de 600 canções, muitas delas estouraram nas paradas de sucesso de todo mundo, interpretadas por estrelas de grande renome e gabaritadas orquestras.
inda hoje, Al Pacino continua se dedicando ao teatro, onde começou sua trajetória de ator, em 1969, estudando interpretação com Herbert Bercov. Já no cinema até aqui são 56 participações e a mais recente em O IRLANDÊS, no qual vive o líder do sindicato dos motoristas, Jimmy Hoffa.
Parecia muito natural as canções dos filmes de James Bond irem para o topo das paradas de sucesso e isso também aconteceu com a bonita canção We Have All The Time In The World na voz inconfundível de Louis Armstrong.
Barbra Streisand é uma colecionadora de  prêmios ao longo da sua trajetória até aqui já são 43, além de ter sido indicada para outros 44. Os principais 2 Oscars, 11 Globos de Ouro, 10 Grammy’s e 5 Emmys.
Como um exímio arranjador Patrick Williams trabalhou com vários artistas dentre os quais poderíamos destacar a cantora Barbra Streisand. Em 1979 obteve uma indicação ao Oscar pela adaptação musical  da trilha sonora do filme O VENCEDOR.
No dia 10 de julho de 1973 o  magnata do petróleo dos anos setenta, o americano Jean Paul Getty foi surpreendido com o sequestro do seu neto, Jean Paul Getty III. O grupo que sequestrou o adolescente de 17 anos, exigia o pagamento de um resgate de 17 milhões de dólares. O avô que preferia investir sua fortuna em obras de arte, concordou em pagar apenas 2,2 milhões de dólares, que representava justamente a quantia que permitia ao magnata se beneficiar de deduções do imposto de renda.
Wim Wenders neste seu novo filme, trata de questões políticas e ambientais, usando como gancho uma história de amor. Ele encontrou uma maneira de contar uma história que mostra todo o radicalismo jihadista, uma espécie de fanatismo politico e religioso, onde a essência é o ódio, sendo que o melhor antídoto para o combater seria o amor. O homem foi à lua e continua buscando no espaço um conhecimento, desconsiderando o que existe nas profundezas do mar produzindo as mudanças climáticas.
Na carreira de Jessica Lange até aqui já são 44 filmes e que renderam 39 prêmios, além de ter sido indicada para outros 79 prêmios. Atualmente tem se dedicado mais a series televisivas como A História de Horror Americana  que teve início em 2011 com contrato até o ano que vem. 
Rózsa morreu no dia 27 de julho de 1995, mas sua música está definitivamente imortalizada pelo cinema, através de trabalhos notáveis como por exemplo a trilha do filme de Alfred Hitchcock, QUANDO FALA O CORAÇÃO, que foi transformada por Elmer Bernstein em SPELLBOUND CONCERT. Um duo-pianístico maravilhoso gravado pela The Utah Symphony Orchestra, sob a regência de Elmer Bernstein com  Joshua Pierce e Dorothy Jonas ao piano.
Quando tudo estava sendo preparado para a produção deste filme, nas paradas de sucesso figurava a cantora Nancy Sinatra com a canção "Somethin 'Stupid", um dueto com o seu pai, Frank Sinatra. , Broccoli e Saltzman estavam plenamente convencidos de que mais do que a Nancy, o sobrenome Sinatra iria conferir um peso importante para a canção tema do filme COM 007 SÓ SE VIVE DUAS VEZES.
Em 1991, a gravadora inglesa Silva Screen editou a trilha sonora original de LUZES DA CIDADE, executada pela The City Lights Orchestra com regência de Carl Davis. Uma gravação fantástica dessa antológica trilha sonora que nos mostra, a partir da Overture, o que deveria ser a música de todos os filmes do personagem Carlitos. O momento da emoção mais aguda do filme é a cena, ao som de “La Violetera”, da florista cega por quem o vagabundo se apaixona.
No vídeo você acompanha o Concerto para Saxofone que Kamem compôs em 1990 e foi gravado pelo notável David Sanborn, ganhador de seis prêmios Grammy.
A escritora francesa Amanda Sthers depois de experimentar o sucesso de seus 10 romances de forma individual,  resolveu transportar para o cinema um texto seu visando experimentar o trabalho coletivo. Foi assim no seu primeiro longa metragem de 2009 e agora ela retorna com força através da comédia romântica, que também não deixa de ser de costumes, MADAME de 2017.
Este é o título do terceiro longa metragem do jovem cineasta argentino Santiago Mitre. Ele envereda pelo ambiente político a partir da trajetória do presidente argentino Hernán Blanco protagonizado pelo carismático Ricardo Darin.
ulie Christie se notabilizou no cinema pelo seu desempenho como a personagem Lara em DOUTOR JIVAGO filme de 1965 do diretor David Lean. O sucesso do filme não se deveu unicamente a cativante história de amor entre o médico Doutor Jivago e a bela Lara, mas notadamente pelo emblemático tema musical composto por Maurice Jarre. 
Em 007 Contra a Chantagem Atômica 1965, a poderosa voz do cantor britânico Tom Jones invadia os cinemas de todo o mundo interpretando a canção Thunderball, com música de John Barry e a letra de Don Black.
Vladimir Cosma também é concertista, tem se apresentado para distintas plateias na Europa, onde seu nome é sempre muito bem recebido. Para essas apresentações, ele acabou transformando algumas de suas composições em pequenas suítes concertistas.
Bill Conti ficou profundamente identificado com a seqüência cinematográfica de ROCKY, em 1979 ele havia feito a trilha sonora do segundo, sendo que em 1982, ele estava envolvido com a terceira sequência. ROCKY 3, O DESAFIO SUPREMO, também era um desafio para Conti com objetivo de tentar se superar musicalmente. Desta vez a canção não foi composta por ele, já EYE OF THE TIGER, ficou a cargo do conjunto de rock Survivor e  acabou sendo indicada para importantes prêmios como o Oscar, Globo de Ouro e o Bafta.
Lisa Gerrard nunca imaginou que pudesse estabelecer uma carreira como compositora e foi justamente o cinema que permitiu a ela perceber quanto que tudo se tornou mais estruturado no âmbito do material de trabalho difundindo idéias e suas influências. Lisa é uma gladiadora, pois como mulher, brilha na constelação cinematográfica justamente numa área de predominância masculina.
 canção GOLFINGER teve a música composta por John Barry com a letra assinada pela dupla Leslie Bricusse e Anthony Newley. Um registro necessário para justificar o sucesso da canção Goldfinger foi o fato de que o empresário dos Beatles George Martin foi quem cuidou da produção artística da cantora Shirley Bassey, provando que além de embalagem, o conteúdo era muito bom.
Certa vez, o cineasta Federico Fellini afirmou: “o colaborador mais valioso de todos era Nino Rota. Entre nós estabeleceu uma integração total desde Abismo de Um Sonho. Nossa integração foi interessante: eu tinha decidido ser diretor, e Nino era uma premissa para que continuasse a sê-lo. Tinha uma imaginação geométrica, uma visão musical das esferas celestes, para quem não havia necessidade de ver as imagens de meus filmes.” 
Claude Bolling continua excursionando pela Europa com a sua Big Band e por onde passa, recebe o carinho e reconhecimento pela sua competência e como um apaixonado pela música.
A canção FROM RUSSIA WITH LOVE acabou indicada ao Globo de Ouro e alcançou um estrondoso sucesso no Brasil aparecendo durante vários meses nas paradas de sucesso e alcançando expressivos índices de vendagem.
A narrativa mostra como que um incidente banal em que o libanês cristão Toni Hana molhando a sacada do seu apartamento e que de repente espirrando água num mestre de obras o refugiado palestino Salameh que trabalhava na rua, pode se transformar numa questão judicial.
Depois de enterrar a filha, ele resolve então investigar o caso, para apurar as reais causas determinantes da morte. Sua surpresa maior acontece a partir do momento em que as suspeitas se voltam para o padrasto o médico Dr. Krombach.
Este notável cineasta chamado Alfred Hitchcock deu mostras da sua originalidade quando em INTRIGA INTERNACIONAL, temos a cena do avião que persegue o personagem Roger Tornhill ( Cary Grant). Uma cena desprovida de tôda verossimilhança e de toda significação, mas que justamente neste ponto é que o cinema cumpre o seu papel como o da arte do inusitado.
Se você pedisse ao compositor Patrick Doyle para escolher uma faixa das  mais de sessenta trilhas compostas, não tenho dúvidas em afirmar que seria a Overture de MUITO BARULHO POR NADA.A resposta poderia ser simples, pelo fato de que são poucas as oportunidades para se compor uma trilha como aquelas, principalmente pelo aspecto cíclico que prevalece no campo das trilhas sonoras e naquele caso a singularidade está relacionada a própria resposta visceral que a música provoca.
Uma das mais expressivas páginas musicais assinadas por Michel  Magne é justamente a trilha sonora de OS MISERÁVEIS de 1982, onde se destaca um magnifico Réquiem das Barricadas.
Elmer Bernstein também foi vítima do marcartismo, movimento que punia com o ostracismo, aqueles que eram simpatizantes da esquerda. Quem acabou tirando-o do ostracismo foi o cineasta Cecil B.De Mille, que o convidou para fazer a trilha de OS 10 MANDAMENTOS, trabalho emblemático e que reinseriu Bernstein na constelação das grandes estrelas da música no cinema.
François de Roubaix tinha duas paixões, o cinema, para quem dedicou as páginas musicais mais inspiradas e o mar, a quem gostava de desafiar, através da pratica da caça submarina. Foi o fim de um compositor que no espaço de tempo que se dedicou ao cinema, brindou o público com esmeradas trilhas que denotavam todo o seu talento. François De Roubaix compôs em 26 anos de carreira quase 100 trilhas sonoras.
Ator e cantor Bobby Darin morreu aos 37 anos, tendo atuado em 26 filmes. Mas a sua voz continua ecoando nas telas, pois até aqui já são 139 filmes com as canções interpretadas por ele nas trilhas sonoras.
Quando falamos de alguém no interior de um apartamento observando o prédio vizinho, o primeiro exemplo cinematográfico que vem é o filme de 1954,   JANELA INDISCRETA, de Alfred Hitchcock, com James Stewart  no papel do fotógrafo que  imobilizado numa cadeira  com a perna  quebrada, vai  através dos instrumentos  óticos de sua profissão, devassando e  descobrindo  sua vocação “voyeurística”.
 O filme A ÚLTIMA TENTAÇÃO DE CRISTO rendeu mais do que a polêmica em torno do filme O MILAGRE  de Roberto Rossellini ou ainda mais que JE VOUS SALUE MARIE de Jean Luc Godard .
Arthur B. Rubinstein criou a SIG ( Symphony In The Glen) uma instituição que promove concertos de música clássica ao ar livre, com isso estimulando o senso comunitário cultural. A orquestra tem percorrido toda a parte sul da Califórnia, além de outras localidades.
Na década de 70 tivemos O ÚLTIMO TANGO EM PARIS, que para a igreja católica se constituiu numa das maiores afrontas aos padrões éticos e de bons costumes, sacudindo os alicerces do catolicismo mundial.
ederico Fellini por ocasião de seu filme NOITES DE CABÍRIA de 1957, começou a ter problemas com a igreja. Mas de forma hábil Fellini aceitando sugestão de um amigo padre, levou o filme para ser exibido para um cardeal de Genova, que era candidato a Papa e uma pessoa de profunda influência.
Nessa época tivemos casos de muitos diretores que desafiaram publicamente esta Legião e quase acabaram em desgraça, como  foi o caso de Otto Preminger e outros tantos. Deste diretor, um dos filmes mais censurados foi O  HOMEM DO BRAÇO DE OURO, com Frank Sinatra, Eleonor Parker e Kim Novack. A temática do filme era tida pela igreja como horripilante, as drogas.
No arquivo de áudio estamos trazendo a bonita faixa intitulada “Criação do Mundo” do filme de Frederic Rossif O APOCALIPSE DOS ANIMAIS, filme produzido para a televisão com a belíssima trilha sonora composta por Vangelis, que acabou se constituindo no seu primeiro sucesso.
Os anos 90 acabaram sinalizando, para os magnatas da indústria cinematográfica, a preferência do público pelos temas românticos. Tanto assim que de forma despretensiosa o filme SINTONIA DE AMOR, com o par romântico formado por Tom Hanks e Meg Ryan.
Até aqui já são mais de 120 trilhas compostas, valendo-lhe 39 prêmios e duas indicações ao Oscar, respectivamente por FORREST GUMP, O CONTADOR DE HISTÓRIAS em 1995 e EXPRESSO POLAR de 2005. Uma das trilhas mais elogiadas de Alan Silvestri é do filme O SEGREDO DO ABISMO de 1989.
Contrariamente do que a grande maioria poderia imaginar, a “musica assoluta”( música clássica) é a principal atividade de Ennio Morricone. Bem por isso ele reúne um enorme acervo com mais de 100 composições que teve início na década de quarenta. Um exemplo deste ano pode ser dado através 11 peças para cordas, dentre as quais destacamos a belíssima  “Esercizio Per Archi Nº1 ( Exercício Para Cordas)”.
De repente, todo o ambiente é tomado pela cor vermelha indicando que ali o sangue vai rolar, como ficou flagrante em O ILUMINADO, filme de Stanley Kubrick de 1980.
Quando a Fórmula 1 passou a ser transmitida pela televisão no início dos anos setenta, tivemos a música do filme de 1966 GRAND PRIX dirigido por John Frankheimer e com a música composta por  Maurice Jarre que se transformou em prefixo musical.
Trevor Jones concluiu seu mais recente trabalho em 2018 para o cinema que foi a trilha sonora de TO TOKYO, filme que mistura terror, drama e fantasia, que marca a estréia do seu filho Casper na direção.
Michael Nyman continua excursionando pelos quatro cantos do mundo com sua banda minimalista difundindo suas músicas, principalmente as trilhas sonoras como COZINHEIRO, O LADRÃO, A MULHER E O AMANTE, AFOGANDO EM NÚMEROS, O LIVRO DE PRÓSPERO, O PIANO  e muitas outras. Neste dia 29 de março Michael Nyman e sua banda se apresentam na Praça Museo em Nápoles na Itália.
 Angelo Badalamenti nasceu em 22 de março de 1938 no bairro do  Brooklyn, cidade de  Nova Iorque. Filho de um pai italiano e mãe americana, ele cresceu escutando opera e música clássica. Estudou na Eastman School e completou sua formação na Manhattan Music of School.
Georges Delerue estava em franca atividade, trabalhando como sempre, esmerando-se nas melodias, imprimindo um lirismo poético às suas partituras musicais. Tinha concluído a trilha sonora do filme Rich In Love, dirigido pelo cineasta autraliano Bruce Beresfor que tem no elenco Albert Finey e Jill Clayborne. Logo após ter gravado nos estúdios a trilha sonora deste filme, Delerue foi acometido de um fulminante ataque cardíaco que o levou a morte súbita. 
A canção tema de DJANGO interpretada pelo cantor Berto Fia que adotou o pseudônimo de Rocky Roberts, chegou a figurar durante várias semanas no topo das paradas de sucesso na década de sessenta. 
Os críticos defendem que a música nunca deve sobrepujar uma determinada cena, sob o risco de anular por completo aquele instante. Mas não devemos ser tão rígidos, pois determinadas trilhas, em determinados momentos de um filme, parecem assumir para si toda a responsabilidade do que está acontecendo, pois até porquê não há palavras suficientes para dimensionar uma emoção, senão através da própria música.
Alfred Newman por conta dos maços de cigarro consumidos diariamente acabou sendo acometido de um enfisema pulmonar que o levou a morte aos 68 anos, no dia 17 de fevereiro de 1970.
A trilha sonora de Michael Small para o filme KLUTE, O PASSADO CONDENA, pode ser considerado como um de seus melhores trabalhos. O tema de amor é de uma beleza singular com a guitarra chamando o trompete que logo passa a ser acompanhado pela bateria, órgão e cordas produzindo uma melodia de tempero jazzístico característica dos anos setenta.
Foram trinta e oito anos dedicados ao campo da música no cinema, produzindo 97 trilhas sonoras. Foram mais de quarenta anos no campo da música erudita valendo composições de peças para orquestras, cordas, balé e coro.  John Addison nasceu na localidade de Cobham, Surrey, Inglaterra no dia 16 de março de 1920 e faleceu no dia 07 de dezembro de 1998 e sua lembrança eternizada através das suas composições.  
Por fim, um outro exemplo soberbo da “trilha de cena” para o filme ATLANTIC CITY de 1980, quando o personagem Lou interpretado por Burt Lancaster observa pela janela do seu apartamento, a vizinha Sally ( Susan Sarandon) que higienizando o corpo com um limão, ela liga o rádio, como que procurando um fundo musical para temperar aquela cena da óperaNORMA de Bellini a bonita Casta Divana voz de Elizabeth Harwood.
Em 2016 Ry Cooder produziu a trilha sonora do documentário A Grande Viagem do cineasta russo Timur Nurulin. No ano passado Ry Cooder esteve em Londres onde recebeu um prêmio especial da Rádio BBC pelo conjunto da sua obra.
Diferentemente, por exemplo de 1983 quando Jerry Goldsmith compôs a trilha sonora do filme SOB FOGO CERRADO do diretor Roger Spottiswoode, onde o palco das filmagens é a Nicarágua. Neste esmerado trabalho o compositor Jerry Goldsmith conseguiu produzir uma música com estreita relação com as raízes do palco das filmagens, a Nicarágua. O violão, a marimba, trompete e muita percussão e madeira.
Para se ter uma ideia da força musical de Quincy Jones bastaria apresentar os seguintes números: ele foi indicado 76 vezes para o Grammy e faturou 26 prêmios, um verdadeiro recordista. Ele ainda tem um Oscar Honorário que foi lhe concedido pela Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood. Em 1994, Quincy Jones foi premiado pela Academia Real Sueca com o premio de música, poucas celebridades, até hoje, receberam tal honraria, o que coloca Quincy num patamar privilegiado.
Também quem é chegado numa trilha adaptada é Woody Allen lançando mão de George Gershwin em MANHATTAN de 1979.
Por exemplo neste dia 13 de março Terence Blanchard vai comemorar o seu aniversário em grande estilo, pois estará se apresentando em Sevilha na Espanha. No dia 14 vai até a cidade do Porto em Portugal, para retornar à Espanha para completar a turnê que passa por Murcia, Burgos e termina em Madri no dia 18 de março.
O estilo minimalista ficaria muito bem representado através do compositor Philip Glass. Bem por isso, destacamos aqui uma de suas mais expressivas composições que foi para o filme de 2002 dirigido por Stephen Daldry AS HORAS, estrelado por Meryl Streep, Julianne Moore e Nicole Kidman.
Mas o brilho da voz de Diana Krall pode ser sentido na trilha sonora do filme A PRIMEIRA VISTA, principalmente através da canção “Easy Come Easy Go”.
O compositor Ennio Morricone nos mostra um dos trabalhos mais apurados no sentido de evidenciar o lado da trilha funcional pode ser dado através do filme de 1971 dirigido por Elio Petri, A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAISO.
Está aniversariando neste dia 11 de março o compositor David Newman, que nasceu em Los Angeles, a meca do cinema. A responsabilidade de carregar o sobrenome Newman, ainda mais em se tratando de um compositor de trilhas, isso representa um fardo enorme, uma cobrança incalculável e uma responsabilidade que não pode ser desprezada.
Numa das produções da Keystone de 1914, filme de Carlitos, numa determinada cena o personagem aparece em frente a um bar. Ao fundo aparece um cartaz da Coca-Cola e subitamente somos instados a pensar na possibilidade da empresa fabricante do famoso    refrigerante, ter auxiliado a produção, pagando pelo merchandising.
Um dos exemplos mais eloquentes nesse sentido vai para o filme FANTASIA de Walt Disney de 1940. A trilha organizada pelo Maestro Leopoldo Stokowski que selecionou a peça Aprendiz de Feiticeiro de Paul Dukas, para ilustrar a cena envolvendo Mickey Mouse, o que automaticamente contribuiu para que esse gênero musical passasse a ser identificado como “efeito mickeymouse”.
Vamos trazer um desses nomes, que acabou conquistando enorme prestigio no cinema e nos brindou com dezenas de trabalhos que se toraram célebres e suas musicas extremamente emblemáticas. Estamos falando de Henry Mancini, cujo maior exemplo do seu enorme sucesso poderia ser dado através de um filme que ensejou praticamente uma série, A Pantera Cor de Rosa.
Um compositor da atualidade que se enquadra perfeitamente bem nesse contexto de abordagem é Mark Isham. Poderíamos enumerar uma série de trabalhos em que o enquadramento da música de Isham assume inteiramente um papel marginal como em A MORTE PEDE CARONA de 1986 ou ainda O REVERSO DA FORTUNA de 1990.
Uma cena que pode perfeitamente ser  inserida como um dos mais belos momentos de sedução e êxtase oferecidos pela setima arte. Muito mais que  a nudez explicita, a cruzada de pernas, seguida da visão da própria pelugem da zona erógena da personagem, a plateia chega a ter a nítida sensação  que aquilo está acontecendo , ao vivo, e não propriamente haja a separação através da tela.
A trilha sonora do filme A NOITE AMERICANA foi assinada pelo respeitável Georges Delerue que desenvolveu uma parceria extremamente profícua com o cineasta François Truffaut. 
Uma cantora de enorme prestígio que durante a década de noventa experimentou um momento singular da sua carreira. Imagine um filme em que ela produz,dirige, atua e interpreta canções. Uma delas um grande clássico no cancioneiro americano “For All We Know”por ocasião do filme “O Príncipe das Marés atuando ao lado de Nick Nolte.
Imagine por exemplo no filme de 2002 dirigido por Joel Schumacher POR UM FIO, a situação do personagem Stu Shepard, interpretado por Colin Farrell, onde de repente ele se vê encurralado numa cabine telefônica por um atirador. Ele praticamente tem que tomar contar de tudo que está acontecendo no entorno, então nesse momento a câmera percorre 360 graus, como se fosse o olho do personagem.
Ninguém duvida sobre a importância do Oscar como o maior prêmio do cinema, como também ninguém duvida do prestigio que ele representa. Contudo, parece que está chegando a hora de reformatar a cerimônia do prêmio, pois primeiro a sua duração é exaustiva e totalmente desproporcional e seu formato está ultrapassado.
Nos arquivos de áudio as quatro peças fabulosas do violino dos filmes VIOLINO VERMELHO de John Corigliano, SOBERBA de Bernard Herrmann, A LISTA DE SCHINDLER de John Williams e CANONE INVERSO de Ennio Morricone.
O cineasta iugoslavo Goran Paskaljevic em 2012 lançou o seu filme QUANDO O DIA AMANHECE. A história é sobre um professor de música aposentado que um dia recebe uma notícia que vai mudar por completo a sua vida e a própria identidade. Num antigo parque  onde eram realizadas feiras, hoje se transformou num cortiço. Quando funcionários da prefeitura foram consertar a tubulação de água num antigo parque de Belgrado encontraram uma pequena caixa que havia sido enterrada no início da década de quarenta.
Para não frustrarmos quem logo imaginou os filmes de western, poderíamos iniciar os nossos  exemplos invocando a produção dos anos 50, assinada  pelo diretor  Fred Zinnemann MATAR OU MORRER, com Gary Cooper no papel do xerife Kane, que  uma vez abandonado pela população, tem que enfrentar sozinho um bando que  vai chegar de trem ao meio-dia.
Quanto ao Oscar o compositor Victor Young foi o campeão de indicações, quando de forma consecutiva, respectivamente 1941 e 1942 ele concorreu com quatro indicações. Ao todo obteve 20 indicações ao prêmio. No entanto, conquistou apenas um Oscar pela trilha sonora do filme A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS, que foi entregue postumamente pela primeira vez pela Academia em 1957, já que ele faleceu três meses antes.
 compositor Ludovic Bource que também era um trilheiro publicitário, portanto que bebia muito na fonte do cinema, criou uma trilha sonora de O ARTISTA que se constituiu numa colagem de compositores clássicos do cinema como Franz Waxman,Bernard Herrmann, Max Steiner e Miklos Rozsa para compor a sua trilha e acabou levando o prêmio.
Andrzej Korzyński tem uma passagem marcante na sua trajetória de vida, quando passou pela Itália e ficou conhecendo Ennio Morricone. O seu encantamento foi tanto, que não teve dúvidas ao chegar na Polônia, preparou sua bagagem para mudar de ares. O que ele não contava é que o governo comunista polonês acabou segurando seu passaporte, não permitindo que ele viajasse e consequentemente ele deixoude realizar o seu grande sonho.
O filme de David Fincher A REDE SOCIAL conquistou oito indicações ao Oscar, levou três inclusive o prêmio com a dupla Trent Reznor e Atticus Ross para melhor trilha sonora. Mais uma vez o prêmio estava direcionado para quem tinha grande chance de despontar para o anonimato, como tantos outros no passado.
Naquele ano quem fez barba e cabelo com melhor música e canção foi o indiano A.R. Rahman com a trilha de QUEM QUER SER MILIONÁRIO. Das dez indicações obtidas, o filme levou 8 prêmios. Inegavelmente o filme se transformou num grande fenômeno, pois custou 15 milhões e conseguiu mundialmente um faturamento superior a 370 milhões de dólares.
Compor trilhas sonoras para o cinema, segundo  Ed Shearmur é um dos melhores empregos do mundo, principalmente quando ele sente que tem liberdade para romper os próprios padrões estabelecidos por Hollywood.
 O compositor argentino Gustavo Santaolalla em 2005 levou o prêmio de melhor trilha por O SEGREDO DE BROKEBECK MOUNTAIN. No ano seguinte ele volta a concorrer com BABEL, que na realidade acabou se transformando numa colcha de retalhos pois na trilha sonora além de canções de época, tivemos como uma das músicas principais composta pelo japonês Ryuichi Sakamoto.
 Tan Dun ganha a estatueta e depois desponta para o anonimato, como já aconteceu com outros nomes da música no cinema. Isso nos remete a pensar sobre até que ponto, além dos aspectos positivos a premiação do Oscar poderia exercer um aspecto negativo para determinados artistas, esse é um questionamento que vez por outra volta a ser feito no âmbito do prêmio.
O título da produção de 2017, dirigida por Woody Allen serve muito bem para ilustrar o que tem sido a sua produção cinematográfica ao longo da sua trajetória. Esses altos e baixos da roda gigante, poderia ser associado aos próprios gêneros que Allen escolhe para seus filmes, quando para cima as comédias bem-humoradas, quando em baixo os dramas densos, permitindo uma influencia “bergmaniana”.
Mais uma vez John Williams esperou sentado por um Oscar que não veio, mesmo tendo concorrido com duas trilhas sonoras, respectivamente para INDIANA JONES E A ÚLTIMA CRUZADA e NASCIDO EM 4 DE JULHO.
No vídeo uma apresentação em 2009 de Michel Legrand ao piano e regendo a Orquestra Nacional de Ille-de-France nas dependências da Salle Pleyel  em Paris num concerto memorável dos seus principais trabalhos para o cinema.
John Williams concorreu com duas trilhas IMPÉRIO DO SOL e AS BRUXAS DE EASTWICK, mas acabou não levando o Oscar.
Quem assiste ao filme tem a sensação de estar visitando uma vinícola, percebendo os diferentes estágios com a colheita da uva até a produção do vinho. O palco das filmagens foi a região da Borgonha, um colírio tinto ou branco para os olhos.
Ennio Morricone era favoritíssimo para ganhar o Oscar por sua antológica trilha sonora para o filme A MISSÃO, foi preterido em detrimento da escolha da trilha sonora de Herbie Hancock para o filme POR VOLTA DA MEIA-NOITE.
No papel de Brancaleone o talentoso Vittorio Gassmann, ele comanda um exército de aloprados que em plena Idade Média saem da França em busca de terrar prometidas e que jamais poderão ser encontradas. Pelo caminho, as mais ardilosas armadilhas e as mais inusitadas trapalhadas. A música que embala a trajetória desse exercito de maltrapilhos composta por Carlo Rustichelli, se traduz num prefixo de guerra, mas contra quem?
Parece incrível, mas para mutos críticos assim como para uns um Oscar tem efeitos positivos, para outros acaba exercendo um efeito negativo a ponto de não ganhar mais nada e muito menos se firmar na constelação de Hollywood. O compositor Michael Gore hoje está atuando mais na função de orquestração e também musicas para produções televisivas.
Ennio Morricone e a sua primeira indicação ao Oscar  pela trilha de CINZAS DO PARAÍSO e John Williams concorrendo com a música de O SUPERHOMEM. Quem levou a estatueta naquela noite foi Giorgio Moroder com a música de O EXPRESSO DA MEIA-NOITE.
A banda irlandesa Clannad contribuiu para divulgar a música folclórica da Irlanda, mas também incursionou por outros ritmos.
Em 1972 tivemos então o célebre caso em que a trilha que seria escolhida como a melhor do ano, seria a do filme O PODEROSO CHEFÃO composta por Nino Rota. Acontece que a Academia recebeu a informação de que o compositor italiano Nino Rota já teria utilizado acordes de O Poderoso Chefão em trabalho anterior.
Mas, Nicola Piovani com toda a sua sensibilidade conseguiu produzir uma serenata para Rosalia, que se transforma no fundo musical das lembranças do Professor, que em defesa da irmã acaba matando um homem numa briga de rua.
Restaram algumas criticas quanto a escolha da trilha vencedora A CANÇÃO BERNARDETTE, bem como até mesmo quanto a música composta por Max Steiner para CASABLANCA, notadamente pelo improviso feito em cima do hino francês, principalmente na cena final do filme. De qualquer maneira, também transpareceu que a Academia não quis repetir em dois anos seguidos, um Oscar para Max Steiner que em 1943 tinha levado a estatueta pela trilha sonora de A PASSAGEIRA.
O compositor Bernard Herrmann acabou sendo indicado com duas trilhas para concorrer ao prêmio, respectivamente pelas músicas de O HOMEM QUE VENDEU SUA ALMA e ainda CIDADÃO KANE. A trilha de CIDADÃO KANE acabou desclassificada e Herrmann concorreu então com a música de HOMEM QUE VENDEU SUA ALMA.
Desde 2003 quem assumiu a regência da Orchestra at Temple Square foi o violinista de renome internacional  Igor Gruppman.
Em 2017 a refilmagem sob a direção de Kenneth Branagh que também desempenha o papel de Hercule Poirot. Um elenco menos expressivo que o de 1974, mas com muitas estrelas como Penelope Cruz,Willen Dafoe, Johnny Depp, Michelle Pfeiffer, Judi Dench entre outros.
 mídia também repercutiu no dia seguinte da festa, críticas aos critérios da academia permitindo que Max Steiner deixasse de ganhar o Oscar pela sua maravilhosa trilha sonora para o filme E O VENTO LEVOU.
Nos arquivos de áudio estão as duas trilhas compostas por Erich Wolfgang Korngold, sendo a primeira do filme para o qual ele compôs a trilha, mas que o diretor do departamento musical, Leo Forbstein acabou levando o prêmio em 1936. A segunda trilha do filme As Aventuras de Robin Hood, filme de 1938, quando então a justiça foi reestabelecida e o próprio autor, Erich Wolfgang Korngold acabou levando prêmio.
Jerry Fielding, compositor nascido no Canadá, mas com alma americana, estava no melhor da sua forma musical, quando veio a falecer em decorrência de um ataque cardíaco no dia 17 de fevereiro de 1980, aos 58 anos de idade.  No arquivo de áudio sua emblemática trilha sonora para o filme MEU ÓDIO SERÁ TUA HERANÇA que conta com a participação do violonista brasileiro Laurindo Almeida.
Em A BIBLIA, Toshiro Mayuzume transpirando toda sua influência erudita, conseguiu produzir uma trilha sonora esplendida, principalmente por ocasião do grande dilúvio, mostrando a força de uma música para tempestade.
Claro que Peter Sellers ficou famoso como o Inspetor Closeuau em A PANTERA COR DE ROSA, no entanto foi em UM CONVIDADO TRAPALHÃO que ele experimenta um de seus melhores desempenhos no gênero comédia.
Jocelyn Pook entrou para o cinema para atender um pedido de ninguém menos do que Stanley Kubrick, isso já seria mais do que uma referência. Isso aconteceu por ocasião do filme DE OLHOS BEM FECHADOS, filme estrelado por Tom Cruise e Nicole Kidman.
Em 1983 a voz de Lani Hall aparece na trilha sonora do filme 007 NUNCA MAIS OUTRA VEZ.
Em 1979 tivemos Manhattan, filme de Woody Allen, uma verdadeira declaração de amor de Allen à Nova Iorque. A música de George Gershwin é robusta, ao mesmo tempo em que se mostra como melhor acompanhamento para as cenas sobre a cidade.
A atriz Frances McDormand, sentindo um cheiro de Oscar de melhor atriz é Mildred, a mãe desolada e desiludida com a justiça.
A partida de Jóhann Jóhannsson aos 48 anos  praticamente no auge da sua carreira, abre uma lacuna, principalmente para a enorme legião de fãs que os seus trabalhos souberam conquistar.Se a arte deve pegar a realidade de surpresa, quem foi pego de surpresa foram aqueles que aprenderam a admirar e respeitar a competência de um compositor que ousou mudar o padrão das trilhas sonoras, principalmente com o seu trabalho para o filme A CHEGADA.
O compositor Manuel De Sica, filho do cineasta Vittorio De Sica morreu no dia 05 de dezembro de 2014, aos 65 anos vítima de um enfarte fulminante. Mas deixou um belo solo na sua trilha sonora O JARDIM DOS FINZI CONTINI.
O tema de PAPILLON, produção de 1973 dirigida por Franklin J. Schaffner se constitui numa das mais belas páginas musicais compostas por Jerry Goldsmith.
No arquivo de áudio  o tema principal da trilha sonora do filme UM HOMEM E UMA MULHER composição de Francis Lai.
John Williams é uma legenda importante da música no cinema e com o seu talento, cada vez mais, a trilha sonora passa a assumir um papel importante no contexto da narrativa cinematográfica, deixando de ser apenas um acompanhamento marginal e ganhando funcionalidade, beleza e relevo.
Johnny Otis eixou sua voz em algumas trilhas sonoras, como em AS DUAS FACES DE UM CRIME, filme de 1995. Na voz de Johnny Otis a canção ‘Please Don’t Go’.
Numa frase, Truffaut definiu todo o seu amor pelo cinema: “Gosto tanto de cinema que mal suporto a companhia de pessoas que não gostam.”
Cliff Martinez neste dia 05 de fevereiro está completando 64 anos, de intensa criatividade musical.
Meryl Streep mais uma vez esbanja talento ao interpretar Katherine Graham, a dona do jorna The Washington Post que topou enfrentar o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon. Tom Hanks interpreta o editor do The Washington Post, Ben Bradlee que não se intimidou diante da ameaça de ser preso e lutando pela liberdade de imprensa.
No vídeo  a Film Symphony Orchestra de Valência na Espanha apresentando a suíte de MATRIX com regência do Maestro Constantino Martinez Orts.
O filme DESAMOR foi premiado pela Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles, ganhando prêmios nos festivais de Cinema de Londres e Berlim. DESAMOR concorre ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Em termos de relíquia musical resgatando o trabalho conjunto de Stanley Myers e o compositor Hans Zimmer, juntamos numa suíte as duas faixas compostas pela dupla para o filme de Stephen Frears MINHA ADORÁVEL LAVANDERIA.
James Ingram interpretando a canção de George Benson intitulada “One More Time”.
No áudio temos inicialmente o tema principal do filme e depois a canção Adam et Eve também composta por Michel Legrand com a letra de Joseph Losey e Evan Jones.
O seu trabalho mais notável fica por conta do filme AS HORAS, Philip Glass demonstra uma capacidade notável de pontuar muito bem a própria passagem do tempo, num filme cuja narrativa binária se constitui como um dos exercícios mais difíceis na arte de direção e consequentemente a música tem que reunir a capacidade de conduzir a narrativa.
Homofobia, pedofilia e assédio sexual, ocupam o amplo painel de polêmica nas redes sociais. Pensando bem,  ao longo dos séculos  várias posições foram estabelecidas e consagradas no sexo, mas atualmente a posição mais controvertida é a ideológica!
Um dos momentos soberbos está quando da sua interpretação da bonita canção “Questions In A World Of Blue” na voz de Julee Cruise.
Canção 'Ricordare' da trilha sonora do filme UMA SIMPLES FORMALIDADE composição de Ennio Morricone.
ane Eaglen aos dezessete anos resolveu abandonar o estudo de piano para se dedicar inteiramente a voz, deu certo!
O cineasta Ruben Östlund ganhou a Palma de Ouro e o seu filme THE SQUARE: A ARTE DA DISCÓRDIA  que foi indicado ao Globo de Ouro deste ano e ainda concorre ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro 2018.
No filme CINEMA PARADISO, Totó já adulto retorna à sua cidade natal para o enterro do projecionista Alfredo. Ele então recebe um rolo de filme onde Alfredo editou todas as cenas que foram cortadas pelo padre censor. Naquele momento em que Totó passa a exibir o filme, a música de Ennio Morricone aciona a alavanca da nossa emoção, impossível não se emocionar com a cena.
Max Steiner produziu uma de suas mais belas páginas musicais de toda a sua gloriosa carreira em Hollywood, faltando o devido reconhecimento com prêmios para uma trilha que ganharia notoriedade e que serviu até mesmo para ilustrar inúmeros clipes produzidos na festa do Oscar.
O destaque para a canção de grande sucesso Sympathy For The Devil com Guns N’ Roses.
A trilha mais premiada de Jobim é A CASA ASSASSINADA do cineasta Paulo Cesar Sarceni que ganhou prêmios em Brasília e Gramado de melhor música.  Antônio Carlos Jobim nasceu no dia 25 de janeiro de 1927 e morreu no dia 08 de dezembro de 1994. 
Mais uma demonstração do quanto a genialidade de um autor como Ennio Morricone, permite que sua música funcione desconectada das cenas de um filme.
Uma das boas surpresas do filme de Nanni Moretti CARO DIÁRIO está na trilha sonora, pois além de Nicola Piovani ter cuidado muito bem da parte instrumental, somos brindados pela participação vocal de Fiorella Mannoia interpretando a canção “Inevitabilmente”.
FRANK SINATRA CANTANDO 'I'VE GOT YOU UNDER MY SKIN'.
Apresentamos os respectivos áudios dessas três personagens femininas com as músicas de Philippe Sarde para Laura de POUR SACHA e ainda as músicas de Ennio Morricone para Laura de A ARMADILHA DOS DESEJOS e ainda Laura de LOBO.
Um filme que tem na direção o inglês Hugh Welchman e a polonesa Dorota Kobiela. Um filme de animação que reconstitui os fatos que cercaram o suicídio daquele que foi considerado como uma das maiores expressões da arte ocidental o pintor Van Gogh  que morreu no dia 29 de julho de 1890.
A cantora, compositora e atriz israelense Noa esbanjou talento em algumas oportunidades em que sua voz aparece nas trilhas sonoras.
Federico Fellini nasceu em Rimini, Itália, no dia 20 de janeiro de 1920. Faleceu em Roma no dia 31 de outubro de 1993 aos 73 anos.  Fellini não foi pai, mas considerava seus filmes como se fosse seus filhos. Puxa, como esses filhos continuam sendo objeto de orgulho e satisfação!
 Il Maestro Ennio Morricone que esbanjou talento ao compor tangos para várias produções. A primeira vez que Morricone compôs um tango foi na estreia da diretora Lina Wertmuller em 1963 através do filme I BASILISCHI onde ele nos apresenta um expressivo e sensual  “Tangone” em estilo mambo rumba.
rata-se de seu trabalho para o filme de Valério Zurlini com Marcelo Mastroianni intitulado CRONICA FAMILIAR de 1962. O adágio de Petrassi leva o título de “Para Encontrar Consolação”, uma beleza rara.
Ele foi descoberto por um produtor musical, quando tinha 3 anos e já dançava num boliche das Filipinas. Billy Crawford não demorou para construir uma carreira de ator, cantor e dançarino.
Neste 17 de janeiro está aniversariando o compositor Ryiuchi Sakamoto, que nasceu no ano de 1952 em Tóquio, onde desenvolveu seus estudos na Universidade Nacional de Musica e Artes. Desde a sua primeira trilha para o cinema, Ryuichi Sakamoto já deixava claro de que não seria apenas mais um compositor. A originalidade do seu trabalho, aliado a um estilo que oferecia pistas quanto a sua origem, mas que não deixava de lado uma certa influência erudita, de música brasileira e ainda de jazz.
John Carpenter está completando 70 anos neste dia 16 de janeiro, ele que nasceu em 1948. Talvez ele tivesse se transformado num músico do rock, já que na juventude fez parte de uma banda chamada Caleidoscópio. Mas, o futuro reservava para Carpenter um lugar na arte cinematográfica, por isso que ele resolveu se transferir para Los Angeles e fazer o curso de cinema.
Robben Ford interpreta a canção STAR IT UP.
A funcionalidade da trilha sonora de Dario Marianelli nos permite afirmar que se trata de um dos mais importantes trabalhos do compositor italiano, principalmente dado o papel que a música assume no contexto da narrativa cinematográfica.
A versatilidade do ator Robert Downey Jr não pode ficar restrita no âmbito dos distintos personagens interpretados no cinema desde Chaplin até Homem de Ferro. Ele também mostra o seu talento compondo e cantando nos filmes em que atua. Até aqui já foram nove vezes. Uma delas em que a canção é de sua autoria, aconteceu por ocasião do filme  BEIJOS E TIROS de 2005. O destaque para a canção interpretada por Robert Downey Jr. intitulada Broken.
Bruno Coulais nasceu em Paris no dia 13 de janeiro de 1954, completando 64 anos neste 2018.
A interpretação da dupla vocal Milton Nascimento e Joyce. Inegavelmente a música brasileira sempre terá um espaço onde ela é sempre bem recebida, os americanos que receberam muito bem Tom Jobim, continuam apreciando o ritmo brasileiro.
No filme de John Sturges FUGINDO DO INFERNO, de 1963, protagonizado por Steve McQueen temos uma cena antológica. O personagem interpretado por McQueen foge de um campo de prisioneiros em uma moto e a cena é bastante real.
uas surpresas na trilha sonora do filme norueguês GELO NEGRO. A primeira quanto ao fato do violoncelista Eicca Toppinen assinar a trilha sonora. A outra surpresa foi a cantora finlandesa Hanna Pakarinem que tem feito um sucesso muito grande na Europa, cantando a canção principal do filme intitulada Black Ice.
Domenico Modugno, para os mais íntimos apenas “Mimi”, nasceu na Puglia e despontou para o mundo. Ele tinha uma frase que definia bem o conceito de sucesso: “Não é difícil o sucesso. O difícil é encontra-lo e mais difícil ainda mantê-lo.”
O filme de 1995,  AS PONTES DE MADISON,  dirigido por Clint Eastwood que escolheu a dedo cada canção de Hartman. Uma delas é Easy Living na voz de Johnny Hartman, confiram!
Ron Goodwin faleceu no dia 08 de Janeiro de 2003 aos 77 anos em decorrencia de complições decorrentes de uma crise asmática. Deixou um acêrvo de 69 trilhas sonoras para produções feitas para cinema e televisão.
A Rainha Victoria tinha como característica da sua excentricidade saber se afastar das pessoas convencionais, mas se interessando por uma figura nada convencional como Abdul Karin.
No ano passado ele assinou a trilha sonora do filme de animação COM AMOR, VAN GOGH sobre a vida do pintor holandês. Verdadeiramente Clint Mansell produziu um inspiradíssimo trabalho.  Clint Mansell está completando 55 anos neste dia 07 de janeiro, ele que nasceu na cidade inglesa de Coventry.
A.R. Rahman tem uma galeria de 78 prêmios conquistados, dentre eles dois Oscars pela trilha sonora e canção do filme  QUEM QUER SER MILIONÁRIO em 2009.  A.R. Rahman nasceu na Índia em Madras no dia 06 de Janeiro de 1967.
Mario Nascimbene foi o primeiro compositor italiano contratado para trabalhar em Hollywood, em 1953, abrindo o mercado norte-americano para outros compositores italianos como Nino Rota, Ângelo Francesco Lavagnino e outros.
Na trilha sonora um dos grandes destaques foi para a canção de Chico Buarque Partido Alto com o MPB4.
Este é o título do filme do cineasta sueco Tarik Saleh que acabou se inspirando num fato ocorrido em 2009 em Dubai, quando uma cantora libanesa foi assassinada e um oficial egípcio acabou preso. O  palco dos fatos do filme é a cidade do Cairo alguns meses antes de estourar a Revolução de 2011 que acabou gerando o que ficou conhecido como dias de fúria, com a população ocupando a Praça Tahir, exigindo a derrubada do ditador Hosni Mubarak.
Jack Nicholson e a antológica ‘La Vie En Rose’ que ele interpretou por ocasião do filme “Alguém Tem Que Ceder” de 2003. Confiram!
Sergio Leone morreu no dia 30 de abril de 1989 aos 60 anos, quando se preparava para filmar O CERCO DE ESTALINGRADO. Deixou uma contribuição efetiva, pois cada filme seu se constitui numa verdadeira aula de cinema pois Sergio Leone era verdadeiramente colossal!
Uma das séries mais longevas da história do cinema, sem dúvida é do personagem James Bond, que até hoje com 56 anos, continua empolgando plateias e conquistando um grande publico.
Aqui registramos o seu grande sucesso para Titanic a canção “My Heart Will Go On” na voz de Celine Dion.
A primeira trilha composta por Alberto Iglesias para Pedro Almodóvar foi A FLOR DO MEU SEGREDO  de 1995. Mas a mais melódica foi sem dúvida para o filme FALE COM ELA DE 2002. Nesta trilha Iglesias coloca sua alma espanhola, ao mesmo tempo em que contempla o instrumento que tem maior simpatia, o violão.
Como se vê as portas estão abertas, portanto desejamos que você tenha boas entradas!
Nicola Piovani regeu a Orquestra Sinfônica Nacional da RAI (Rádio e Televisão Italiana), por ocasião do concerto de Natal, apresentando a sua obra prima a suíte da trilha sonora do filme A Vida É Bela.
Em 2008 quando de sua apresentação no Teatro Alfa em São Paulo, logo após assistir do palco o ensaio de Ennio Morricone conduzindo a Roma Sinfonietta Orchestra, tive a maior surpresa da minha vida. Márcio Alvarenga entrevistou de forma exclusiva Il Maestro que mesmo cansado após o ensaio, respondeu algumas perguntas que o estimularam a falar sobre algumas de suas experiências com a música brasileira.
No filme Fort Saganne, o tenente Geindroz finalmente consegue realizar o maior sonho da sua vida, tocar violoncelo montado num camelo em meio ao deserto. Uma cena que por mais surrealista que possa parecer nos transmite uma magia, principalmente em função dos acordes profundos.
No ano passado Chris De Bourgh esteve se apresentando numa badalada discoteca de Moscou e conquistou enorme sucesso, como você poderá conferir no vídeo desta matéria.
No seu novo filme O SACRIFÍCIO DO CERVO SAGRADO, de 2017, o cineasta grego Yorgos Lanthimos  dá uma demonstração de que o cinema não pode apenas se pautar naquilo que parece real.
A cantora e compositora Carly Simon já teve a oportunidade de aparecer como atriz em produções do cinema e da televisão. Mas o seu forte mesmo continua sendo a interpretação vocal.
O personagem Harry Angel , interpretado por Mickey Rourke como um detetive que vai investigar um crime, e acaba se envolvendo com o personagem Louis Cyphre, interpretado por Robert De Niro, que representa a figura do próprio demônio que insiste em tomar o  coração do policial. A música de Trevor Jones faz questão de deixar bem nítida as batidas do coração do personagem.
A canção de SPECTRE foi composta pelo próprio Sam Smith  e Jimmie Napes que cuidou dos arranjos e da produção.
A trilha sonora de O CIRCULO DO MEDO é um dos exemplos mais eloquentes do quanto a música pode ajudar no sentido de reforçar as cenas do filme. A partir do tema de abertura o espectador é como que preparado para o medo que vai enfrentar pela frente.
Existem muitos instrumentos que produzem ruídos ao invés de sons. Estes instrumentos são: tambor, triângulo, castanholas e címbalos ou simplesmente pratos.
A cantora e atriz francesa Vanessa Paradis vai aparecer no ano que vem em duas produções que estão sendo concluídas.
Coral e Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera sob a regência de Ulf Schirmer numa apresentação memorável nas dependências do  Circus Krone Bau em Munique.
Este conjunto vocal surgiu na década de cinquenta, estando ativo nos dias de hoje, muito embora tenha sofrido desfalque e mudanças que implicaram em vinte quatro nomes que passaram pela  sua formação, sempre obedecendo um quarteto vocal.
O filme Esqueceram de Mim filme de 1990, dirigido por Chris Columbus serviu para promover o ator infantil  Macaulin Culkin que foi indicado ao Globo de Ouro, além de ter rendido mais duas sequências cinematográficas.
e Dionne Warwick interpretando “It’s Beginning To Look A Lot Like Christmas” da trilha sonora do filme O MILAGRE DA RUA 34.
O filme mostra a garotinha Susan que diz não acreditar nessa história de Papai Noel. Ocorre que um belo dia ela é desafiada com o surgimento de um senhor de barba branca, contratado por uma loja para trabalhar de Papai Noel.
Nada melhor do que o Mister The Voice, Frank Sinatra para interpretar mais um grande clássico do cancioneiro de Natal. Frank Sinatra cantando  ‘Have Yourself a Merry Little Christmas’.
Em 1843 o escritor inglês Charles Dickens escreveu CONTOS DE NATAL, sua obra acabou inspirando varias produções cinematográficas. Uma das mais expressivas foi a de 1951, produção inglesa dirigida por Brian Desmond Hurst que traz no elenco Alastair Sim, interpretando rabugento Sr. Scrooge.
Natalie Cole faleceu de um ataque cardíaco no dia 31 de dezembro de 2015 aos 65 anos.
m elenco encabeçado por  James Stewart, indicado ao Oscar de melhor ator, tendo o filme recebido mais 4 indicações. O filme A FELICIDADE NÃO SE COMPRA custou um pouco mais de 3 milhões de dólares, sendo que ao final do não do seu lançamento já tinha rendido mais de 7 milhões de dólares.
A estreia de Elton John compondo uma trilha instrumental para o cinema aconteceu por ocasião do filme A Musa de 1999.
A curiosidade da cena do duelo de banjos está no fato de que o personagem que aparece em cena, como sendo um autista, na verdade não entendia nada de banjos, sendo na cena dublado por um expert Billy Redden, que nessa cena, fica agachado, dedilhando o seu banjo, enquanto o garoto promove apenas um “mise en scene”.
A cantora Aretha Franklin interpretou de forma magistral a canção composta por Burt Bacharach “Walk On By “.
O TIGRE E O DRAGÃO, do cineasta Ange Lee, um filme cuja música acabou premiada, pois  ela embalou o balé dos atores em cena. Música composta pelo chinês Tan Dun que arrebatou o Oscar de melhor trilha sonora. O filme conquistou ainda mais três Oscars, além de 95 outros prêmios.
A canção Preciso Me Encontrar está inserida nas trilhas sonoras dos filmes CIDADE DE DEUS e CENTRAL DO BRASIL. Curtam!
Gabriel Yared por ocasião dos concertos que participa, o tema de O Amante é obrigatório em seu repertório.
O seu mais recente filme THE POST: A GUERRA SECRETA  vai estrear no Brasil no dia 01 de fevereiro de 2018. No elenco Meryl Streep e Tom Hanks e a trilha sonora, claro, John Williams.
MADELEINE PEYROUX CANTANDO J'ai Deux Amours" da trilha sonora do filme Dupla Implacável.
O regente da Orquestra Filarmônica do Catar, o alemão David Niemann, deixou o violino de lado e passou a reger, se constituindo numa das grandes revelações dos últimos anos.
Uma das sequências mais fabulosa da história da cinematografia, promovida pela genialidade do cineasta Sergio Leone
Aos 76 anos o cantor Art Garfunkel continua brilhando nos palcos e também nas trilhas sonoras.
A ESCOLHA DO REI, não é uma história de um herói, mas de uma figura humana que também tinha seus sentimentos de medo, angustia, mas sobretudo do grande dever que tinha no sentido de não decepcionar aqueles que o escolheram.
Anna Difranco, cantora, compositora e guitarrista, começou sua trajetória nos anos noventa e vem ostentando sucesso. Sua irreverência é marca de prestígio principalmente na comunidade LGBT
Luc Besson com o compositor Eric Serra, eles estão completando 36 anos de uma relação profissional que é baseada em dois preceitos importantes: admiração e respeito.
A trilha instrumental do filme Caçadoras de Aventuras  foi composta por Joel McNeely  e o cantor Colin Hay interpreta a canção  intitulada “The Flying Song”.
Ao longo da história desse personagem vamos encontrar trabalhos musicais expressivos desde Hans Salter, passando por James Bernard e chegando até o polonês Wojcieh Kilar, que conseguiu um inspiradíssimo prefixo musical para marcar a presença em cena de Conde Drácula, numa interpretação impecável do ator Gary Oldman.
O filme de 1990 dirigido pelo italiano Bernardo Bertolucci, O CÉU QUENOS PROTEGE, com Debra Winger e John Malkovich no elenco .
O filme de 1998 estrelado por Kiefer Sutherland e Jennifer Connelly que aparece cantando em cena, mas na verdade  a voz é da  cantora Anita Kelsey.
No currículo do cantor Bryan Adams são 128 filmes que trazem nas suas trilhas sonoras, as canções interpretadas por ele.
Uma das grandes paixões do compositor Harry Gregson Williams é reger uma orquestra, mas por outro lado ele saber muito bem que essa vontade muitas vezes esbarra na questão do orçamento que está reservado para a música.
Alfred Newman detém o título de campeão do Oscar, foram 9 Oscars premiando as suas trilhas sonoras. Newman faleceu no dia 17 de fevereiro de 1970 e dois de seus filhos brilham na constelação da música no cinema, Thomas e David Newman.
Já no primeiro álbum lançado em 2003 Hayley Westenra  conseguiu a expressiva marca de 2 milhões de discos vendidos.
Mas no filme MÃE, a atuação de Jennifer Lawrence é marcante, enquanto que Javier Barden passa a ser apenas um discreto coadjuvante.
Paloma Negra tem a interpretação insuperável da consagrada Chavela Vargas.
Neste ano Rachel Portman voltou a trabalhar com o cineasta sueco Lasse Halstrom em AS QUATRO VIDAS DE UM CACHORRO. Vamos aproveitar e mostrar este seu trabalho para os nossos leitores.
A cantora jamaicana Diana King tem uma descendência de indianos e  africanos, mas corre nas suas veias o sangue em ritmo pop e do raggie.
O cineasta Sergio Castelitto soube oferecer um exemplo estético perfeito de uma mulher suburbana como Fortunata, que veste minissaia e percorre os domicílios empurrando a sua mala, oferecendo os seus préstimos de cabeleireira
Em ritmo italiano na voz de Dean Martin o clássico Thats Amore.
Seguramente, a cineasta Anne Zohra Berrached neste seu segundo longa metragem, propondo a exemplo do primeiro, questões polemicas para serem abordadas, demonstra acima de tudo a sua extrema coragem e não se importando muito com eventuais impactos que o filme possa ensejar. A cineasta faturou o premio de melhor direção no Festival de Berlim no ano passado.
Nos primórdios da sonorização no cinema, 1927,  vamos encontrar o filme dirigido pelo francês Abel Gance, Napoleão, cuja trilha sonora foi composta pelo suíço Arthur Honneger.
Ninguém está livre de um vizinho que possa tirar a sua tranquilidade.
Orquestra de Cinema de Praga sob a regência do Maestro George Korynta.
O cantor Glenn Lewis é canadense, filho de jamaicano e tem a música no sangue.
Em A ESCOLHA DE SOPHIA, filme de Alan Pakula de 1982, com Meryl Streep e Kevin Kline. A trilha composta por Marvim Hamlisch não seria a mesma, sem a presença indispensável do oboé que contribui para oferecer um contorno soturno.
No filme QUANDO O DIA CHEGAR, uma coprodução sueco-dinamarquesa, temos uma história baseada em fatos reais sobre um orfanato mantido pelo governo.
Astrud Gilberto  enveredando também pelo cancioneiro norte-americano. Na trilha sonora da comédia romântica ABAIXO O AMOR, ela canta o clássico Fly Me To The Moon.
 A prostituição das idosas abre uma porta para as doenças venéreas, já que muitas delas não tomam os devidos cuidados. Paralelamente a essa história contada, também outros fatos do cotidiano sul coreano, como da situação de imigrantes tailandeses que vivem no país de forma ilegal.
Joe Hisaishi sabe perceber claramente o quanto a tecnologia pode ajudar no seu ofício, mas o que ele não abre mão é justamente de extravasar a sua inspiração nas teclas do piano.
As canções do roqueiro Steve Winwood marcando presença nas trilhas sonoras de mais de 160 filmes. Em 2013 ele conquistou uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
Um dos casos mais célebres em relação à coincidência aconteceu por conta do a tema título do filme ANÔNIMO VENEZIANO música de autoria de Stelvio Cipriani e o tema de LOVE STORY composição de Francis Lai, ambas do ano de 1970.
O jornalista que inspirou a história e conquistou a amizade de Hemingway funcionaria como uma espécie de consultor para o filme, o que ocorre é que ele veio a falecer uma semana antes do início das filmagens.
Alana D. sua voz em 75 trilhas sonoras.
O efeito da música sobre uma determinada cena de ação é decisiva para que se cumpra uma conexão estabelecida entre a ação desencadeada numa determinada história e a participação da música.
Steven Spielberg e John Williams celebram 43 anos de parceria cinematográfica.
A família idealizada nunca combina com a realidade.
Afrid Band cantando com muita alegria a canção Kasongo.
Desde os anos sessenta até os nossos dias, a dupla Simon e Garfunkel continua afinada e cantando.
Woody Allen já soma no seu currículo 54 filmes como diretor, tendo atuado em 49 oportunidades. Ele recebeu 129 prêmios na carreira, inclusive 4 Oscars.
A cantora Edith Piaf morreu aos 47 anos, mas não deixou apenas a sua bela voz interpretando   canções maravilhosas, deixou uma vida que foi marcada por todo tipo de situação como a miséria, desilusões, álcool, drogas e uma artrite que quase a deixava inerte, além da própria transformação do seu corpo.
Nesta produção espanhola dirigida por Icíar Bollaín o destaque para a atuação da atriz Anna Castillo cujas atuações marcantes tem sido através de series televisivas. Anna Castillo pelo seu desempenho no papel de Alma, isso valeu-lhe o Goya de melhor atriz, além do premio de melhor atriz do Circulo de Críticos e Roteiristas de Cinema da Espanha.
 A cena daquele gigante de vidro em chamas é verdadeiramente antológica, só mesmo a genialidade de John Williams para reproduzir musicalmente essa atmosfera.
Ao perder o amigo Tarkosky, o compositor Artemyev prestou-lhe uma significativa homenagem compondo uma bela peça musical que representou uma fusão de temas dos filmes  Solaris, Espelho e Sacrifício.
Michel Legrand e a dupla Alan Bergman & Marilyn Bergman levaram o Oscar de melhor canção por The Windmills Of Your Mind.
Heitor Pereira nasceu no Rio de Janeiro e está completando 60 anos neste dia 29 de novembro. Assim como Sergio Mendes que na década de sessenta conquistou o coração da América, Heitor Pereira é um brasileiro que emplacou em Hollywood.
Da trilha sonora do filme DI QUESTO NON SI PARLA, o tango Caminito na voz de Marcello Mastroianni.
Por ocasião do filme A PONTE DO RIO KWAI, o autor da trilha o compositor inglês Malcolm Arnold resolveu prestigiar o seu compatriota, aproveitando então a marcha para essa tradicional cena do filme.
No filme ANNA E O REI  de 1999, justamente o ano em que teve sua imagem projetada, ela interpretou de maneira encantadora a canção ‘How Can I Not Love You’ que frequentou as paradas de sucesso.
A trilha sonora do filme CHRISTINE foi composta pelo próprio diretor do filme, John Carpenter e isso contribuiu para que a música ficasse efetivamente com a cara do filme.
O grande diferencial de Jussara Silveira está justamente na sua enorme capacidade em utilizar uma roupagem vocal permeada de sentimento.
O bailado dos protagonistas acompanhado pela maestria da música de Ennio Morricone.
Uma narrativa descontraída, permeada de muito humor e que foi o primeiro grande sucesso do diretor romano Paulo Genovese.
Em A FRATERNIDADE É VERMELHA, do cineasta Kristof Kielowsky, o compositor Zbgniew Preisner ofereceu um bolero bastante eficiente, inspirado em Ravel e interpretado magnificamente pelo Coro e Orquestra Sinfônica de Katowice, sob a regência de Zdzislaw Szostak. 
Richard Wayne Penniman, ou se você preferir simplesmente Little Richard.
Eleni Karaindru produziu inspirados trabalhos para o cinema, mas sem dúvida, uma das trilhas que poderia ser considerada como uma legítima obra de arte foi seu trabalho para o filme A ETERNIDADE E UM DIA.
O filme lançado este ano e tem Antonio Banderas vivendo um escritor que depois de alguns fracassos literários resolve se isolar no pé de uma montanha, mas rapidamente se cansa do tédio e quer vender sua casa.
O filme é um thriller com uma narrativa inteligente e muito bem conduzida pelo diretor.
Lee Drosey faleceu em 1986 aos 56 anos, mas a sua voz continua ecoando nas trilhas de várias produções como por exemplo o antigo sucesso dos anos sessenta ‘Ya Ya’.
Pino Donaggio, o cantor consagrado dos anos sessenta, a partir da década de setenta se transforma em compositor de trilhas.
The Shadow Of Your Smile da trilha sonora do filme ADEUS ÀS ILUSÕES composicão de Johnny Mandel.
E a cantora sueca Neneh Cherry é dona de uma bonita voz e tem deixado a sua marca nas trilhas de mais de 30 filmes.
Este é o titulo do filme dirigido pelo sueco Ruben Östlund que mostra uma família (marido, mulher e duas crianças) que resolvem passar uma semana de férias numa estação de inverno.
O premiado filme do cineasta Fernando Meirelles teve 4 indicações ao Oscar e faturou 66 prêmios, além de ter sido indicado para outros 38.
François de Roubaix além da música tinha mais  duas paixões, o cinema, pra quem dedicou as páginas musicais mais inspiradas e o mar, a quem gostava de desafiar, através da prática da caça submarina.
Premiado filme do diretor iraniano Asghar Farhadi.
Fellini utiliza uma orquestra para passar uma inquietante parábola sobre anarquização da sociedade italiana com a escalada do terrorismo.
Save The Best For Last na voz belíssima de Vanessa Williams
Este é o título do filme dirigido pelo canadense Jean Paul Pouliot a partir de um roteiro de Ken Scott que mais parece uma conto do dinamarquês  Andersen.
A trilha sonora foi recheada de canções brasileiras como a interpretada por Paulinho Moska intitulada Nos Braços de Isabel.
O ator Steve McQueen, como havia feito como uma moto no filme “Fugindo do Inferno”, fez grande parte das cenas a bordo do Mustang em BULLIT.
Trilha sonora do filme O JOGO DA IMITAÇÃO composição de Alexandre Desplat.
Uma trilha sonora recheada por músicas da melhor qualidade.
Parceria que só a morte separou a de Fellini e Rota.
A história que ele escreveu para o seu filme se concentra numa reserva indígena em Wyoming onde ocorre um assassinato de uma jovem descendente de índios.
Chico Buarque e Ennio Morricone juntos no samba.
O interessante no trabalho de Burwell está a sua preocupação em estudar bem o perfil dos personagens, para depois pensar no tipo de música que ele vai utilizar.
No filme de François Truffaut BEIJOS PROIBIDOS, veja que temos beijo até no título do filme.
Participação vocal de Hope Sandoval interpretando a canção Flowers In December.
Uma trajetória formada por 60 filmes no currículo, valendo-lhe 136 prêmios conquistados.
“Heart Of Glass” com a  banda Blondie.
Um drama com pitadas de humor.
Gabriel Yared no Palácio Beiteddine da cidade de Beiteddine no Líbano
O Jovem Karl Marx é um filme rigorosamente indispensável para que possamos discutir este nosso atual momento de turbulência política, racial e de conflitos de classes.
Michelle Pfeiffer canta no filme SUZIE E OS BAKER BOYS.
Música composta por Riz Ortolani.
Jean Claude Petit teve a oportunidade de assinar a trilha sonora da da cinebiografia  da cantora Dalida, a qual ele chegou a acompanhar em várias oportunidades como arranjador, por ocasião de seus shows.
Interpretando a sensualíssima Charlote, a atriz checa Vica Kerekes que é daquelas atrizes que provam que o corpo fala.
EM PARIS TEXAS, seria difícil imaginar um outro som que não da guitarra de Ry Cooder, deu certo a formula e funcionou bem. 
A compositora inglesa Rachel Portman foi a primeira mulher a ganhar um Oscar pela trilha sonora.
Um biólogo vive solitariamente numa região de um Parque Nacional da região da  Patagônia.
JAMIE O’NEAL  CANTANDO 'ALL BY MY SELF'.
Maestro George Korynta regendo a Orquestra de Cinema de Praga.
Lauren Wood canta 'Fallen' da trilha sonora de 'uma Linda Mulher'.
A EXCEÇÃO prova que ainda existe muita historia de bastidores a ser contada sobre o nazismo, sem mostrar as batalhas.
Caetano Veloso canta 'A voz da Amada' na trilha sonora do filme O Quatrilho.
Kóblic é o nome de um capitão que durante a ditadura militar argentina, pilotava um avião que conduzia os presos políticos que eram arremessados em pleno vôo, para a morte.
MERYL STREEP ATUA E CANTA.
As mulheres de hoje no Japão sentem-se atraídas mais pelos desafios do futuro do que propriamente as tradições do passado.
A regência da orquestra é do Maestro  Constantino Martinez –Orts.
MICHEL POLNAREFF CANTA  ‘LOVE ME PLEASE LOVE ME’.
Katie Irving interpreta 'Born to Have It All'.
Dois irmãos que não conversaram durante quarenta anos.
O conjunto que conquistou Woody Allen.
A voz marcante de Dionne Warwick.
Filme do cineasta indiano Ratesh Batra.
Edith Piaf canta 'La Vie En Rose'.
 One Day I’ll Fly Away na voz de Nicole Kidman.
Um filme que mostra um amor irreversível.
Anthony Sttefen com o cineasta Sergio Leone no Set de filmagens do filme SODOMA E GOMORRA.
No vídeo, Laurence Rosenthal executa ao piano a música de Erich Wolfgang Korngold para o filme de 1942 ‘Em Cada Coração um Pecado’.
Trilha sonora original d filme A Garota Dinamarquesa composta por Alexandre Desplat.
BOBBY MCFERRIN CANTA ‘DON’T WORRY, BE HAPPY’
O compositor John Barry criou o prefixo musical de James Bond.
Maestro George Korynta  conduzindo a Orquestra de Cinema de Praga foi fundada em 2004.
SNOWDEN, HERÓI OU TRAIDOR ? VOCÊ DECIDE!
Bada Berlin canta “Take My Breath Away” .
Boris, o marido desempregado não desocupa a casa enquanto não for indenizado pela esposa  Marie.
Trilha sonora original composta por Ennio Morricone.
Annie Lennox canta 'Into The West' na trilha sonora  de O Senhor dos Anéis-O Retorno do Rei.
Jeff Bridges confere um toque especial a esse filme de ação.
No dia 24 de Abril de 2009 o compositor John Scott participou do Festival Júlio Verne em Paris. Na oportunidade prestou um tributo ao cineasta Georges Meliés que em 1902 lançou o seu filme Viagem à Lua.
PHIL COLLINS CANTA 'YOU'LL BE IN MY HEART'.
Da trilha sonora do filme 'Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal'.
MARK FELT- O HOMEM QUE DERRUBOU A CASA BRANCA
ELTON JOHN CANTA ‘THE HEART OF EVERY GIRL’NA TRILHA DE ‘O SORRISO DE MONA LISA’.
Baseado em fatos reais.
A voz de Shawn Colvin nas trilhas de mais de 40 filmes.
“As Mulheres do Sexto Andar” filme que mostra uma época em que as empregadas domésticas eram essenciais e hoje em tempo de crise viraram luxo.
RAY CHARLES CANTA  ‘I GOT A WOMAN’ .
A negação do holocausto nas barras do tribunal.
Trilha sonora composta por Hans Zimmer e Lisa Gerrard.
UM FILME QUE MISTURA AMOR E RELIGIÃO.
BOB DYLAN CANTA 'THE MAN IN ME'.
Manos Hadjidakis  um dos mais importantes nomes da música no cinema da Grécia.
Jimi Hendrix canta ‘If Six Was Nine'.
LISA STANSFIELD NA TRILHA DE ‘O CASAMENTO DOS MEUS SONHOS’.
O ESTRANHO QUE NÓS AMAMOS FILME DE SOFIA COPPOLA.
Neil Young na trilha sonora do filme 'O amor é Cego'.
OS OITO ODIADOS trilha sonora composta por Ennio Morricone.
Para Truffaut a música ajuda a reforçar a cena do filme.
O Centenário Que Fugiu Pela Janela e Desapareceu trilha sonora original composta por Matt Bye.
Jóhann Jóhannsson, compositor islandês.
Melhor filme e melhor ator no Festival de Veneza em 2016.
O filme A vida é Bela com trilha originalmente composta por Nicola Piovani
Barbra Streisand interpreta Places That Belong To You da trilha sonora de O Príncipe das Marés.
Rolling Stones interpretando  Can't You Hear Me Knocking.
Trilha sonora original composta por John Corigliano.
Harry Connick Jr solta a voz na trilha de Harry & Sally Feitos Um Para o Outro.
Trilha sonora original do filme O PIANO composta por Michael Nyman.
PRIMEIRO MATARAM MEU PAI, QUARTO LONGA METRAGEM DE ANGELINA JOLIE.
Canção tema de 'New York, New York' na voz de Liza Minelli.
15 de Outubro- Dia do Professor
Roqueiro Simon Boswell completa 61 anos.
Cineasta romeno  Cristian Mungiu eleito melhor diretor em Cannes 2016.
CELINE DION SOLTA A VOZ EM ASTERIX E OS VIKINGS.
 Uma pontuação perfeita da dupla Federico Jusid e Lucio Godoy na trilha sonora de No Final do Túnel.
CONCERTOS DA ‘FILM SYMPHONY ORCHESTRA’ DE VALÊNCIA.
Elvis Presley na trilha de Peixe Grande e Suas Histórias  Maravilhosas.
6 DIAS, filme baseado em fatos reais.
Trilha sonora composta por John Williams.
DIANNE REEVERS CANTA 'ONE FOR MY BABY' NA TRILHA DO FILME 'BOA NOITE, E BOA SORTE'.
MORRICONE COMEMORA 60 ANOS DEDICADOS À MÚSICA.
TERENCE BLANCHARD ATRAÇÃO NA BÉLGICA.
JON BON JOVI CANTA BILLY GET YOUR GUNS.
DANNY ELFMAN RESPONDE PERGUNTAS DE JEFF BOND E DA PLATÉIA.
Jeff Beal no concerto do World Soundtrack Awards and Film Fest Gent.
Thomas Newman compôs a trilha original de PERFUME DE MULHER.
Tema de Claudia composição de Clint Eastwood para Os Imperdoáveis.
Nat King Cole canta "Stardust"na trilha sonora da série Os Simpsons.
A soprano armênia Isabel Bayrakdarian.
Trilha sonora composta por Jerry Goldsmith.
Giovanni Fusco, “o pai da moderna música no cinema”.
HALLEY WESTENRA CANTA “CINEMA PARADISO”.
A Síndrome de Berlim suspense eletrizante.
Canção "Hay Amores" interpretada por Shakira.
Paris Pode Esperar primeiro longa de Eleanor Coppola.
Foram mais de 100 trilhas compostas por Toru Takemitsu, deixando além disso um acervo de composições clássicas e minimalistas onde ele também deixa claro a marca que John Cage exerceu, notadamente pela convivência e amizade que desenvolveu com o grande mestre da música eletroacústica.
Aniversário de Gabriel Yared neste dia 07 de Outubro.
Trilha sonora original do filme A Lenda do Pianista do Mar composta por Ennio Morricone
CONTRATEMPO. (2016)
Trilha sonora original do filme O Último dos Moicanos composta por Trevor Jones
Trilha sonora original do filme Drácula composta por Wojcieh Kilar
O primeiro longa da cineasta Emilie Cherpitel .
Trilha sonora original composta por Maurizio Filardo
Quando o Dia Chegar produção de 2016
Lmbranças de Um Amor Eterno música composta por Ennio Morricone.
Trilha sonora original do filme Henrique V composta por Patrick Doyle
Trilha sonora original do filme Batman composta por Danny Elfman
Trilha sonora do filme Conduzindo Miss Daisy composta por Hans Zimmer
Trilha sonora do filme  Cinema Paradiso composta por Ennio Morricone
Trilha sonora do filme Um Grito de Liberdade composta por George Fenton
Trilha sonora do filme A Missão composta por Ennio Morricone
Trilha sonora original do filme De Volta Para o Futuro composta por Alan Silvestri
Trilha sonora original do filme A Cor Púrpura composta por Quincy Jones
Trilha sonora original do filme Entre Dois Amores composta por John Barry
Trilha sonora original do filme Silverado composta por Bruce Broughton
Trilha sonora original d filme Paris Texas composta por Ry Cooder
Trilha sonora original d filme Paris Texas composta por Ry Cooder
Trilha sonora original do filme Era Uma Vez Na América composição de Ennio Morricone
Trilha sonora do filme Sob Fogo Cerrado composta por Jerry Goldsmith
Trilha sonora original de Blade Runner composta por Vangelis
Trilha sonora original de E.T composta por John Williams
Trilha sonora original do filme Caçadores da Arca Perdida composta por John Williams
Músicas de George Gershwin na trilha sonora do filme Manhattan
Trilha sonora original do filme Um Pequeno Romance composta por Georges Delerue
Trilha sonora original de Guerra nas Estrelas comosta por John Williams
Trilha sonora original do filme Taxi Driver composta por Bernard Herrmann
Trilha sonora original do filme Carrie,A Estranha composta por Pino Donaggio
Trilha sonora original do filme A Profecia composta por Jerry Goldsmith
Trilha sonora original do filme  UM ESTRANHO NO NINHO composta por Jack Nitzsche
Trilha sonora original do filme Tubarão composta por John Williams
Trilha sonora composta por Richard Rodney Bennett para o filme Assassinato no Expresso Oriente
Trilha sonora original do filme Pat Garret & Billy The Kid composta por Bob Dylan
Trilha sonora original do filme Amarcord composta por Nino Rota
Trilha sonora original do filme O Poderoso Chefão composta por Nino Rota
Trilha sonora original do filme Último Tango em Paris composta por Gato Barbieri
Trilha sonora do filme Houve Uma Vez Um Verão composta por Michel Legrand
Trilha sonora original do filme SHAFT composta por Isaac Hayes
Trilha sonora original do filme Os Girassóis da Rússia composta por Henry Mancini
Trilha sonora de Alfred Newman para o filme Aeroporto
Trilha sonora do filme Investigação Sobre Um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita composta por Ennio Morricone
Trilha sonora original do filme Anônimo Veneziano composta por Stelvio Cipriani
Trilha sonora original do filme Meu Ódio Será Tua Herança composta por Jerry Fielding
Trilha sonora original de Butch Cassidy composta por Burt Bacharach
2001 Uma Oidisséia no Espaço, Stanley Kubrick, Also Sprach  Zarathustra, Strauss
Trilha sonora original do filme Crown, o Magnífico composta por Michel Legrand
Trilha sonora original do filme As Sandálias do Pescador composta por Alex North
Trilha sonora original do filme Era Uma Vez No Oeste composta por Ennio Morricone
Trilha sonora do filme O Bebê de Rosemary composta por Christopher Komeda
Trilha sonora de Nino Rota para o filme Romeu e Julieta
Trilha sonora original do filme O Planeta dos Macacos composta por Jerry Goldsmith
Trilha sonora original do filme A Bíblia composta por Toshiro Mayuzume
Trilha sonora original do filme Três Homens em Conflito composta por Ennio Morricone
Trilha sonora original do filme Um Homem e Uma Mulher composta por Francis Lai
Trilha sonora do filme Doutor Jivago composta por Maurice Jarre
Trilha sonora original do filme Adeus as Ilusões composta por Johnny Mande
Trilha sonora original do filme Zorba, O Grego composta por Mikis Theodorakis
Trilha sonora original de A Pantera Cor de Rosa composta por Henry Mancini
Trilha sonora original do filme Lawrence da Arabia composta por Maurice Jarre
Trilha sonora original do filme Mundo Cão composta por Riz Ortolani
Trilha sonora original do filme Os Canhões de Navarone composta por Dimitri Tiomkin
Trilha sonora de Manos Hadjidakis para o filme Nunca aos Domingos
Musica original da trilha sonora de Bernard Herrmann para Psicose.
Trilha sonora do filme Exodus composta por Ernest Gold.
Trilha sonora do filme Sete Homens e Um Destino de Elmer Bernstein
Filme Intriga Internacional com trilha sonora composta por Bernard Herrmann
Trilha original do filme ANATOMIA DE UM CRIME composta por Duke Ellington
Orfeu no Carnaval de 1958
Trilha sonora original de Ben-Hur composta por Miklos Rozsa
Trilha sonora original do filme Um Corpo Que Cai composta por Bernad Herrmann
Trilha sonora do filme A Ponte do Rio Kwai composta por Malcolm Arnold
Trilha sonora de Elmer Bernstein para o filme Os 10 Mandamentos
Trilha sonora original de A Volta ao Mundo em 80 dias composta por Victor Young
Trilha sonora original do filme Férias de Amor de George Dunning
Trilha sonora original do lime O Homem do Braço de Ouro composta por Elmer Bernstein
Trilha sonora original do filme A Estrada da Vida composta por Nino Rota
Trilha sonora original de Os Sete Samurais de Fumio Hayasaka
Música de Voctor Young para OS BRUTOS TAMBÉM AMAM
Dimitri Tiomkin autor da música de Matar ou Morrer.
Música de Alex North para o filme UMA RUA CHAMADA PECADO.
O TERCEIRO HOMEM COM TRILHA SONORA DE ANTON KARAS
Quando Fala o Coração música composta por Miklos Rozsa
Filme LAURA com música de David Raksin
Casablanca com trilha sonora composta por  Max Steiner
FILME : E O VENTO LEVOU trilha sonora de  Max Steiner.
As Aventuras de Robin Hood música de Erich Wolfgang Korngold
A Noiva de Frankenstein trilha sonora de Franz Waxman
King Kong (1933) Música composta por Max Steiner
Luzes da Cidade- Trilha sonora composta por Charles Chaplin
A CHEGADA música composta por Jóhann Jóhannsson
John Jacobson entrevista o compositor John Williams.
Take My Breath Away canção do filme Top Gun.
Canção da trilha do filme O Amor Custa Caro.
Ennio Morricone
John Debney
Trilha de Piratas do Caribe de Klaus Badelt
Espiritismo; suspense
Sting
Liza Minelli
Lee Dorsey
David Raksin
Erich Wolfgang Korngold
Richard Addinsell

Contato

Links

Quem somos

Sou do tempo das matinês onde os meus amiguinhos levavam gibis para serem trocados. Eu, na contramão, levava um caderno no qual fazia as anotações relativas ao fiLeia mais...

Newsletter

Informe seu e-mail para ser informado sobre novos conteúdos!
The subscriber's email address.